Seguidores

sexta-feira, 1 de maio de 2015

EM JANDUÍS DIREITOS TRABALHISTA SÃO CONSTANTEMENTE VIOLADOS

Não tem sido fácil para os servidores públicos municipais de Janduís, a luta para que os direitos dos trabalhadores/as sejam respeitados, pois não basta apenas que existam as leis que garantem os direitos trabalhista e sociais, é mister que estas sejam cumpridas pelos governantes., Infelizmente, nesse pequeno município do RN, o histórico de desvalorização profissional, defasagem salarial, castração  dos salários dos servidores em geral e em especial os professores é gritante e revoltante! 
Após quarenta e oito meses de frustradas tentativas de resolver a catástrofe salarial dos professores, a categoria juntamente com o SINDISERJ que legalmente os representa decidiram pelo movimento paredista, o qual iniciou dia 02 de março de 2015. Durante esses dois meses algumas propostas e contrapropostas foram apresentadas, porém nada foi resolvido, tendo em vista que, sempre a Prefeita em suas astutas proposta impõe suprimir direitos adquiridos da categoria. Audiências públicas aconteceram, o Executivo municipal participou de uma através da secretária de educação, a Câmara Municipal realizou também audiência entre as partes interessada a gestão não compareceu. Aconteceu audiência no Ministério Público com a gestora municipal e o SINDISERJ, onde foram acordados alguns pontos de negociação, dos quais em seguida a Prefeita como já é praxe descumprir até a própria palavra, descumpriu voltando mais uma vez como dizem popularmente, para estaca zero.
Então a própria Prefeita que tanto acusa a categoria, o sindicato e a Presidente do SINDISERJ de não ter interesse em negociar, passa a judicializar o processo de negociação, contradizendo-se no que propaga na tentativa de distorcer os fatos ao seu favor. E intensifica seus atos intransigentes e arbitrários, primeiro baixa um Decreto reduzindo a carga horária dos professores para 30 horas, que dantes tentara de todas formas ter o aval da categoria para tal e não conseguiu.Mesmo sabendo dos absurdos e prejuízos salarias que se encontram os professores causados pela mesma, que não reajustara o piso dos professores desde 2013, nem o Plano de Carreira, não paga o deslocamento para os que se deslocam para as zonas rurais, dentre tantas outras violações,  contrata assessoria jurídica de alto valor e Impetra ação pedindo ilegalidade da greve. E ainda no seu insaciável e maléfico anseio de perseguir e prejudicar os grevistas cortou ponto dos mesmos descontando seus salários, comprovando mais uma vez sua truculência e desespero por não ter conseguido diante de tantas afrontas, ameaças, tentativas de desmoralização da categoria e do sindicato, aniquilar a greve que é legal e na situação da educação de Janduís, é mais do que justa.

Portanto, o que poderia ter se resolvido no diálogo numa mesa de negociação coletiva, se administração municipal de Janduís fosse como é comum acontecer nas administrações públicas que têm coerência, compromisso e é pautada nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, finalidade, motivação e interesse público, está no Tribunal de Justiça do RN, pois os princípios que regem a administração pública de Janduís são outros bem conhecidos por todos munícipes

Contudo, A LUTA CONTINUA, continuaremos unidos para combater os ABUSOS DE PODER, AS VIOLAÇÕES DOS DIREITOS, OS ASSÉDIOS MORAIS, E TODA E QUALQUER ATITUDE ANTIDEMOCRÁTICA, DITADORA e não nos deixaremos subjulgar por esses tipos de gestores públicos VIOLADORES DAS LEIS QUE MASSACRAM OS TRABALHADORES E TRATAM A COISA PÚBLICA COMO SE FOSSE UMA PROPRIEDADE PARTICULAR!!!

AVANTE TRABALHADORES/AS JANDUIENSE! 
UNIDOS SOMOS FORTES!
PERSERVERANÇA ATÉ O FIM!
RESPEITO E VALORIZAÇÃO JÁ!




                                                 
                                                 
                                               
                                                  
 






Por Luciene Costa
Presidente/SINDISERJ

Origem do 1º de maio – Dia do Trabalho



O Dia do Trabalho é celebrado em vários países em 1º de maio. Essa data está relacionada com eventos ocorridos na cidade de Chicago em 1886.
Desde o fim do século XIX, nos Estados Unidos da América, no Brasil e em vários outros países ocidentais, o dia 1º de maio é tido como o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador. Tal data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral. Essa greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886. Para compreendermos os motivos que levaram os trabalhadores a tal greve e o porquê da escolha desse dia como marco de memória, é necessário conhecer um pouco do contexto do período.
Sabemos que, durante o século XVIII, ocorreu, em solo inglês, um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade: a Revolução Industrial. Da Inglaterra, o processo de industrialização alastrou-se, inicialmente, pela Europa e, depois, para outros continentes, como o americano. Uma das consequências mais patentes da Revolução Industrial foi a formação de grandes centros urbanos, fato que gerou, consequentemente, uma grande concentração de pessoas em seu entorno, sobretudo de operários, cujo trabalho nutria as indústrias.
A formação da classe operária demandou uma série de necessidades que nem sempre era efetivamente cumprida pela burguesia industrial. As horas trabalhadas eram, muitas vezes, excessivas e a relação entre empregado e empregador nem sempre era amistosa. Nesse contexto, surgiram os sindicatos e os movimentos de trabalhadores, orientados por ideologias de esquerda, como o anarquismo (anarcossindicalismo) e o comunismo.
A principal forma de ação das organizações de trabalhadores com vistas à exigência de direitos era a greve. A greve geral tornou-se um instrumento de pressão frequentemente usado. Entretanto, às greves também se juntavam outras práticas, como a ação direta, que consistia em manifestações violentas. A greve geral de 1º de maio de 1886, em Chicago, resultou em forte repressão policial. Tal repressão estimulou ainda mais manifestações que transcorreram nos dias seguintes.
No dia 04 de maio, em uma manifestação na praça Haymarket, na cidade referida, uma bomba explodiu matando sete e ferindo dezenas de pessoas, entre policiais e manifestantes. A explosão de tal bomba provocou o revide dos policias com tiros sobre os manifestantes. Outras dezenas de pessoas morreram na mesma praça. Esse conjunto de eventos, desencadeados a parir de 1º de maio, tornou-se símbolo para as manifestações e lutas por direitos trabalhistas nas décadas seguintes em várias partes do mundo.
No caso específico do Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou já na década de 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado do desenvolvimento da indústria brasileira. Nas duas primeiras décadas do século XX, começaram a formar-se os movimentos de trabalhadores organizados, sobretudo em São Paulo e no Rio de janeiro. Entre esses movimentos, também figuravam ideologias como o anarcossindicalismo, de matriz italiana, e o comunismo.
Em 1917, a cidade de São Paulo protagonizou uma das maiores greves gerais já registradas. A força que o movimento dos trabalhadores adquiriu era tamanha que, em 1925, o então presidente Arthur Bernardes acatou a sugestão que já ventilava em várias partes do mundo de reservar o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil. Dessa forma, desde esse ano o 1º de maio passou a ser feriado nacional. Na época do Estado Novo varguista, a data era deliberadamente usada para eventos de autopromoção do governo, com festas para os trabalhadores e muitos discursos demagógicos.

Por Me. Cláudio Fernandes

 http://www.brasilescola.com/

terça-feira, 28 de abril de 2015

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis no
Estado do Rio Grande do Norte - SINDISERJ.
Rua Adrião Fernandes , 220 – Centro – Janduis/RN
CEP 59.690.000 CNPJ 07.932.438/0001-57


EDITAL DE CONVOCAÇÃO


         O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis-SINDISERJ, gestão União, Luta e Compromisso, com sede à Rua Adrião Fernandes, 220 – Centro, no uso das atribuições CONVOCA: todos/as profissionais da rede municipal de ensino, para reunir-se em Assembleia Geral Extraordinária, na sede da Câmara Municipal, no dia  30 de abril de 2015, às 14h em primeira convocação com a presença de todos  e às 14h30min em segunda convocação com  a presença mínima de 20% (vinte por cento)  para discutir sobre a seguinte pauta:
 · Acolhida;
 ·Informes;
 ·Avaliar e deliberar sobre a  continuidade ou não da greve.


                                                                                         Janduis (RN), 28 de abril de 2015


Maria Luciene da Costa

Presidente/SINDISERJ


sábado, 18 de abril de 2015

SINDISERJ, EXECUTIVO MUNICIPAL E MINISTÉRIO PÚBLICO TENTAM ACORDO PARA FINALIZAR GREVE



     No dia 15/04 2015 às 15h conforme o Termo de Audiência Pública abaixo realizou-se no Ministério Público local uma reunião da qual participaram, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís-SINDISERJ,representado por sua Presidenta, Professora Luciene Costa, a Prefeita Ligia Félix, o advogado Isaac Véras, a Secretária de Educação Ady Gurgel e alguns Professores que fazem parte da Comissão de estudo do PCCR, Aparecida Silva, Lidijane  Lilázia e  Cacio Santos. Objetivo da reunião foi tentar um acordo entre  o Executivo Municipal e a categoria dos profissionais da educação que estão em greve desde o dia 02 de março do ano em curso.Levando em consideração que a última proposta apresentada pela gestão municipal, apreciada e votada em Assembleia pelos Professores dia 23  de março  a qual foi aceita com algumas ressalvas, mas o Executivo municipal não   deu resposta sobre a aceitação ou não das ressalvas, a qual surpreendeu ainda mais categoria com atitudes arbitrárias baixando um Decreto  reduzindo a carga horária para 30 horas, descontado no salário dos Professsores grevistas, a discussão girou em torno da referida proposta.

Depois de muito debate ficou assegurado pela Prefeita diante de todos  7 ítens, (ver Termo de Audiência) dentre os quais, baixaria outro decreto retornado a carga horária para 40 horas ficando o reajuste do Piso de 2015 referente as 40 horas já no pagamento de abril, reembolsaria no final de abril o dinheiro indevidamente descontado dos Professores em greve, se os Professores retornassem dia 20/04,( segunda-feira) as atividades docentes. Pois  a Prefeita já no mês de março implantara o reajuste do Piso de 2015, só que na carga horária de 30 horas e já pagou sem ter fechado acordo, a primeira parcela  do retroativo do Piso de 2013, o qual na última proposta sugere ser pago em 21 parcelas,  de maneira que todos ficaram sem entender em qual das propostas a mesma se baseara para pagar uma parcela em março se nenhum acordo fora firmado, de maneira que o que fica claro é que, a Prefeita pensa que pode praticar atos administrativo ao seu bel prazer do jeito que bem entender. Contudo,  diante o que foi debatido na reunião  chegando-se a um denominador comum, todos sairam de lá  convictos de que o que foi discutido seria apresentado a categoria em Assembleia dia 17 (sexta-feira) e  se todos concordassem um acordo entre as partes seria firmado pondo fim à Greve. Espera-se  que tudo seja  resolvido!




Por Luciene Costa
Presidente/SINDISERJ

quinta-feira, 16 de abril de 2015

EDITAL DE CONVOCAÇÃO



Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis no
Estado do Rio Grande do Norte - SINDISERJ.
Rua Adrião Fernandes , 220 – Centro – Janduis/RN
CEP 59.690.000 CNPJ 07.932.438/0001-57


EDITAL DE CONVOCAÇÃO


         A Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis, com sede à Rua Adrião Fernandes, 220 – Centro, no uso das atribuições CONVOCA: todos/as profissionais da rede municipal de ensino, para reunir-se em Assembleia Geral Extraordinária, na sede da Câmara Municipal, no dia  17de abril de 2015, às 14h em primeira convocação com a presença de todos  e às 14h30min em segunda convocação com  a presença mínima de 20% (vinte por cento)  para discutir sobre a seguinte pauta:
 · Acolhida;
 ·Informes;
 ·Apreciação das alterações da 3ª Proposta do Reajuste Salarial para os   Professores   da rede municipal de ensino de Janduís;
 





                                       Janduis (RN), 15 de abril de 2015




Maria Luciene da Costa

Presidente/SINDISERJ


quarta-feira, 15 de abril de 2015

SINDISERJ, EXECUTIVO MUNICIPAL E MINISTÉRIO PÚBLICO SENTAM E TENTAM ACORDO

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís-SINDISERJ,  o Executivo Municipal sentaram hoje às 15h no Ministério Público  a convite do Promotor de Justiça para tentar  um acordo e resolver a situação dos Professores da rede municipal de ensino que estão em greve desde o dia 02 de março de 2015. Um grupo de Professores estiveram na Promotoria pela manhã e nesse diálogo com o Promotor ficou agendado a reunião com a Prefeita às 15h, a qual já iria no MP no turno vespertino resolver outras questões.
 Nessa reunião foi discutido sobre a última proposta enviada pelo Executivo Municipal, a qual foi aceita pela categoria em Assembleia dia 23 de março com algumas ressalvas, das quais a gestão municipal não se pronunciou sobre  a aceitação ou não das ressalvas, tomando a iniciativa antidemocrática de baixar um Decreto reduzindo a carga horária dos docentes. Então essa proposta foi analisada por todos presentes sendo os pontos de discordância rediscutidos para serem apresentados a categoria dos Professores em Assembleia Geral na próxima sexta-feira (17) , que se aceitos pela categoria será firmado um acordo entre a categoria e a gestão municipal.


Por Luciene Costa
Presidenta/SINDISERJ

domingo, 12 de abril de 2015

QUEM SE IMPORTA COM OS PROFESSORES?



QUE ESTÃO SEM O REAJUSTE DE 2013,2014 E O DE 2015, FOI IMPOSTO POR DECRETO INCONSTITUCIONAL QUE PRIMEIRO REDUZIU A CARGA HORÁRIA PARA SER IMPLANTADO COM REDUÇÃO DE SALÁRIOS, FERINDO A CONSTITUIÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO A IRREDUTIBILIDADE...
QUE DESDE 2012 TÊM AS PROGRESSÕES DO PCCR CONGELADAS...
QUE SE DESLOCAM PAGANDO DO SEU DEFASADO SALÁRIO PARA IR TRABALHAR EM OUTRAS LOCALIDADES, ENQUANTO TEM LEI MUNICIPAL QUE GARANTE AJUDA DE CUSTO..
QUE NÃO RECEBEM O TERÇO DE FÉRIAS NO MÊS DO GOZO DAS FÉRIAS E FICAM SEM PREVISÃO DE QUANDO VÃO RECEBER POR QUE NEM UM OFÍCIO A RESPEITO É RESPONDIDO..
QUE SÃO ASSEDIADOS EM PÚBLICO, NOS SEUS LOCAIS DE TRABALHO...
QUE NÃO LHES É GARANTIDA PELA GESTÃO PÚBLICA AS CONDIÇÕES DÍGNAS DE TRABALHO...
QUE SÃO OBRIGADOS A SUPORTAREM DIREÇÕES DE ESCOLAS SEM A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EXIGIDA, ONDE O PCCR PRECEITUA GESTÃO DEMOCRÁTICAS NAS ESCOLA...
QUE SÃO SUBSTITUÍDOS EM PERÍODO DE GREVE INDEVIDAMENTE POR PESSOAS  QUE NÃO SÃO PROFESSORES  E ATÉ POR ASG E MOTORISTA QUE TRANSPORTA ALUNOS...
QUE SOFRE DESCONTO ILEGAL POR REIVINDICAR DIREITOS VERGONHOSAMENTE VIOLADOS...
QUE PRESENCIAM COTIDIANAMENTE EVIDENTE POLITICAGEM E PERSEGUIÇÃO DA GESTORA MUNICIPAL, QUANDO DESCONTA NOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES GREVISTAS, E PROTEGE OS NÃO GREVISTAS QUE NÃO TRABALHARAM O MÊS DA GREVE INTEGRAL, PELO FATO DA GESTÃO TER SE OPORTUNIZADO DA GREVE P/FAZER SERVIÇOS NAS ESCOLA FORA AS LIBERAÇÕES QUE OCORRERAM..
QUE NÃO TEM O MÍNIMO DE COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO, POIS ENQUANTO FAZ DE CONTA QUE AS AULAS ESTÃO FUNCIONADO NORMALMENTE COM QUALQUER PESSOA, DESCONTAM DOS PROFESSORES TIRANDO-LHES  O DEVER DE REPOR AS AULAS DE VERDADE, A ADMINISTRAÇÃO É QUEM ESTÁ PREJUDICANDO SIM, OS ALUNOS...
ENFIM, QUE SÃO MASSACRADOS, HUMILHADOS,DESVALORIZADOS NÃO APENAS FINANCEIRAMENTE, MAS MORALMENTE POR UMA ADMINISTRAÇÃO SEM ESCRÚPULOS E SEM RESPONSABILIDADE!
POR ESSES E MUITOS OUTROS...




sábado, 11 de abril de 2015

PROFESSORES SE REÚNEM NO SINDISERJ E ARTICULAM ESTRATÉGIAS DE LUTA EM CONTINUDADE DA GREVE

            Nesse sábado dia 11/04/15, o SINDISERJ juntamente com uma boa parte dos  Professores em Greve da rede municipal de ensino de Janduís, mas especificamente da zona urbana,se reúnem na sede do sindicato as 14h, para articular estratégias e   atividades da greve para próxima semana, algumas tarefas ficaram agendadas. 

           “Há homens que lutam um dia, e são bons; há homens que lutam por um ano, e são melhores; há homens que lutam por vários anos, e são muito bons; há outros que lutam durante toda a vida, esses são imprescindíveis.”
(Bertold Brecht)

.



Por Luciene Costa
Presidente /SINDISERJ

SINDISERJ REUNE CATEGORIA APÓS MANIFETAÇÃO POPULAR EM APOIO AOS PROFESSORES

             O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís-SINDISERJ, realizou Assembleia Geral com os Profissionais da educação no sábado de aleluia(28), a qual aconteceu na Câmara Municipal, em segunda convocação as 10h30min. Antes da Assembleia os Professores participaram de uma Manifestação Popular  organizada pela população em apoio  aos próprios professores e em repúdio as arbitrariedades do Executivo Municipal que afronta e tenta constantemente  desarticular o movimento paredista dos Professores que reivindicam o reajuste do Piso de três anos, a atualização das progressões do Plano de Cargo Carreira e Remuneração-PCCR, dentre tantos outros direitos violados.

                  Mesmo no período de um feriadão  a Assembleia teve boa participação dos professores, e contou-se com a valiosa participação da Presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos de Mossoró-SINDISERPUM, Professora Marleide Cunha, a qual colaborou nos debates. O objetivo foi fortalecer o movimento grevista diante as intransigências da atual gestora que ao invés de sentar numa mesa de negociação com o SINDISERJ, dia 28/03 como fora convidada pela Câmara Municipal para uma Audiência com as partes interessadas e não compareceu, e persiste em impor seus atos inconstitucionais para intimidar a categoria.

           Contudo, a categoria permanece firme na luta reafirmando unanimamente a continuidade da greve até que a gestora tenha sensibilidade e maturidade para discutir e resolver a situação atendendo as reivindicação pelo ao menos em parte minimizando os imensuráveis prejuízos por ela causados aos Professores. Foi também encaminhado alguns procedimentos para as ações judiciais que serão impetradas em favor da categoria.



Por Luciene Costa
Presidenta/SINDISERJ

sábado, 4 de abril de 2015

POPULAÇÃO DE JANDUÍS FAZ MANIFESTAÇÃO POPULAR EM APOIO AOS PROFESSORES EM GREVE

NOTA DE AGRADECIMENTO
              O SINDISERJ através  de sua Presidenta Professora Luciene Costa,  agradece a Manifestação Popular realizada nesse dia 04/04/2015 na cidade de Janduis em repúdio as atitudes arbitrárias e antidemocráticas da atua gestora municipal:  REDUZIR A CARGA HORÁRIA DOS PROFESSORES ATRAVÉS DE DECRETO, JUDICIALIZAR AO INVÉS DE NEGOCIAR, DESCONTAR NOS SALÁRIOS DOS DOCENTES GREVISTAS, PERSEGUIR PROFESSORES COM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS  e em apoio a categoria.
           Parabenizamos a iniciativa dos que organizaram, e dos que contribuiram, com seus pronunciamentos,  a atenção dos que atentamente ouviram as mensagens  esclarecedoras da realidade dos fatos, os que mesmo num clima causticante acompanharam até o final,  enfim, agradecer a participação direta ou indireta de todos que compreendem a justa causa dos profissionais da educação que legalmente reivindicam seus direitos  e um serviço público de qualidade. Não poderia deixar de frisar a colaboração  da Presidente do SINDSERPUM  Marleide Cunha e Dr. Isaac Véras.













Por Luciene Costa
Presidente/SINDISERJ

quinta-feira, 2 de abril de 2015

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis no
Estado do Rio Grande do Norte - SINDISERJ.
Rua Adrião Fernandes , 220 – Centro – Janduis/RN
CEP 59.690.000 CNPJ 07.932.438/0001-57


EDITAL DE CONVOCAÇÃO


         A Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis, com sede à Rua Adrião Fernandes, 220 – Centro, no uso das atribuições CONVOCA: todos/as professores/as da rede municipal de ensino, para reunir-se em Assembleia Geral Extraordinária, na sede da Câmara Municipal, no dia 04 de abril de 2015, às 10h em primeira convocação com a presença de todos  e às 10h30min em segunda convocação com  a presença mínima de 20% (vinte por cento)  para discutir sobre a seguinte pauta:
 · Acolhida;
 ·Informes;
 ·Articulações para ações judiciais;
 · Fortalecimento  da Greve.





                                       Janduis (RN), 02 de abril de 2015





  

Maria Luciene da Costa
Presidente/SINDISERJ