Seguidores

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PARABÉNS PROFESSOR(A)!

HOJE É MEU DIA

Sandra Mamede

Hoje é meu dia...
Será que devo estar feliz?!
Olho em volta e vejo tantas crianças
Sem direito a comer,
Sem um teto para dormir
Então... como podem estudar?!

Hoje é meu dia...
Pais desempregados
Sem conseguirem a família sustentar
Sem um teto para morar
Como então podem seus filhos a escola levar?!

Hoje é meu dia...
Olho para meus alunos
Vejo a desesperança em seus olhos
Ouço a revolta dos seus argumentos
Sinto a falta de objetivo com que estudam
Então... como posso cobrar?!

Hoje é meu dia...
Ao invés de alegria... sinto tristeza
De ver que meu país continua sendo do futuro
De ver os meus representantes ficarem cegos
às necessidades do seu povo.
De ver um país tão rico materialmente
e tão pobre espiritualmente...
Então... como posso ter esperança?!

Hoje é meu dia...
E sinto uma tristeza muito grande
por não poder fazer mais pelos meus alunos
por não poder prepará-los adequadamente
para o mundo... para a vida
Então... como posso estar feliz?!

Hoje é meu dia...
E estou chorando de tristeza...


HOJE ,15 DE OUTUBRO DE 2010: DIA DO PROFESSOR

TEMOS NA VERDADE O QUE COMEMORAR?

Se olharmos pelo prisma da bravura e coragem de ser professor, sim.Visto que é uma profissão árdua, porém relevante e de imensurável importância para sociedade.Quem já  alcansou os mais elevados degraus das profissões que não necessitou do singelo professor?
Poderia para expresar-me neste dia tão especial dedicado ao PROFESSOR, buscar fundamentações  teóricas ou filosóficas para ilustrar esse comentário, no entanto, como humilde professora, sincera,realista faço opção de usar meu simples"linguajar"para externar meus límpidos e reais votos de felicitações a todos colegas PROFESSORES,que diante a imensidade de obstáculos e problemas de ordem extruturais, políticos, culturais e socioeconômicos, não têm deixado de desempenhar seus múltiplos papeis que se integram na sua profissão.PARABÉNS PROFESSOR(A) ! você sim, é quem verdadeiramente segura a peteca da educação! é quem vivencia no dia-a dia em sala de aula com os reflexos das desestruturas familiares,desigualdades sociais, omissões  e descompromissos governamentais, enfim, com todos os desequilíbrios e desorganizações do processo educacional.De todas os elementos que compõem o todo que deve interagir para que o sucesso educacional se concretize, você é a única dessas parte que está presente,  atuando diariamente conduzindo o bonde. Quantos papéis na longa caminhada:mãe ,médico ,palhaço,detetive,amigo ,confidente,juiz,pacificador,psicólogo...sei lá...são tantos que nem dá para relacionar ! Reconhecimentos?...quando?...Não importa, como disse o próprio CRISTO : minha graça te basta! Lembre-se além de qualificação profissional você precisa do sobrenatural! Aquela força extraordinária,autoconfiança, fé , vem de cima ,as universidades não proporcionam isto,somente ele, JESUS CRISTO,te fará superar e vencer todas barreiras,ele é MESTRE por excelência ! FECIDADES ! SUCESSO PROFESSOR(A)!

Em homenagem ao DIA DOS PROFESSORES

 »

Quando...

É velho, está superado.

Tem automóvel, chora de "barriga cheia".

Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista"
Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.

Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".

É, o professor está sempre errado mas,
se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

SINDISERJ ACOMPANHA MONITORAMENTO DO PAR






  
GRUPO DE MONITORAMENTO DO PAR 
Foi realizado em Janduís nos dias sete e oito de outubro o monitoramento do PAR (Programa de  Ações Articulações ) o qual contou com duas representantes do MEC e com várias representações da sociedade Janduiense, inclusive do SINDISERJ, que foi representado por sua presidente, profesora Luciene Costa.
Durante os dias de discussão e revisão do PAR constatou-se que a maioria das ações e sub-ações previstas para o período de 2008 a 2011 não não foram cumpridas, ou estão em atraso em relação ao tempo previsto para conclusão.
Dentre as ações não executada, está a de implementação do PCCSS (Plano de  Carreira ,Cargos e Salários dos servidores Municipais)  que tem como responsável a presidente do SINDISERJ, a qual esclareceu que procurando o Sr. prefeito  para tratar sobre este assunto, a acessoria jurídica do município logo  descartou qualquer possibilidade de execussão dessa ação, visto que  era ano de eleições municipais.

No entanto surpreendentemente, no dia cinco de setembro de 2008 a minuta do PCCSS foi enviada ao SINDISERJ, com praso de cinco dias para análise , e o próprio executivo municipal fez toda propaganda e divulgação do plano garantindo executá-lo ainda em 2008. Promessa que muitos acreditaram, porém esperam até o momento a mesma ser cumprida, inclusive, até abaixo-assinado já foi feito pelos servidores municipais e enviado ao executivo,solicitando que o PCCSS seja enviado para votação na Câmara Municipal,porém o mesmo continua engavetado e a administração municipal justifica-se alegando  falta de condições econômicas pra executá-lo.










quarta-feira, 29 de setembro de 2010

NOVA MESA DIRETORA DO SINDISERJ É EMPOSSADA

SOLENIDADE DE POSSE DO SINDISERJ

Realizou-se no dia nove (09) de agosto do ano em curso,  no salão nobre da Câmara Municipal de Janduís a solenidade de posse da nova mesa Diretora do SINDISERJ, (Sindicato dos Servidores Municipais de Janduís). A presidente releita professora Luciene Costa, reafimou no seu discurso a disponibilidade e coragem de lutar pelos DIREITOS dos servidores municipais, os quais  estão sendo constantemente violados.
 
      DIRETORIA DO SINDISERJ  
                   
A Diretoria do SINDISERJ  foi composta pelos professores: Presidente- Luciene Costa;Vice-presidente -Verenilda Melo; Secretária Geral- Neura Morais;Coordenador(a) Financeiro(a)-Aparecida Silva  e  Coordenador  De Educação Sindical- João Maria.


                                      MESA DE HONRA
 
Estiveram presentes abrilhantando a festa autoridades locais,vereadores Fabio Dantas, Raimundo Canuto  vereador  e presidente do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) a presidente do SINDISERP da cidade de Patu,como também o secretário da FETAN, Assis Filhos,  a assistente social Socorro Gurgel, representante da Assembleia de Deus,diácono irmao Irinaldo, coordenador  de Cultura o artista Lindemberg Bezerra o qual fez o
Cerimonial de posse, servidores e populares.

                  PLATEIA, SÓCIOS, SERVIDORES E POPULARES







PARCERIA ESCOLA & CONSELHO TUTELAR

                                    LUCIENE COSTA DIRETORA
A Escola Estadual Vicente Gurgel está desenvolvendo em parceria com o Conselho Tutelar  acompanhamento dos alunos infrequentes e com problemas de indisciplina na escola. De acordo com informações da Diretora da escola, professora Luciene Costa, palestras foram  realizadas com alunos , pais dos alunos e comunidade da referida escola, detectando origens dos problemas para encaminhar aos respectivos especialistas competentes.


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ALUNOS PERDEM O ANO LETIVO POR FALTA DE PROFESSORES.


ALUNOS DE EJA SÃO PREJUDICADOS.

A Escola Estadual Vicente Gurgel iniciou o ano letivo com duzentos e quarenta alunos matriculados,sendo estes destribuídos em dez (10) turmas, quatro (4) de Educação de Jovens e Adultos -EJA e seis (6) do Ensino Fundamental. Percebia-se a empolgação de cada turma especialmente da EJA.Senhores,senhoras jovens e adolescentes que idealizavam cumprir mais uma etapa dos seus estudos.Porém logo veio a desilusão, como a escola supracitada só conta com três professores do quadro efetivo,(um está na gestão) já  é de praxe no início do ano letivo,sempre  o mesmo dilema. Não se sabe quem vai lecionar,vive-se uma constante incerteza, angústia e constrangimento, visto que os pais dos alunos do Fundamental menor querem saber  quem são os professores, antes de matricularem seus filhos.
 
ALUNOS DE 3º E 5º ANO SEM PROFESSORES

Contudo a Escola Estadual Vicente Gurgel estava em alta, na qual constatava-se um crescimento qualitativo e quantitativo,  isto comprova-se nos resultados do IDEB,nos quais a referida escola vem se sobressaindo com melhores resultados . No entanto neste ano de 2010, com a carencia de cinco professores desde o início do ano letivo, a escola perdeu uma considerável quantidade de alunos, pricncipalmente da EJA, a qual  vem sendo mantida apenas por voluntários e amigos da escola.


ALUNOS ASSISTENCIADOS POR VOLUNTÁRIOS E AMIGOS DA ESCOLA.

É vergonhoso saber que essa situação é do conhecimento das autoridades competentes e só agora  faltando dezoito(18) dias para o pleito eleitoral  é que os governantes resolvem realizar um processo seletivo para professores, quando os alunos já foram prejudicados por ficarem três bimestres sem aula.
Espero que esse fato seja um ponto para reflexão, principalmente para os discentes que não usufruiram do direito garantido pela Cosntituição de ter acesso a Educação gratuita e de qualidade  por descompromisso dos governantes,os quais estão agora transitando no nosso meio com "cara" e "discursos" de salvadores da pátria. CHEGA DE DEMAGOGIA!






























































































                     

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

INDEPENDÊNCIA?

EM JANDUÍS PROFESSORES SÃO OBRIGADOS TRABALHAREM NO DIA DA INDEPENDÊNCIA.

Os professores  da rede municipal de Janduís são obrigados a  trabalharem no dia 7 de setembro, feriado nacional, isso foi motivo de polêmica e constrangimento por parte dos docentes que não tem o direito de folga nos feriados, os quais são inseridos como letivos de forma arbitrária e antidemocrática, desrespeitando o direito não só dos professores, mas dos demais funcionários das escolas, que ficam indignados com tamanha aberração.

Na verdade, isto é o cúmulo! Além dos  absurdos atrasos do pagamento dos professores, os quais estão sendo os últimos que recebem os vencimentos ( que já se prolonga até o 23º dia do mês) ainda são constrangidos a cumprirem um calendário fictício. Alguns professores inconformados com essa situação de opressão não compareceram  ao colégio, e teve diretor(a) (CARGO COMISSIONADO) que teve a petulância de bordar o livro de ponto de complementares em pleno "DIA DA INDEPENDÊNCIA." Pergunto eu, existe  INDEPENDÊNCIA? As Leis só são cumpridas aqui na "CIDADE DO NUNCA" para punir o servidor? Para onde foram as Leis que garantem os DIREITOS???
A administração municipal para justificar os atrasos,  argumenta que é a "CRISE" mas o que se constata são criações de coordenações para empregar pessoas com fins politiqueiros.
 
É inadimissível que mediante a "grande crise"mencionada pela administração municipal não seja feito enxugamento da máquina administrativa, muitos cargos comissionados poderiam ser exercidos por pessoas do quadro efetivo, um exemplo bem nítido disso são os cargos de direção, supervisão ou coordenação escolar. Será que não há pessoas qualificadas e competentes para implementação da Gestão Democrática nas escolas municipais?

Portanto percebe-se que não há vontade política para resolver a terrível situação educacional do município de Janduís, que não resume-se apenas as questões salarias, o SINDISERJ, REINVIDICA  também, melhores condições de trabalho, merenda de qualidade, da qual os alunos reclamam constantemente, a quantidade e a qualidade, até o precioso líquido para beber tem faltado nas escolas.  COMPETÊNCIA.....?
                                                                         
                                                                    







                                                                  
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
0104

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SINDISERJ REUNE PROFESSORES

ATO PÚBLICO EM DEFESA DOS DIREITOS DOS SERVIDORES.
 
 O Sindicato dos Servidores Públicos  Municipais de Janduís-SINDISERJ, realiza mais uma reunião ordinária neste dia 02)de agosto do corrente ano, para discutir a atual situação das escolas municipais de Janduís, foi ponto de pauta também a morosidade e paralizaçao do estudo de propostas para revisão do PCCS ,como também a iconformável situação salarial dos servidores municipais.


A insatisfação dos servidores, em especial dos professores da rede municipal de Janduís, está estampada na face e no dicurso de cada docente, e não poderia ser diferente. A situação que se encontra as escolas municipais de janduís causa comentário até nas próprias crianças, e com razão, visto que muitas delas estão sentando no chão para desenvolver suas atividades, por não ter  carteiras suficientes para sentar,esse é o atual quadro da maioria das ecolas;os birôs velhos caindo por cima dos professores, janelas quebradas, recursos audiovisuais em algumas escolas sem condições de funcionar. Tem escola que para amenizar o calor ,OS PROFESSORES PROMOVERAM EVENTOS para agarearem recursos para comprar ventiladores.


O mais angustiante são os atrasos dos seus vencimentos que os professores amargam desde o início do ano, os quais  estavam recebendo seus salários  no décimo dia do mês e agora somente no vigésimo. Vale salientar que o terço de férias do ano de 2009 ainda não foi pago, os professores não suportam mais essa situção de descaso da prefeitura municipal de Janduís e pagarem juros altos de cartões de créditos por não ter um calendário de pagamento ou uma data certa para receber seus vencimentos.

O SINDISERJ luta não apenas por salários justos, mas por uma política educacional que proporcione condições digna para se construir uma educação de qualidade,e que o profissional da educação seja valorizado e respeitado.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Nosso blog


Senhores e senhoras navegadores da internet,
Criamos este espaço de divulgação para que assim possamos divulgar nossas ações, planos, metas e as lutas incansáveis deste Sindicato que tão novo, mas que já tem uma enorme luta em defesa da classe trabalhadora.
Em breve, postaremos tudo que se passa em reuniões, atos e o dia a dia de nossos servidores públicos municipais.