Seguidores

sábado, 12 de maio de 2012

ATENTADO OU MORTE?

Não sabe-se ainda, mas agora há poucos minutos ouviu-se tiros, algo aconteceu na nossa cidade. Daqui a pouco voltaremos para confirmar.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

EM JANDUÍS, MORADIA DÍGNA???


..."Vivemos o momento da conquista da cidadania com direitos adquiridos... a casa para morar"...






SERÁ MESMO VERDADE???
BREVE POST.COMPLETA!

PROFESSORES DE JANDUÍS NÃO RECEBEM PISO




No município de Janduís, onde a  administração é do PT, o Prefeito Salomão Gurgel Pinheiro não reajustou o PISO do magistério, como aqui vive-se  uma “democratura”  associada a uma “enrolacracia”, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís-SINDISERJ, acionou o Ministério Público para que o Prefeito cumpra a Lei 11.738/2008, tendo em vista que em reunião realizada em 19 de março do corrente ano com a categoria o Prefeito violador das leis trabalhistas, não apresentou nenhuma proposta, apenas lamúrias.

NÃO PODEMOS ESQUECER!
Grande tem sido as percas dos profissionais do magistério neste município: com a polêmica e morosidade da adequação do PCCS do magistério em 2011, onde houve a equiparação salarial durante todo ano, atraso do pagamento dos salários desde 2009, caso que já conta com a intervenção do Ministério Público. Aliás, aqui nesta querida "cidade do nunca" para usufruir dos mais básicos direitos trabalhistas precisa-se acionar a morosa Justiça. Analisem a macabra situação dos servidores de Janduís, nunca teve-se  oficialmente um calendário de pagamento e quando o Prefeito elaborou pressionado pelo MP, pela primeira vez o calendário de pagamento, o criou de forma ilegal, estabelecendo o pagamento para  o décimo dia do mês subsequente, ( é só comprovar no TJRN). Da para rir ou chorar?

CNTE critica divulgação de Ideb pelas escolas



PDF
Imprimir
E-mail

A secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marta Vanelli, criticou o Projeto de Lei 1530/11, que obriga as escolas de ensino básico a divulgar, em placas afixadas na porta dos estabelecimentos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola. O projeto está sendo discutido em audiência pública na Comissão de Educação e Cultura.
Segundo ela, o Ideb não é recurso de avaliação dos estabelecimentos da educação do País, e sim um instrumento de diagnóstico. Na visão dela, a divulgação do índice, como prevê a proposta, vai servir para "tirar o aluno da escola pública e levá-lo para a escola particular", o que seria prejudicial ao sistema educacional como um todo. "Temos que ter escolas boas para todos, não importa onde esteja a escola."
"Fixar a placa na frente de uma escola é lembrar a criança todos os dias que ela está em uma escola ruim", disse. Além disso, para ela, a ideia nas entrelinhas do projeto é de que "escola tem que melhorar" independentemente se recebe condições financeiras para isso. "E qual é a responsabilidade do gestor público, como os secretários municipais e estaduais, nesse esforço?", questionou.
Marta defendeu a formulação de um instrumento completo de avaliação da escola, que inclua, por exemplo, as condições estruturais em que a escola está inserida.
Esclarecimentos
O diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Carlos Eduardo Sampaio, esclareceu que o Ideb aponta apenas se o aluno passou de ano e se tem as competências adequadas em português e matemática para o seu ano escolar. Segundo ele, o Ideb é uma referência da qualidade da escola, mas não é completo e não engloba todos os indicadores de qualidade.
Ele afirmou que o site do Inep já divulga os resultados do Ideb. Além disso, um boletim com os resultados é enviado a cada escola.
A audiência ocorreu no Plenário 10.
(10/05/12 Agência Câmara)

Paralisação estadual pede melhoria para o serviço público

Dia 10 de maio é dia de paralisação em todo o Estado. O Sinte e os demais sindicatos do Fórum dos Servidores Públicos do RN realizam manifestação contra a péssima administração do Governo Rosalba e sua relação com os trabalhadores. Durante esta terça-feira (8), a direção do Sinte visita escolas mobilizando a categoria para a participação no evento.
Neste dia, haverá atividades em prol da campanha salarial dos funcionários, pelo pagamento de forma integral dos 22,22% dos aposentados e contra o Projeto de Lei que o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa que visa privatizar alguns dos principais serviços da Educação e da Saúde.
Projeto de Lei
Segundo a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, se for aprovado o projeto afetará de modo significativo o funcionamento, a relação entre o governo e servidores, além de haver modificação nos postos de trabalho que não refletirão numa melhoria da qualidade desses serviços.
As alterações podem começar com a privatização de atividades ligadas ao serviço burocrático, às quadras de esportes, às bibliotecas e às salas de vídeo. “São áreas que deixarão de ser cuidadas pelo setor público, que tem obrigação legal de fazê-lo, para serem colocadas nas mãos de grupos privados. Serão cuidadas por empresas que não têm necessariamente preocupação com o fator humano, que enxugam de forma exorbitante a folha de pessoal, sobrecarregando os trabalhadores sem garantia de que a qualidade do serviço será melhorada, nem que o custo não lesará ainda mais os cofres públicos.”, disse a sindicalista.
Em relação aos custos da terceirização, uma das principais preocupações da dirigente é o fato de que as contratações poderão ser feitas sem licitação. Ou seja, o projeto concede aos gestores uma liberdade maior para o fechamento de acordos obscuros que pouco poderão ser benéficos à sociedade.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Moção de repúdio ao prefeito Salomão Gurgel Pinheiro

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís-SINDISERJ, entidade representativa de classe, vem a público repudiar o ato antidemocrático do Prefeito deste município, Salomão Gurgel Pinheiro, o qual de forma autoritária e insensível exonerou a servidora pública do Ensino Infantil Aline Dantas Nogueira, lotada na escola, Jardim Escola Municipal Tia Alice, a qual ainda encontrava-se em estágio probatório. 

 A servidora supracitada no exercício da docência neste município adquiriu sérios problemas de saúde nas cordas vocais necessitando de submeter-se a tratamento médico. Para isto fez requerimento solicitando readaptação de função para realização do tratamento que se fazia urgente e aguardava deferimento lecionando, mesmo mediante suas impossibilidades físicas.E o Prefeito Salomão Gurgel demonstrando não ter nenhum respeito pelas leis que garantem o direito dos trabalhadores à saúde e à vida, exonerou a servidora sumariamente sem nenhuma razão de ordem legal ou administrativa.

 Neste sentido, o SINDISERJ acionará o Ministério Público e garantirá todo o apoio jurídico a servidora Aline Dantas Nogueira, exonerada injustamente, para que seus direitos sejam respeitados e garantidos pela ordem jurídica vigente.(SINDISERJ)

Brasil teve quase mil greves entre 2009 e 2010

Número de paralisações de trabalhadores foi o maior da última década, de acordo com Dieese Portal CTB Nos anos 2009 e 2010 ocorreram 964 greves no país, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Foram 518 greves em 2009 e 446 em 2010. Os números são os maiores da última década, superando o total de greves ocorrido em 2008 (411 greves). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (16). O Dieese utilizou a base de dados do Sistema de Acompanhamento de Greves, desenvolvido e mantido pelo próprio departamento e que reúne informações das greves desde 1978. O sistema é abastecido com notícias sobre greves veiculadas em jornais impressos e eletrônicos e da imprensa sindical. Segundo o Dieese, o número de greves de trabalhadores em 2009 foi maior na esfera privada (266) do que na pública (251). Em 2010, o número de greve em empresas privadas (176) foi menor do que no funcionalismo público e nas estatais (269). Houve uma greve que envolveu os dois segmentos em ambos os anos. Em 2009, o total de horas paradas chegou a 34.730, a maior parte delas na esfera pública (25.316 horas). Já em 2010, o total de horas paradas alcançou 44.910 horas, dos quais 38.085 horas no setor público. O Dieese disse que essa discrepância entre os setores público e privado se deve à ausência de regulamentação da negociação coletiva de trabalho no setor público e também ao fato de que, na esfera pública, as negociações são geralmente mais complexas, já que envolvem vários órgãos e instâncias de poder. Segundo o estudo, o número total de greves ocorrido em 2009 pode estar na crise econômica mundial, que afetou principalmente a indústria. “O ambiente econômico adverso e marcado por grande incerteza ensejou greves de caráter mais defensivo contra demissões em massa e tentativas de flexibilização – ou descumprimento - de direitos e condições de trabalho”, diz o estudo. Em 2010, a recuperação da economia repercutiu na redução do número de greves, principalmente na indústria. Direito assegurado Para o presidente da CTB, Wagner Gomes, os números mostram que os trabalhadores brasileiros estão cada vez mais organizados, fazendo valer um direito que lhes é assegurado pela Constituição. “A greve é um caminho legítimo para diversos tipos de negociação. Depois de um período de retração, especialmente nos anos 90, a classe trabalhadora assume a cada ano um maior protagonismo”, afirma. Apesar desse avanço, o dirigente critica a postura de parte do Judiciário, que por meio de decisões controversas têm procurado coibir os movimentos legítimos de diversas categorias pelo país afora. “Isso afeta especialmente o funcionalismo público. É por isso que a CTB apoia a regulamentação da Convenção 151 da OIT, que deixa claro o direito dos servidores em paralisar suas atividades quando se esgotam os outros canais de negociação”, sustentou Wagner Gomes. (Portal CTB, com informações do Dieese e da Agência Brasil) http://www.brasildefato.com.br

sábado, 5 de maio de 2012

Ex-gestores têm de devolver quase R$ 2 milhões aos cofres públicos




É de quase R$ 2 milhões o volume de recursos que prefeitos, ex-prefeitos, presidentes e ex-presidentes de Câmaras municipais que terão de devolver aos cofres públicos por conta da malversação do dinheiro público. Na sessão de ontem, o Tribunal de Contas condenou o ex-prefeito de Jundiá, Manoel Luiz do Nascimento, a devolver aos cofres do município R$ 448.213,92. A conselheira Adélia Sales, da Primeira Câmara de Contas, considerou que o ex-prefeito foi omisso na prestação de contas.


A Corte de Contas tem julgado nos últimos dias uma quantidade significativa de processos contra gestores públicos. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Também relatora do processo da prefeitura de Upanema, Adélia Sales rejeitou a prestação de contas do gestor Jorge Luiz Costa de Oliveira, e o condenou a restituir R$ 231.381,06 por conta da omissão na prestação de contas do exercício de 2006.

Despesas não comprovadas com verbas do Fundef relativas ao exercício de 2003, levaram à condenação do ex-gestor Moacir Alves Guimarães, da prefeitura de Jardim de Angicos, que deverá devolver R$ 334.183,29.

Ainda foram julgados, por outros conselheiros, e condenados a ressarcir ao erário, os seguintes ex-gestores: Armando Emídio da Câmara (Prefeitura de Bento Fernandes), que terá de restituir de R$ 76.510,00; Francisco Nobre Filho (prefeitura de Florânia) : ressarcimento de R$ 64.494,19; Carlos José Fernandes (prefeitura de Major Sales): ressarcimento de R$ 53.828,08; Raimundo Marcelino Borges (Câmara Municipal de Cerro-Corá): ressarcimento de R$ 15.140,82; José Fortunato de Oliveira (Câmara Municipal de Lagoa Salgada): ressarcimento de R$ 31.394,00; José Teixeira de Souza Júnior (Prefeitura de Serrinha):ressarcimento de R$ 126.759,55; Ney Moacir Rossato de Medeiros (Prefeitura de Alexandria): ressarcimento de R$ 42.145,73 relacionada a despesas alheias e R$ 198.181.912, dinheiro não empregado na remuneração do magistério; Marlene do Carmo Confessor ( Câmara Municipal de Monte das Gameleiras): ressarcimento de R$ 193.143,58.

De acordo com a assesoria de imprensa do TCE, cópias de todos os processos serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual para apuração de possíveis práticas de atos deimprobidade administrativa e/ou ilícitos penais.
www.diariodenatal.com.br

Presidente do SINDISERJ participa do "Convesa de Mulher"



A Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís-SINDISERJ, no dia 02 de maio participou do programa "Conversa de Mulher" levado ao ar todas as quartas, das 11h às 12h, através  da professora Claudia Tomé. Apesar de ter recebido convite já na véspera, a Presidente do SINDISERJ,  professora Luciene Costa aceitou o convite e na oportunidade expressou-se a cerca da importância da organização da classe trabalhadora para lutar pelo cumprimento dos seus direitos e pelo serviço público de qualidade.




 















sexta-feira, 4 de maio de 2012

INÉDITO! VEJAM SÓ!

ATENÇÃO PROFESSORES DE JANDUIS!  É PROIBIDO ADOECER!

ESPECIALMENTE EM ESTÁGIO PROBATÓRIO! VOCÊ SERÁ DEMITIDO(A)!!!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

DESPERTA TRABALHADOR(A)


   O SINDISERJ realizou atividade no dia 1º de maio na Câmara Municipal de Janduís, o evento em homenagem e reflexão ao DIA DO TABALHO, foi de relevada importância para o trabalhador(a) deste município.Esteve presente a profª Francisca Luzia, representante da FETAM-RN,o Vice-Prefeito José Bezerra, Vereador Fábio Dantas e Drª Alvani Vieira, os quais contribuíram expressando-se a cerca das lutas ao longo da história dos trabalhadores, na conquista dos direitos trabalhistas e da necessidade  da continuidade da união da classe trabalhadora na preservação destes direitos. A exemplo nacional este é um dia de mobilizações, protestos, reivindicações da classe trabalhadora e até mesmo comemorações das conquistas alcançadas. A nível local é óbvio, que mediante o clima de represália que vivem os trabalhadores, muitos ainda por não ter uma formação política sindical e não estarem embasados e fundamentados nos  direitos garantidos constitucionalmente, temem e acomodam-se na omissão de ir à luta. Pois se tivessem um nível de consciência compatível a classe trabalhadora janduiense teria ido as ruas desta cidade protestar as constantes violações, os desrespeitos, a falta das condições necessárias para o desenvolvimento de um serviço público de qualidade, o assédio moral no trabalho, a falta de ambiente e equipamentos adequados,  a desvalorização profissional, o descaso seja na área da educação, na saúde, na segurança, na habitação ou em qualquer aspecto que compete ao governante garantir para o bem estar da coletividade.
QUESTIONAMENTOS:
Será que no município de Janduís todos os servidores estão amparados por PCCS?
O pagamento do salário dos servidores está em dias?
A Lei 11.738 do PISO do magistério está sendo cumprida?
Existe calendário de pagamento dos servidores?
As instituições de ensino estão devidamente equipadas?
As escolas estão informatizadas?
A merenda servida é de qualidade?
Como está sendo visto a questão da saúde do servidor(a)?
Como está a segurança no nosso município?
Enquanto você faz sua análise... algumas fotos do evento.





 















“Quase metade das mulheres já sofreu preconceito no trabalho.”






Apesar de as mulheres terem conquistado espaço no mercado de trabalho, o preconceito não deixou de existir. De acordo com uma pesquisa da revista Marie Claire e da organização Everywoman, ambas do Reino Unido, 46% sofreram sexismo (preconceito contra o sexo feminino) no escritório e 44% disseram que colegas homens já fizeram comentários inapropriados sobre sua aparência.

O levantamento ouviu a opinião de quase 3 mil mulheres entre 18 e 55 anos. Confira outros dados coletados sobre o assunto:

- 78% das entrevistadas afirmaram que ser atraente ajuda a se sair melhor no trabalho e, 60%, que as mulheres com sobrepeso são discriminadas;

- 63% acham que a idade da mulher é mais importante do que a do homem na empresa;

- 53% não pensam que a discriminação positiva (por exemplo, cotas de vagas para mulheres) seja algo bom;

- 71% discordam que devem dizer aos empregadores se planejam ter filhos; - 58% admitiram preferir trabalhar para chefes do sexo feminino;

- 61% acreditam que os homens têm melhores resultados na hora de conseguir aumento de salário e, 58%, para conquistar promoções;

- 66% acham que um mentor e networking são essenciais, apesar de 72% nunca terem contado com um mentor;

- A escritora JK Rowling, autora das histórias do bruxo Harry Potter, ficou em primeiro lugar na lista das mulheres de negócio que servem de inspiração, com 45% dos votos.


opesodopreconceito.blogspot.com/

Manifesto Cidadã-III

Manifesto Cidadã-II

Manifesto Cidadã-I