Seguidores

domingo, 18 de setembro de 2011

PROFESSOR MERECE RESPEITO!

Nem Cristo aguentaria ser professor!

Nem Cristo aguentaria ser professor!
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo:
- Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
- Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
- Felizes os misericordiosos, porque eles...?
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
- É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
André perguntou:
- É pra copiar?
Filipe lamentou-se:- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!


Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?
- Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
- Quais são os objetivos gerais e específicos?
- Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?


Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
- E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
- Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?


Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
- Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
- E vê lá se não vai reprovar alguém!
E, foi nesse momento que Jesus suspirou e disse: "Senhor, por que me abandonaste?"
Por Sergio Weber, Professor e Diretor no 14 Núcleo.

sábado, 17 de setembro de 2011

PARADA NACIONAL-2-: PREFEITO DE JANDUÍS AMEAÇA PROFESSORES


Como  todos conhecem as tramas vividas pela novela “CORDEL  ENCANTADO”  no mundo da ficção ainda é bastante dramática e comovente em saber que foram acontecimentos vividos em fatos reais. Onde Janduís revive num cenário idêntico,  é tanto que está sendo entitulado por “BROGODÓ” a cidade do nunca e do já teve,  por faltar com  a decência de entender o contexto do que venha ser  “DEMOCRACIA”! Onde a figura do “TIMÓTIO CABRAL”, é representada pelo prefeito, que usa os soldadinhos de chumbo para coibir algo que o contrarie,  por não admitir  seus erros enquanto gestor.

  Queremos aqui relatar fato ocorrido em comprobabilidade  ao acima citado, os professores( os que têm a intrepidez de romper o cerco administrativo) tomaram   a decisão  junto a entidade sindical SINDISERJ,   em aderir à PARADA NACIONAL do dia 16 de agosto, e a representante da supracitada entidade, a profª Luciene Costa, enviou ofício comunicando à Secretaria Municipal de Educação  a decisão  e ao mesmo tempo que asumiu-se compromisso  de reposição das aulas ao alunado mediante o DIREITO assegurado  pela LDB, Lei de Diretrizes e Bases  dos 200 dias letivos.

                                                                
 Vale salientar que teve instituição de ensino na zona rural, mesmo tendo sido comunicada que o turno vespertino não funcionaria  no dia 16 de agosto, dia da PARADA NACIONAL, Mas os “SOLDADINHOS DE CHUMBO” autorizaram os transportes escolares  fazerem os percursos numa atitude de coação aos educandos irem para escola . No entanto o alunado entendeu e apoiou a luta dos professores, somente  um aluno, compareceu ao colégio, causando desta forma DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO, ressalta-se que é praxe agirem desta forma em todas PARADAS realizadas.

Questiona-se:

A Prefeitura alega não ter recursos financeiros para cumprir o Plano de Cargo Carreira e Salários-PCCS, mas para gastar combustível à toa não falta???
Porque ainda está devendo o terço de férias, se tem dinheiro para desperdiçar assim???



Teve escola que abriu para dois professores darem aula, a determinação da Secretaria Municipal de Educação foi que as escolas não podiam  fechar para a PARADA NACIONAL.
Mas vale salientar que quando se trata de algo do interesse da Administração  Municipal as escolas podem fechar para o alunado em pleno dia letivo sim! pois  só este ano já vivenciou-se essas práticas ,mais de uma vez!  e o professor não pode CALAR diante  de tamanha CONTRADIÇÃO do Poder Executivo! Precisa-se tomar atitudes para coibir esses disparates cometidos contra o corpo docente , discente e a sociedade!!! 


De outro lado o SENHOR PREFEITO fez  ameaça  para tentar INTIMIDAR E IMPEDIR  a adesão dos docentes à PARADA NACIONAL, destribuindo uma “nota de esclarecimento”!  pena que mais uma vez desperdiçou tinta papel e tempo! porque os professores que já haviam decidido parar não desistiram, mesmo com as ameaças do “TIMÓTIO CABRAL”,  porém conscientes, que mediante a DITADURA POLÍTICA VIVIDA NESTE MUNICÍPIO, CORRIAM O RISCO DE SEREM PENALIZADOS!  AFINAL É" BROGODÓ" NA PRÁTICA E  NA VIDA REAL!!!!   

    

Observa-se a incoerência da atual Administração de Janduís, que se diz tão legalista quando trata-se de cobrar dos servidores, ou do SINDISERJ, pois se cumprisse legalmente o que exige,  
respeitaria os DIREITOS TRABALHISTAS dos servidores!! O que constata-se são servidores recorrendo a Justiça para usufruir dos direitos mais básicos! um exemplo disto comprova-se no tocante a consessão de Licença Prêmio. A presidente do SINDISERJ, precisou brigar na Justiça  para conseguir!!!  e mesmo assim a Justiça ainda foi descumprida pela Prefeitura de Janduís, cujo processo encontra-se em trâmite, por conta de multa que deve ser paga pelo cumprimento em destempo.



Se fôssemos citar cada violação... cada aberração... o ridículo que vive-se neste município praticado por "TIMÓTIO CABRAL" e seus "SOLDADINHOS DE CHUMBO"...  os processos em tâmite... seriam muitas páginas,  o TJRN comprova isto! Mesmo assim houve a paralização por  parte dos professores, vale salientar que os que não pararam gostariam de parar, porém já estão  traumatizados, amedrontados com as constantes RETALIAÇÕES cometidas pela atual Administraçaõ. É NECESSÁRIO CORAGEM PARA ENFRENTAR AS PERSEGUIÇÕES, O PREJUÍZO FINANCEIRO PELOS DESCONTOS NOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES que já tornou-se praxe, sempre que os docentes realizam mobilizações. É VERGONHOSO EM PLENO SÉCULO 21 , AINDA TER GESTORES COM ESSAS ATITUDES ! E AINDA TER O DISPARATE DE USAR O NOME DO PARTIDO DOS TRABALHADORES! SINCERAMENTE! SÓ EM JANDUÍS OU SEJA, EM "BROGODÓ" É POSSÍVEL ESSE TIPO DE COISA!!!

O SINDISERJ,  articulou como atividade no dia da PARADA NACIONAL uma PALESTRA, que teve como palestrante a professora Nina Silva,representante da Federação dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte-   FETAM-RN, a qual aconteceu na Câmara Municipal. Foi bastante proveitosa  todos professores que pararam se fizeram presentes, e alguns parlamentares do nosso município, entre estes Fábio Dantas,Josenido Morais, Raimundo Canuto  e Lígia Félix.



















sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O SINDISERJ PARABENIZA AOS ANIVERSARIANTES MAIZA E CARLOS



MAIZA

O  Sindicato dos Servidores Municipais de Janduís-SINDISERJ, através de sua presidenta Luciene costa parabeniza os servidores e sócios deste sindicato, Maiza Gomes e Carlos Lopes pela passagem de seus aniversários. Muito sucesso, profissionalismo, positivismo na jornada de suas vidas. Que DEUS  vos cubra de bênçãos, saúde, paz e felicidades!








quinta-feira, 15 de setembro de 2011

UMA NOTA QUE VALE A PENA SER LIDA - UM MODELO DE AÇÃO QUE DEVE SER AJUIZADA POR TODO O MOVIMENTO SINDICAL QUE REPRESENTA PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO COBRANDO OS DIREITOS RETROATIVOS CONFORME ACÓRDÃO DA ADI 4167




A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Brasil -CONFETAM - lançou nota sobre a conjuntura atual que envolve a ADI 4167/DF, bem como orientação a todos os sindicatos filiados a ajuizarem ação de cobrança, bem mais abrangente que a orientação da  CNTE. Nota na íntegra abaixo e com o link que conduz à nota da CONFETAM, em cujo final está o download do modelo de petição para cobrança de todos os direitos garantidos pela Lei do Piso, julgada constitucional pelo STF:


Nota da CONFETAM sobre o Piso o do Magistério

Eles querem acabar com a lei do piso do magistério mas a CONFETAM não vai deixar
CONFETAM vem a público, após a publicação da decisão final do julgamento de mérito da ADI 4167/DFREAFIRMAR sua posição em defesa da Lei do Piso do Magistério, REPROVAR os embargos dos governadores à Lei do Piso e ORIENTAR à categoria para a luta que deve ser intensificada.

Quando a categoria pensava que o julgamento da ADI que reafirmou por inteiro o teor da Lei do Piso do Magistério havia chegado a um resultado definitivo, os governadores surpreenderam com recursos abusivos, onde um dos objetos refere-se a que o STF declare a validade da lei após o trânsito em julgado, ou seja, quando não couber mais recursos. Além deste, pontuam sobre a defesa de que a Lei do Piso não deve ser obedecida quando entrar em confronto com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Contudo, a CONFETAM DISCORDA DOS GOVERNADORES E DAQUELES QUE DEFENDEM A POSIÇÃO DA VALIDADE A PARTIR DA DECISÃO DO STF.

Concorre para nosso posicionamento CONTRÁRIO o que dispõe a Reclamação nº 2576-4/SC, que teve como relatora a Ministra Ellen Gracie, que declara ser desnecessário trânsito em julgado para que decisão proferida no julgamento de mérito em ADI seja cumprida. No tocante a LRF é lei complementar não podemos sobrepor a constituição federal.

Tais embargos afrontam a Suprema Corte Brasileira que já havia decidido que as professoras e professores de todo o país tem DIREITO AO PISO SALARIAL como inicio de CARREIRA.

Deve estar muito claro para todas e todos que tal embargo não retira o valor da decisão tomada pelo STF. Dessa forma, é preciso que nos mantenhamos mobilizados/as e firmes na luta pelo cumprimento da Lei!

O QUE QUEREM OS GOVERNADORES


ESTADO DO CEARÁ: recorreu alegando que tem que ser declarado que Piso é remuneração, sendo o piso salário-base ou remuneração, que a lei só tenha validade após o trânsito em julgado da ADI 4167, perdendo todos os atrasados, o que só ocorrerá quando não couber mais recurso. Que por enquanto, a liminar que diz que piso é remuneração e a suspensão do 1/3 para atividade extraclasse, continua valendo;

MATO GROSSO DO SUL: recorreu alegando que o STF deve esclarecer quando teria validade o piso, se a partir de 01/01/2009, como consta no artigo 3º ou se a partir da publicação da lei como consta no artigo 8º da Lei do Piso. Alega ainda como obscuridade o contido no inciso II, do artigo 3º da Lei do Piso, que prevê acréscimo de apenas 2/3 do que falta para o piso a partir de janeiro de 2009 e a integralização só a partir de janeiro de 2010, confrontando tal obscuridade com as datas de validade do piso acima mencionadas; por fim defende a manutenção do teor da liminar, que piso é sinônimo de remuneração, que a liminar terá vigência até o julgamento final, e que não há valores retroativos, defendendo a vigência da decisão só após o trânsito em julgado;

RIO GRANDE DO SUL: recorreu reclamando do brutal impacto financeiro para o pagamento de valores retroativos, defendendo a integralização do piso dentro do prazo de um ano e meio após o trânsito em julgado da decisão; defendeu que deve ser declarada que a lei do piso não deve ser obedecida quando entrar em confronto com a Lei de Responsabilidade Fiscal; alega ainda que busca evitar greves em serviços essenciais com o parcelamento para cumprir o pagamento integral do piso; que a decisão só passa a ter validade após o trânsito em julgado, assim banindo valores retroativos; apela para o artigo 4º da Lei do Piso, da necessidade da União complementar o pagamento que não poderá ser feito pelos entes da Federação, Estados e Municípios, em caso de manutenção dos valores retroativos;

SANTA CATARINA: recorreu com as mesmas teses, focando sua alegação na Lei de Responsabilidade Fiscal e que o STF declare o dever da União em complementar com ajuda financeira para a implementação do piso, caso mantida a decisão recorrida.

É IMPORTANTE LEMBRAR!
16/07/2008: sancionada a Lei n. 11.738 (Lei do Piso)

29/10/2008: protocolada a AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - ADI 4167/DF pelos estados de MS, PR, SC, RS e CE atacando de forma aniquiladora toda a lei do piso do magistério.

17/12/2008: concedida liminar pelo STF orientando no sentido de que até o julgamento final da ação Piso Salarial era remuneração e a data para cálculo das obrigações relativas ao piso salarial seria a partir de 1º de janeiro de 2009.

06/04/2011: STF julga a ADI improcedente.

24/08/2011: publicado o acórdão do julgamento, tendo sido julgada improcedente, reafirmando por inteiro o teor da Lei do Piso, conforme defendida pela CONFETAM e todo o movimento sindical.

ORIENTAÇÕES ÀS FEDERAÇÕES E SINDICATOS MUNICIPAIS
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Brasil (CONFETAM) orienta que todas as Federações e Sindicatos filiados:

I – CONTINUEM no processo de mobilização para efetivar negociação com os governos municipais para implantação da Lei do Piso na sua íntegra.

II - AJUÍZEM a competente ação cobrando:

ao piso retroativo a janeiro de 2009

b) o primeiro reajuste em janeiro de 2009

c) o cumprimento de 1/3 para hora-atividade, doravante

d) cobrar 1/3 de hora-atividade violado como hora extra


Maria das Graças Costa
Presidenta da CONFETAM


http://www.confetam.org.br/images/Site_5/acao_ord_piso.pdf


Fonte: blog Valdecy Alves

Informações úteis não divulgadas!




1. Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O cartório eletrônico, já está no ar! www..cartorio24horas.com.br
Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.


Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância.


2. DIVULGUE. É IMPORTANTE: AUXÍLIO À LISTA
Telefone 102... não!
Agora é: 08002800102
Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes......
NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.
SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE GRATUITO.

Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo.

3. Importante: Documentos roubados - BO (boletim de occorrência) dá gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???

Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como:
Habilitação (R$ 42,97);
Identidade (R$ 32,65);
Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11)..


Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP...

4) MULTA DE TRANSITO : essa você não sabia

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.


Código de Trânsito Brasileiro
Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

É sempre bom termos conhecimento dos nossos direitos.
Enviado por Anderson Pessanha

0 comentários:

Magistrada de Vara Criminal é afastada por 'engavetar processo'



 A juíza da 3ª Vara Criminal de Londrina, Oneide Negrão de Freitas, pode ficar pelo menos 90 dias afastada do cargo. Desde terça-feira (13/9), ela está preventivamente longe das funções por decisão unânime do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná. A juíza é investigada por acusação de ''engavetamento'' de processos. Para o seu lugar, foi escolhido o juiz Juliano Nanúncio.

Como noticiou o site do jornal Folha de Londrina, a decisão do afastamento foi publicada na segunda-feira (12/9) no Diário Oficial de Justiça, bem como o decreto judiciário do presidente do Tribunal, Miguel Kfouri Neto, corroborando a medida. 

No decreto, onde o nome da juíza é tratado pelas iniciais (O.N.F), o desembargador Miguel Kfouri informa que o afastamento é preventivo e não estabelece prazo de duração. Para determinar o afastamento, o desembargador citou o parágrafo 1 do artigo 15 da Resolução 135 do Conselho Nacional de Justiça, que trata do processo disciplinar contra juízes. A s informações são do Conjur.
Blog do Claudio Andrade

Sobre um novo direito dos professores


Por Ionara Soveral Scalabrin e Leandro Gaspar Scalabrin (*)
Marco Aurélio Weissheimer - Sep 13th, 2011
Desde 24 de agosto de 2011, os professores têm direito a trabalhar, no mínimo, um terço de sua jornada de trabalho sem a presença dos educandos. Este tempo pode ser destinado para preparar aulas, corrigir provas e trabalhos, realizar pesquisas e leituras, participar de atividades de formação pedagógica. Tratam-se das chamadas “atividades extraclasse” ou “horas-atividade” e significam seis horas e vinte minutos semanais, para a jornada de 20 horas, e doze horas e quarenta minutos semanais para a de 40 horas.

Os professores da rede pública (federal, estadual ou municipal) da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) são os titulares deste novo direito, sejam contratados ou concursados, de área ou do currículo por atividade, unidocentes ou não, e também os que atuam na gestão escolar, nas atividades de direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, coordenação e orientação educacionais.

A lei federal 11.738, de 16 de julho de 2008, criou este novo direito (artigo 2º, parágrafo 4o). Todavia, entre 30 de abril de 2009 e 24 de agosto de 2011, a eficácia do mesmo esteve suspensa por força de decisão cautelar proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta última data, porém, foi publicada nova decisão do STF, que restabeleceu a validade da lei e na qual o Tribunal reconheceu que “é constitucional a norma geral federal que reserva o percentual mínimo de 1/3 da carga horária dos docentes da educação básica para dedicação às atividades extraclasse” (ADI 4.167/DF, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgada em 06/04/2011).

Em nosso país, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei, conforme garante nossa Constituição Federal (art. 5º, inciso II), de modo que aos professores está colocado um desafio. Desde 24 de agosto, cada um deles pode, em virtude da lei, a partir de sua livre iniciativa e sem necessidade de esperar pelo diretor da escola, pela secretaria de educação, pelo governo ou pelo Estado, trabalhar no mínimo um terço de sua carga horária sem alunos. A efetivação deste direito difere bastante da questão do piso nacional do magistério criado pela mesma lei 11.738 e que depende da ação do Estado para ser implantado.

A eficácia de uma lei possui um carácter sociológico indiscutível, a ponto de poder afirmar-se que as leis efetivas são as leis obedecidas. Professores: não é chegado o momento de fazerem uma campanha nacional de obediência civil? Quem pode cometer o previsto na lei? Devem ou não obedecê-la? Eis a questão, haja vista que ninguém pode ser punido por cumprir uma lei.

(*) Ionara Soveral Scalabrin é pedagoga, mestranda em Educação (Universidade de Passo Fundo). E-mail: io@via-rs.net.
(*) Leandro Gaspar Scalabrin é advogado, membro da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (RS). E-mail: leandroscalabrin@via-rs.net
http://rsurgente.opsblog.org/2011/09/13/sobre-um-novo-direito-dos-professores/

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cresce número de mortes por doença adquirida no trabalho, revela estudo da OIT


14/09/2011Retirado de CUT, postado em13/09/2011
Escrito por: Roberta Lopes - Agência Brasil
Mais de 321 mil trabalhadores em todo o mundo morreram em 2008 vítimas de acidente de trabalho e mais de 2 milhões, por causa de doenças adquiridas no trabalho no mesmo período. Os dados fazem parte de um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apresentado nesta segunda-feira (12), durante o 19º Congresso sobre Segurança e Saúde no Trabalho.

Segundo o relatório, de 2003 a 2008, o número de mortes por acidentes de trabalho ficou menor em 37 mil. Já o número de pessoas que adquiriram doenças que as levou à morte aumentou em 70 mil.

O estudo mostra que, no período analisado, houve uma média de 6.300 mortes diárias relacionadas ao trabalho, cerca de 317 milhões de trabalhadores foram feridos em acidentes de trabalho por ano e houve uma média de 850 mil lesões diárias, que significaram quatro ou mais dias de faltas ao trabalho.

A maior parte dos acidentes de trabalho aconteceu na agricultura, setor em que 10,2 trabalhadores, a cada 100 mil, sofreram algum tipo de acidente. O segundo setor nas estatísticas foi o da indústria, com 4,3 trabalhadores acidentados, e o terceiro, o de serviços, com 1,6 acidentados a cada 100 mil trabalhadores.

O relatório revela ainda que fatores psicológicos, como tensão, assédio e violência no trabalho têm impacto sobre a saúde dos trabalhadores e diz que esses fatores tendem a ser mais significativos à medida em que o trabalho se torna mais precário para alguns trabalhadores.

O documento mostra que houve, nas últimas décadas, progressos na segurança e saúde no trabalho, o que se deve ao fato de muitos países terem percebido a necessidade de prevenir acidentes e deficiências na saúde no trabalho. Há também uma consciência cada vez maior dos graves problemas que trazem condições inseguras e insalubres no local de trabalho e de seus efeitos negativos sobre a produtividade, o emprego e a economia.

Os resultados do relatório estão em discussão no 19º Congresso sobre Segurança e Saúde no Trabalho, do qual participam mais de 3 mil autoridades, especialistas, dirigentes de indústrias e sindicalistas de mais de 100 países. O congresso é organizado pela OIT e a Associação Internacional de Seguridade Social (AISS), em colaboração com o Ministério do Trabalho e Seguridade Social da Turquia, país que sediará, em 2014, a próxima reunião sobre o tema.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ALIENAÇÃO POLÍTICA

Inez Geralda da Silva 
Aborda a questão da alienação política como prática, principalmente na sociedade brasileira, voltada ao consumismo, ao futebol, ao carnaval e à despreocupação com relação aos problemas sociais, que flagelam a nossa nação.

No presente trabalho procuraremos abordar a questão da alienação política como prática, principalmente na sociedade brasileira, voltada ao consumismo, ao futebol, ao carnaval e à despreocupação com relação aos problemas sociais, que flagelam a nossa nação. Resgataremos os pensamentos dos filósofos Platão, Aristóteles, Jean-Jacques Rousseau e Karl Marx sobre o referido tema, procurando fazer analogias dos ideais pregados por estes, situando-os com o comportamento da população brasileira.
Apontaremos a concepção de cidadania e sua interação com a política, mostrando a importância da participação popular nos rumos da democracia. A alienação como um fenômeno nos leva à não percepção dos acontecimentos, nos quais estamos inseridos. A superação deste estado depende da aceitação desta condição e conseqüentemente, da vontade de sair e mudar, sendo sujeito da situação, respondendo, assim, pelas ações referentes à sociedade, ao meio no qual estamos inseridos, nos sentindo parte integrante e de grande responsabilidade no processo político.
A mudança do estado alienante para o de participação responsável, ativa e consciente dá-se na coletividade e na educação voltada a atender a estes anseios. Trata-se de um processo longo, mas de grande valia, se realmente queremos uma sociedade democrática, formada portanto, de cidadãos capacitados em desempenhar suas funções como bons eleitores.
A alienação é um fenômeno inerente ao ser humano, uma vez que o mesmo influencia e é influenciado pelo meio. Há quem a defina como a perda da própria identidade, dependência, falta de autonomia, ocasionando a apatia, a indiferença, a passividade, a falta de interesse. O homem cria instituições, leis, direitos etc., porém, não se sente criador e sim, criatura. Tomamos como exemplo a questão política.
De acordo com os pensadores Platão e Aristóteles, o homem é um animal político e esta concepção parte do pressuposto de que o verdadeiro cidadão é aquele que efetivamente participa da vida em sociedade; um ser social é um ser político, pois a política nada mais é que condição do bem comum. Para estes, quem não vive em sociedade, ou é um Deus, ou é uma besta. Desta maneira, nos deixam evidente a necessidade do homem atuar como sujeito ativo no processo de formação da polis.
Portanto, alienação política vem a ser a não interação do ser humano nas ações que norteiam o contexto político e social, sendo que, muitos não se reconhecem como alienados, por fazerem parte de uma sociedade dogmática. A condição de superação deste fenômeno, segundo estes filósofos, seria a educação, visando despertar nos cidadãos o senso de responsabilidade e justiça, estritamente ligadas a ciência política da época. A busca pela reflexão na construção de uma sociedade justa era o objetivo principal, criando um Estado ideal.
A idéia de governante era questão essencial, sendo a sabedoria deste, considerada a maior das virtudes. Um governante deveria ser um filósofo. Acreditavam na idéia de eqüidade, uma vez que os mais fortes seriam unidos aos mais fracos, como na tecelagem, onde os fios mais fortes se entrelaçariam aos mais fracos e, desta maneira, cada um contribuiria com o coletivo, de acordo com suas aptidões, regidos pela ética.
Em outro momento histórico, o filósofo Jean-Jacques Rousseau admite a idéia de alienação, contudo, de outra maneira. Em sua obra “Do Contrato Social”, este escreve que “O homem nasce livre, e por toda parte encontra-se a ferros.”
Para se libertar desses ferros, surge a idéia de um pacto social, no qual a condição de liberdade seria legitimada através da alienação total dos bens e da liberdade em prol da comunidade. Esta alienação não seria subordinada a um rei (idéia não concebida), mas a cada um, preservando-se a igualdade e a liberdade, formando um corpo político, de homens considerados coletivamente, participativos, onde a vontade geral seria indestrutível.
O pacto idealizado por Rousseau encontra semelhança com as idéias de Karl Marx, filósofo esse considerado radical por seus pensamentos revolucionários. Sabe-se que há um intervalo de um século dos ideais de um para outro. Para o último, a alienação era fruto do sistema capitalista de produção. A liberdade e a igualdade prometida a todos os homens revelam-se uma ilusão da “emancipação política”, na época em que a questão do proletariado surge em toda a sua força. A seu ver, a verdadeira emancipação política só poderia se realizar no âmbito da emancipação social, isto é, na revolução do proletariado. Haveria um período de transição, onde o Estado ainda existiria (o Socialismo), no qual o proletariado seria o ditador. Após esse período, o Estado despótico desapareceria, dando lugar a uma sociedade sem classes (o Comunismo), onde não mais existiria alienação.
Diante disso, na atualidade nos deparamos com a idéia de política totalmente divergente daquela idealizada pelos grandes pensadores mencionados acima. Principalmente no caso brasileiro, onde esta é vista atrelada à corrupção, beneficiando apenas uma minoria, em seu individualismo, nepotismo, falta de ética e de moral, sem compromisso com a sociedade e outros fatores que fazem com que as pessoas se afastem, gerando um círculo vicioso e a perpetuação do poder nas mãos da mesma minoria em detrimento de uma maioria marginalizada.
O país já vivenciou momentos de luta pelas liberdades civis, tendo seu auge na década de 80, todavia, a participação popular seria essencial para a garantia dessas liberdades e para a construção da tão sonhada democracia. No entanto, esta participação foi irrisória, mostrando que o povo continuava omisso, deixando as decisões ao arbítrio de alguns, escolhidos pela própria sociedade, centralizando o poder executivo.
O Estado repressor do período militar contrasta com o novo Estado, o paternalista, criador do bolsa-escola, bolsa-família e outros “benefícios”, caracterizando-se como assistencialista ao extremo, quando se deveria atender a necessidades primordiais, como as sociais. Enquanto isto, o brasileiro se aliena com o futebol, cerveja, carnaval, Big Brother Brasil etc., fazendo com que a cultura se tornasse mais orientada para o Estado do que para a representação.
Persistem e agravam-se os problemas sociais; as desigualdades aumentam, o desprestígio dos políticos perante a população cresce. Com isto, o cidadão eleitor passa a buscar um líder carismático e salvador da pátria, fazendo com que esta omissão retarde o processo democrático, que caminha em marcha lenta.
Diante deste quadro, o período eleitoral deixa de ser um momento de reflexão e discussão para tornar-se um espetacular leilão de votos (quem dá mais?) em troca de cestas básicas e promessas de favores. Como bem lembra Carvalho (2004, p.224), “eleitores desprezam políticos, mas continuam votando neles na esperança de benefícios pessoais”.
Como reflexo destas questões, o cidadão politicamente alienado age instintivamente, pois está envolto em um sistema comprometido em corroborar a conjuntura existente. A passividade diante dos acontecimentos histórico-políticos nos faz perceber o quanto a alienação política condiciona o indivíduo à não participação, pela falta de informação, de leitura, de vontade, de interesse, pela decepção com os políticos, aliado ao consumismo, afastado de preocupações com a política e com os problemas coletivos.
Diante do exposto acima nos perguntamos se somos cúmplices ou vítimas dos fatos abordados. Analisando-os, percebemos que a ação coletiva seria um importante caminho para superar esta condição. Sabemos que não encontraremos fórmulas mágicas capazes de solucionar nossos problemas, porém, como os filósofos Platão e Aristóteles, depositamos na educação a nossa maior esperança para superar esses desafios e então, buscarmos construir uma sociedade democrática, capaz de dissolver as mazelas sustentadas pela alienação.
Para tanto, sabemos que necessário seria rever a nossa educação em todos os segmentos, ou seja, que esta contribua para que a condição de alienação seja superada, através de ações que venham a politizar os cidadãos, onde os fatos não seriam somente relatados e rechaçados, mas também, discutidos com compromisso e, principalmente, com a realidade, delineando assim, um caráter de maior integração e de responsabilidade de todos.
No ano de Copa do Mundo, antecedida pelo espetáculo carnavalesco brasileiro, como abordar a questão política, em meio a questão “bolística”? Como discutir eleição para governadores, senadores e deputados estaduais e federais? A resposta não é fácil, pois o brasileiro é apaixonado pelo futebol. Não se trata de sucumbir uma em detrimento de outra, porém, não esquecer que o amor pelo Brasil deve ser maior que pelo futebol. A Copa do Mundo é um momento esperado durante quatro anos, principalmente devido ao favoritismo da seleção brasileira; cada brasileiro se sente mais patriota, sente orgulho em mostrar a bandeira, vestir verde e amarelo e demonstrar seu amor pela pátria. Isso é reflexo de um povo que tem poucos motivos para comemorar e nesse momento, consegue sentir o gosto do valor e da vitória, desde que a seleção traga a taça para casa.
Por que não demonstrar um pouco deste amor no momento da escolha de seus candidatos no período eleitoral? Estes são os jogadores que decidirão os rumos da nação durante os próximos quatro anos e suas decisões refletirão diretamente sobre nós e serão de grande importância. Acabada a euforia da Copa, o brasileiro tende a voltar para seu anonimato, esperando a próxima; essa condição é muito desoladora, pois a felicidade talvez venha de quatro em quatro anos, durante apenas um mês.
É necessário resgatar o valor do voto como mecanismo de manifestação política e o momento eleitoral deve ser encarado com seriedade por todos, nos mais variados ambientes. Ser alienado não é condição permanente. Com um pouco de boa vontade e coragem para sair do comodismo, é possível reverter esse quadro. Ser cidadão é antes de tudo estar sujeito a aprender a mudar, não desistir e não esperar vantagens individuais no final, mas acima de tudo, acreditar e persistir sempre.
Nesse intuito caberia a população fiscalizar, pressionar conscientemente, pois nós somos parte do todo e os maiores interessados, acreditamos que ser cidadão antes de tudo é ser político e ser político não significa fazer discursos no palanque, mas ser atuante e consciente, não apenas exercendo um direito, mas, sobretudo um dever para com a pátria. Com isso, buscar atingir a tão almejada mudança e o fim da alienação. Ser um verdadeiro brasileiro é muito mais que vibrar pelo futebol, pular carnaval, sobreviver com trezentos reais mensais. Devemos acreditar que, lançando as primeiras sementes, cultivando-as com responsabilidade, mesmo que em meio a tantos dissabores, podemos um dia colher bons frutos. Sabemos que isso pode levar muito tempo, porém é necessário descruzar os braços e fazer algo pela emancipação e pelo amadurecimento da democracia.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PROFESSORES PROTESTAM EM JANDUÍS VIOLAÇÃO DOS DIREITOS SEUS E DOS ALUNOS

OBS: MATÉRIA COMPLETA BREVE NESTE BLOG!


ESCOLAS MUNICIPAIS DE JANDUÍS SÃO FECHADAS PARA O ALUNADO EM PLENO DIA LETIVO

PROFESSORES DE JANDUÍS PROTESTAM DESCONTO DE PARADA NACIONAL DE 16 DE AGOSTO PELA PREFEITURA MUNICIPAL.








domingo, 11 de setembro de 2011

OS PROFESSORES ATRAVÉS DO SINDISERJ FAZEM MANIFESTAÇÃO EM PRÓL DA REAL DEMOCRACIA

Amanhã você precia conhecer o outro lado da moeda, participe da manifestação popular em pról do exercício da plena DEMOCRACIA, ao lado do Mercado Público de Janduís, AS 10:30h. Se você é cidadão(ã) consiente diga NÃO A  DITADURA POLÍTICA LOCAL!
NÃO AOS DESRESPEITOS COM OS SERVIDORES!
 NÃO A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS!
 NÃO AO AMORDAÇAMENTO!
ENFIM, NÃO,  A TODO ABSURDO QUE SE VIVE NESTA ATUAL ADMINISTRAÇÃO!

SUA PRESENÇA PAIS DE ALUNOS, DOS ESTUDANTES QUE TIVERAM MAIS UM DIA LETIVO TIRADO SEM EXPLICAÇÃO,DOS SERVIDORES QUE VIVEM A OPRESSÃO,DOS JOVENS QUE  DEVEM CONHECER A REALIDADE E INTERVIR, ORGANIZANDO-SE E REINVINDICANDO, SOCIEDADE JANDUIENSE  DE FORMA GERAL, É DE SUMA IMPORTÂNCIA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS PARA TOMAR CONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE  ORGANIZAÇÃO SOCIAL E DO PODER QUE O POVO TEM QUANDO SE UNE PRA LUTAR POR  JUSTIÇA E IGULADADE.

   VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA!!!  PARTICIPE!!!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

JANDUÍS ESTÁ DE LUTO!

SEMANA DA PÁTRIA... DO LUTO NACIONAL...E PRINCIPALMENTE DO LUTO  MUNICIPAL EM JANDUÍS... MORREU A DEMOCRACIA!!!



CORRUPÇÃO,   DESRESPEITO,  DEMAGOGIA, INJUSTIÇA, PERSEGUIÇÃO, ASSÉDIO MORAL, PRESSÃO PSICOLÓGICA, ACHATAMENTO SALARIAL,     VIOLAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS E TRABALHISTAS ,   DITADURA POLÍTICA, POR ESSAS E OUTRAS  ATROCIDADES JANDUÍS ESTÁ DE LUTO ! 
7 DE SETEMBRO... INDEPENDÊNCIA??? ...LIBERDADE??? QUE SIGNIFICADO TEM ESSAS PALAVRAS PARA JANDUÍS ATUALMENTE???

LUTO... LUTO...LUTO!!!   



BRASIL DE LUTO - 07 DE SETEMBRO DE 2011 - O DIA DA REAÇÃO


07 DE SETEMBRO DE 2011 - O DIA DA REAÇÃO
ATENÇÃO: 
Antes de tudo, respeito à PÁTRIA.
VAMOS NA PAZ. Basta usar preto e você já estará participando. Seja bem vindo ao DIA DO LUTO NACIONAL.
USEM FITAS PRETAS NOS CARROS, VISTAM-SE DE PRETO,  CAMISAS, BANDANAS. O QUE PUDEREM. PANO PRETO NAS JANELAS DE CASA. ESTE É O NOSSO LUTO. MOSTRAREMOS NOSSA TRISTEZA E DEDICAREMOS ESTE DIA AO NOSSO PAÍS. PROVAREMOS AO PAÍS E AO MUNDO QUE NÃO SOMOS OMISSOS E PERMISSIVOS. NÃO APROVAMOS A FORMA... COMO ESTÃO NOS TRATANDO.

Gritaremos: FORA A IMPUNIDADE!

SOMOS TODOS, CONTRA:
A imunidade parlamentar!
A corrupção!
A pouca vergonha pública!
Pedimos por favor, que não levantem bandeiras por partido político NENHUM. 
Essa luta é só NOSSA. 
Não permitam bagunça, briga ou vandalismo. E saiba que se houver neste dia, algum procedimento que fuja a ESSA nossa solicitação, será por parte dos que estão CONTRA NÓS. CONTRA NOSSA LUTA. CONTRA O POVO QUE PEDE SOCORRO.

O BRASILEIRO MORRE EM FILAS DE HOSPITAIS PÚBLICOS. AMBULÂNCIAS E EQUIPAMENTOS COMPRADOS, JÁ DERAM A ALGUM POLÍTICO OU AUTORIDADE SUA COMISSÃO. NO ENTANTO, ESTÃO PARADOS, ESTRAGANDO-SE, POIS NÃO DARÃO MAIS LUCRO. SOMENTE DESPESAS. CONTRATAÇÃO DE PESSOAL E ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO NÃO ERA SEUS IDEAIS.

EDUCAÇÃO – SEGURANÇA – SAÚDE – PAVIMENTAÇÃO – HABITAÇÃO SÃO SEMPRE PROMESSAS DE TODAS AS CAMPANHAS E NUNCA SÃO REALIZADAS DECENTEMENTE.

OS MINISTROS DO STF E DO STJ NÃO DEVERÃO MAIS SER NOMEADOS PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. DEVERÃO SER NOMEADOS POR UM COLEGIADO DE MAGISTRADOS, LEVANDO EM CONTA SUA NOTORIEDADE, CONHECIMENTO JURÍDICO E, SOBRETUDO, SUA HONESTIDADE.

REFORMA PRISIONAL JÁ!!

SOMENTE NO BRASIL, EXISTE TANTO BENEFÍCIO PARA QUEM ESTÁ PRESO. ESTRUTURA PARA RECUPERAÇÃO DO PRESO AO INVÉS DE VISITAS ÍNTIMAS E OUTRAS FACILIDADES!

MOVIMENTE-SE! CRIE GRUPOS DE DIÁLOGOS, UNA-SE A OUTROS GRUPOS E ENTIDADES, PROCURE A COMUNIDADE, SUA ASSOCIAÇÃO DE BAIRRO, SEUS AMIGOS E EMPRESÁRIOS.

SOMOS UM POVO PACÍFICO SIM E NÃO PRECISAMOS DA VIOLÊNCIA PARA FAZER VALEREM OS NOSSOS DIREITOS. MAS NÃO PODEMOS FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS ESPERANDO ESSA CORJA DE POLÍTICOS CORRUPTOS E FORMADOS PELOS SEUS PRÓPRIOS INTERESSES SE INTERESSAREM POR NÓS. PRECISAMOS AGIR E MOSTRAR QUE NÓS OS ELEGEMOS E QUE É POR NÓS QUE ELES ESTÃO NO GOVERNO E QUE, POR MENOR QUE SEJA O DESLIZE, NÓS TEMOS O DIREITO DE CASSAR O SEU MANDATO.

PRECISAMOS DE UMA POLÍTICA LIMPA, DE CARÁTER, SERIEDADE E COMPETENTE.

FORTALECER OS PODERES LOCAIS. COMUNIDADES E BAIRROS NO CONTROLE DE SUAS FINANÇAS E PRIORIDADES.

VAMOS DEMONSTRAR UNIÃO OU NÃO SEREMOS LEVADOS A SÉRIO E CONTINUAREMOS COMO O PAÍS DE UM FUTURO QUE NUNCA CHEGA E DE POLÍTICOS CORRUPTOS QUE ENRIQUECEM COM OS BENEFÍCIOS DA IMPUNIDADE.