Seguidores

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

CARTA ABERTA

CARTA ABERTA
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis (SINDISERJ), por meio de sua presidenta, Professora Maria Luciene Costa, vem pela presente, informar e, esclarecer a população do Município de Janduis/RN que, a contumácia do poder executivo em continuar com sua política de faz de conta, no qual se distancia longínquamente da verdade para com os professores da rede pública municipal de ensino, deste Município, perdura face a desvalorização salarial para com os professores(as), além de suprimir investimentos que se fazem necessário ao bom funcionamento, conforto e formação educacional e pedagógica para com os alunos(as) que usam a rede pública municipal de educação do Município de Janduís/RN.

              Estamos vivenciando em nosso município um momento difícil para toda a classe trabalhadora. Em nome de uma crise financeira, que não sabemos se é verdadeira ou fictícia. A chefe do poder executivo municipal nunca trouxe as claras, digo de forma transparente, a verdadeira situação financeira-econômica e administrativa do nosso Município, entretanto prefere jogar ao vento palavras vazias, com intuito de omitir e de distorcer a verdade.
             Existe uma obscuridade administrativa, haja vista que os servidores e população em geral não são sabedores do que verdadeiramente ocorreu e está ocorrendo com o erário publico. No caso da educação não sabemos se as verbas que vêm para serem investidos nesta área estão sendo aplicadas em sua totalidade de forma correta e licita, e, isto se deve a falta de transparência e de ausência de prestação de contas dos recursos financeiros para com sua população. No entanto a prefeitura municipal se utiliza de forma desdenhada da palavra “crise”, para justificar a inaplicabilidade do que nos é garantido por lei, reajuste salarial de todas as categorias que fazem parte e executam o serviço publico deste Município. Entretanto na contramão da suposta crise econômica e financeira que é tanto alardeado pela atual gestão, se faz constantes contratações e nomeações na pasta da educação, em cargos que poderiam ser exercidos pelos profissionais efetivos, já que é alegado o excesso de professores.
            Desde o início desta atual gestão municipal, ocorre desvalorização profissional dos servidores públicos, que têm sofrido constantes violações dos seus legítimos direitos trabalhistas, acrescido de supressão de recursos, equipamentos, defasagem de estrutura não apenas no aspecto físico, mas também de cunho humano qualificado, para dar suporte ao servidor público de qualidade, gerando por consequência prejuízo na execução do bom serviço público.
           É comprobatório no município de Janduís/RN que os profissionais da educação desde 2013 não tem seus salários reajustado. É incalculável a perca salarial que os professores da rede municipal de ensino vem ao longo destes anos sendo de vitimas da atual administração, pois os anos de 2013 e 2014 receberam seus salários referente ao Piso de 2012 1.451,000, e ainda 5 meses do ano de 2015. Na verdade a Prefeita só pagou o reajuste de 2015 após ser impetrada ação judicial, depois de recorrer da decisão sem sucesso, a partir do mês de julho, deixando para os professores o prejuízo de 2 anos 5 meses sem reajuste.
É importante que se esclareça a população e até mesmo cegos apaixonadas por esta administração que, o que o pouco ganho salarial face  aos que ainda faltam serrem cumpridos para com os professores da rede pública municipal de Janduís/RN, não foi feito, não foi concedido nem muito menos concebido de forma espontânea pela prefeita Ligia de Souza Felix, não, ela deu os reajustes por que foi obrigada pela justiça, sob pena de perda do mandado caso descumprisse a determinação judicial, por isso que ela deu o reajuste do piso salarial do magistério de 2015, e deu de mal grado, tanto é que ainda está a recorrer de tal decisão, está é verdade dos fatos.  
          Em Janduís o Plano de Cargo Carreira e Remuneração-PCCR do magistério está congelado desde o início da administração Ligia Félix, durante o ano de 2014 foi criada uma comissão de estudo de atualização, que perdurou o ano todo, apenas para ganhar tempo, levando em conta que nada foi concretizado. As progressões que já estavam prescritas no Plano que deveriam serem implantadas, no entanto até hoje não saíram do papel, acrescentando-se mais ainda o prejuízo financeiro para categoria.
         No Plano do magistério 1/3 de férias deve ser pago no mês de Janeiro, ou seja, no mês do gozo das férias, nas gestões anteriores o 1/3 de férias era pago integral e simultaneamente a todos de uma só vez, mesmo não sendo nomes de janeiro. Nessa administração em 2013 foi pago integral, mas em quatro etapas; 2014 apesar da Prefeita ter assegurado o referido pagamento, não foi pago, sem nenhuma justificativa!, Janeiro de 2015 deveria ter pago o terço referente do ano anterior, porém, nem  o ofício do sindicato buscando informações sobre o referido pagamento respondeu.
         Mediante tamanho desrespeito dos nossos direitos e constantes violações das leis federais e municipais, não suportando mais o sucateamento das escolas municipais, onde falta os materiais mais básicos para o desenvolvimento do trabalho docente, realizamos um movimento paredista por mais de dois meses. A Prefeita jamais apresentara uma proposta que não fosse suprimindo direitos adquiridos, na verdade não demonstrou a mínima preocupação com a educação do nosso município. Negociação? Mostrou sua incapacidade de negociar sem violar ainda mais nossos direitos.
Esse é quadro da situação vivenciada pelos profissionais da educação de Janduís:
  • Sem calendário de pagamento;
  • 2013: Sem reajuste do Piso, (somente em março de 2015 passou a pagar em 21 parcela, parcelamento esse sem acordo, desconsiderando o Plano de Carreira, ou seja , mais uma vez trazendo percas salariais aos professores;
  • 2014: Sem reajuste do Piso(recebendo mesmo salário de 2012)
  • 2015: Até junho sem reajuste do Piso,  (recebendo mesmo salário de 2012)
        Obs: Reajuste só por via judicial  em julho/ 2015, ficando janeiro, fevereiro,março, maio        e junho/2015 sem ser reajustado. Que proposta foi apresentada pela Prefeita para corrigir essa perca?  Dois anos e 5 meses os professores receberam o mesmo salário de 2012!  Perca incalculável! Reajuste do Piso 2014 até o presente momento sem proposta oficial para o pagamento.
  • Terço de Férias em  2013 não foi pago como preconiza o PCCR, que deve ser em janeiro, foi efetivado em 4 etapas já no 2º semestre, ou seja, atrasado;
  • Terço de férias de 2014 não foi pago sem nenhuma justificativa;
  • Terço de férias de 2015  não foi pago, acumulando  dois terços de férias em atraso;
  • Violação da lei 408/2011, Plano congelado desde 2013: Não há cronograma de licenças prêmios, nem gestão democrática nas escolas, mudanças de níveis não são feitas em tempo hábil, as progressões estagnaram...etc.
  • Nomeação de pessoas sem a devida qualificação para cargos de direção e coordenação nas escolas municipais;
  • Violação da lei nº 265/2005, Sem ajuda de deslocamento;
  • Violação da lei 437/2013, não pagamento do décimo na data do aniversario;
  • Desvio do Imposto sindical para Federação que não repassa para o sindicato o que lhe é devido com propósito de prejudicar o sindicato;
  • Atraso constante no repasse da mensalidade dos associados do SINDISERJ, chegando a atrasar até quatro meses,o qual deveria ser automático logo após o pagamento dos servidores;
  • Violação da LDB,descumprimento dos 200 dias letivos por liberações indevidas da administração;
  • Irregularidades na aplicação dos recursos do FUNDEB;
  • Violação do PME- Plano Municipal da Educação;
  • Recursos e programas educacionais bloqueados.
Enfim, este é quadro que vivemos no Munícipio de Janduís/RN. A luta pela valorização profissional e por um serviço público gratuito e de qualidade é permanente e de todos. Não podemos ficar omissos diante um quadro tão macabro de imensuráveis percas e desrespeito de uma categoria tão importante para a sociedade. O desrespeito desta atual administração para com a população de nosso Município é latente, é enorme, é imensurável, pasmem que o nosso vive uma epidemia de dengue, zica vírus e  chikungunya, os agentes de endemias e de saúde deflagraram greve, reivindicando seus direitos trabalhistas, a implantação da lei nacional do piso salarial desta categoria, e a prefeita não chega a um consenso e acordo sobre tal problemática, enquanto no Brasil inteiro esses profissionais estão recebendo incentivos para estarem nas ruas combatendo o mosquito da dengue Aedes Aegypti”, vetor de transmissão de todas essas doenças, Janduís/RN está parada, inerte, enquanto isso a população a mercê de tais doenças. A prefeita de Janduís Ligia de Souza Felix mostra a que veio, “TUDO É VENHA NÓS E AO VOSSO REINO NADA”.
Não podemos esquecer que o que se tem conseguido até hoje tem sido por via judicial, e é inaceitável que um gestor/a não tenha a mínima sensibilidade para conceder o que é garantido por lei a que realmente é mantém o serviço público funcionando, sem precisar acionar a justiça.

Que coisa feia prefeita!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

LEIS É PARA SEREM CUMPRIDAS, O PISO DOS PROFESSORES???

Prazo  oficial para  responder correspondências oficiais,15 dias, isso para que respeita leis!  Que infelizmente não é prática  comum na atual administração  municipal  de Janduís. Dia 17 de fevereiro fez 15 dias que o SINDISERJ protocolou dois ofícios, um em relação a dois terços de férias  atrasados  e outro buscando informações sobre o reajuste de 11,36%  do Piso dos professores. A Prefeita de Janduís descumpre, VIOLA  leis, faz falsas promessas, como assegurou em ofício enviado ao SINDISERJ que o terço de férias de 2014 começaria ser pago em agosto de 2015. Portanto, não cumpriu o que prometeu nem apresentou  justificativas pelo descumprimento do que assegurou. E cada vez mais cresce nessa gestão a DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, OS DÉBITOS DA PREFEITURA COM OS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS QUE JÁ SÃO INCALCULÁVEIS!
Desde o início da sua gestão que a Prefeita de Janduís se comporta de maneira INDIFERENTE,NEGLIGENTE,,DESRESPEITADORA AOS REAJUSTES DO PISO DOS PROFESSORES! Em 2013 o Piso dos professores não foi reajustado, nem em 2014, e em 2015 somente após uma greve de mais de 2 meses e um Mandado de Segurança foi que os professores foram contemplados com o reajuste e ainda depois da mesma ter recorrido  da determinação judicial sem sucesso! Ficando no 1º semestre uma perca para os  professor, além de tantas outas existentes,  visto que o reajuste é retroativo  janeiro e só começou ser pago no 2º semestre.
Agora  em 2016 não foi diferente, passou o mês de janeiro esperava-se que a gestora municipal se pronunciasse sobre o reajuste  de 11,36% do Piso salarial dos professores após sua oficialização, porém,  nem sequer respondeu o Ofício do sindicato que solicitou um posicionamento  sobre o pagamento do referido reajuste. Postura que já é de praxe, a qual concede-lhe vitória no ranking  dos/as piores GESTORES/AS  VIOLADORES/AS DAS LEIS TRABALHISTAS! E vale lembrar que não é só o Piso salarial dos professores que é  VIOLADO não! O Plano de Cargo Carreira e Remuneração  do  magistério está congelado, as progressões que deveriam serem implantadas  na sua gestão estagnaram! E sem falar que existem ainda  os servidores públicos que não tem Plano de Carreira!  Mas nessa desastrosa administração  não são respeitadas nem as leis existentes, imagina se  criaria um Plano para beneficiar os que não estão inseridos em nenhum, a situação desses ainda é pior!  
REAJUSTE DO PISO É RETROATIVO A JANEIRO!!!   EM JANDUÍS,QUEM SABE  SE SERÁ PAGO???  QUANDO???  COMO???  NINGUÉM!!!  POIS NÃO HÁ TRANSPARÊNCIA, DIÁLOGO, NEM OFÍCIO É RESPONDIDO!!!
Os Agentes de Saúde estão em Greve em Janduís, Parabenizo essa classe de servidores que também tiveram a coragem de  usar o único meio que temos de pressionar quando OS NOSSOS DIREITOS SÃO VERGONHOSAMENTE  DESRESPEITADO, que é a greve. A SAÚDE É DIREITO DE TODOS E SALÁRIOS DÍGNOS TAMBÉM! É PRECISO TER CORAGEM DE LUTAR CONTRA ESSE  TIPOS DE GOVERNANTES, NÃO PODEMOS DEIXAR NOS SUBJULGAR, A GREVE É LEGAL! NÃO HÁ O QUE TEMER! É NECESSÁRIO IR AS RUAS, AS RÁDIOS, AS REDES SOCIAIS  BOTAR A BOCA NO TROMBONE MESMO E MOSTRAR PARA SOCIEDADE O QUE ESTÁ ERRRADO,  O QUE ESTÁ SENDO NEGADO, VIOLADO, QUE É GARANTIDO POR LEI!

PORTANTO ESTEJAMOS TODOS CONVICTOS QUE SÓ HÁ OPRESSÃO QUANDO NÃO HÁ RESITÊNCIA  E QUE TRABALHADORES UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS!!!

Por Luciene Costa
Presidenta-SINDISERJ

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis no
Estado do Rio Grande do Norte - SINDISERJ.
Rua AdriãoFernandes , 220 – Centro – Janduis/RN
CEP 59.690.000 CNPJ 07.932.438/0001-57


                         EDITAL DE CONVOCAÇÃO


         A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis, com sede à Rua Adrião Fernandes, 220 – Centro, através de sua Presidenta, professora Maria Luciene da Costa, no uso das atribuições  estatutárias CONVOCA: todos profissionais da educação, da rede municipal de ensino, para reunir-se em Assembleia Geral Extraordinária, na sede do sindicato, no dia 19 de fevereiro de 2016, às 8h30min em primeira convocação com a presença de todos  e às 9h em segunda convocação com  a presença mínima de 20% (vinte por cento)  para deliberarem sobre a seguinte pauta:
·        Acolhida;
·        Informes;
·        Congresso FETAM;
·        Imposto Sindical;
·        Semana Pedagógica;
·        Outros.

                                                        
                                  Janduis (RN), 17 de fevereiro de 2016




 Maria Luciene da Costa
 Presidente/SINDISERJ


















Diretoria do SINDISERJ se reune nesta quarta-feira


          A Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís  no Rio Grande do Norte-SINDISERJ, mesmo ainda no recesso escolar realizou reunião com os que compõe a  mesa Diretora  e o Conselho Fiscal para discutir uma longa pauta. Em virtude de alguns estarem em suas respectivas cidades ou viajando  não foi possível a presença de todos, porém teve boa participação da maioria. Foi uma reunião produtiva, vários encaminhamentos foram feitos inclusive para próxima Assembleia Extraordinária que será realizada na próxima sexta-feira(19) com os servidores para discutir questões de interesse de todos.




Há homens que lutam um dia, e são bons; há homens que lutam por um ano, e são melhores; há homens que lutam por vários anos, e são muito bons; há outros que lutam durante toda a vida, esses são imprescindíveis.”  (Bertold Brecht)
!”


 

Por Luciene Costa
Presidenta/SINDISERJ

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

PREFEITA DE JANDUÍS NÃO PAGA REAJUSTE DO PISO DO MAGISTÉRIO NEM TERÇOS DE FÉRIAS O SINDISERJ OFICIA BUSCANDO DEFINIÇÃO DA REGULARIZAÇÃO DESSA CATASTRÓFICA SITUAÇÃO

                     O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís-SINDISERJ, protocola oficios na Prefeitura Municipal de Janduís, solicitando da gestora municipal definição do pagamento de dois terços de férias em atrasos e do pagamento do reajuste do Piso Salarial  Nacional dos Professores que já é oficial o percentual de 11,36% . Levando em consideração que o pagamento dos professores do mês de janeiro de 2016 foi efetivado  sem o referido reajuste, e a inercia da Prefeita que durante o mês de janeiro não se pronunciou a respeito do reajuste ignorando-o totalmente, como tem feito desde o início de sua gestão.
                         Vale salientar que a atual Prefeita não respeita, não cumpre a lei que garante o Piso Nacional dos professores nem o Plano de Carreira do magistério,pois é fato e notório que a greve realizada no início ano de 2015 os professores municipais de Janduís vergonhosamente recebiam ainda o Piso de 2012,  e mesmo com o movimento paredista  a gestora municipal se mostrou insensível ao apelo da categoria e só passou a pagar o reajuste de 2015 a partir de julho por determinação judicial e ainda recorreu  da sentença e somente depois de perder em segunda instância foi que passou a pagar o reajuste de 2015. Portanto, sabe-se educação no seu governo jamais foi prioridade, sempre faltou valorização profissional, condições dígnas de trabalho, transparência, capacidade de diálogo, enfim os princípios que norteiam uma administração pública jamais foram observados nessa administração. 


Por: Luciene Costa
Presidenta/SINDISERJ

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

EDITAL DE CONVOCAÇÃO



Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis no
Estado do Rio Grande do Norte - SINDISERJ.
Rua AdriãoFernandes , 220 – Centro – Janduis/RN
CEP 59.690.000 CNPJ 07.932.438/0001-57


                         EDITAL DE CONVOCAÇÃO


         A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis, com sede à Rua Adrião Fernandes, 220 – Centro, através de sua Presidenta, professora Maria Luciene da Costa, no uso das atribuições  estatutárias CONVOCA: todos profissionais da educação, da rede municipal de ensino, para reunir-se em Assembleia Geral Extrordinária, na sede da Câmara Municipal, no dia 04 de fevereiro de 2016, às 13h30min em primeira convocação com a presença de todos  e às 14h em segunda convocação com  a presença mínima de 20% (vinte por cento)  para deliberarem sobre a seguinte pauta:
·        Acolhida;
·        Informes;
·        Prestação de contas;
·       Escolha de delegado  para o Congresso da  FETAM-RN;
·        Imposto Sindical;
·        Semana Pedagógica;
·        Outros.
· 
                                                        
                                  Janduis (RN), 01 de fevereiro de 2016





Maria Luciene da Costa
                                                         Presidente/SINDISERJ



















sábado, 19 de dezembro de 2015

Fundeb: Prefeitos do RN buscam apoio na CNM para esclarecer complementação da Uni


17122015_gestores_RN
Até outubro deste ano, Municípios de dez Estados tiveram direito a complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Com a publicação de portaria interministerial, em novembro, as prefeituras do Rio Grande do Norte perderam o benefício nos dois últimos meses do ano. Em busca de esclarecimentos sobre o ocorrido, prefeitos capixabas buscaram apoio na Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17 de dezembro.

A pedido dos gestores municipais, técnicos da Confederação acompanharam reunião no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na manhã desta quinta. Além dos prefeitos de Vera Cruz, João Paulo Cabral; de Lajes, Luiz Benes Leocádio; de Santana do Seridó, Adriano de Oliveira; de Campo Redondo, Alessandru Alves; e de Passa e Fica, Pedro Augusto Lisboa; o vice-governador do Rio Grande do Norte, Fábio Dantas, parlamentares também participaram da audiência, ocorrida na sede do órgão, em Brasília.

Em resumo, os prefeitos e o vice-governador reivindicam melhor explicação da metodologia utilizada para divulgação da nova Receita do Fundeb. Durante a reunião, a coordenação do Fundeb no FNDE explicou que a arrecadação do Estado registrou aumento, e que os detalhes mais específicos dos números e valores devem ser explicados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).  Como o posicionamento não foi satisfatório aos gestores, agenda de nova reunião com o secretário do Tesouro ficou acertada, para próxima semana.

De acordo com informações da área técnica de Educação da CNM, a nova estimativa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), em novembro, por meio da Portaria Interministerial 8/2015. Ela indicou receita total do Fundo de R$ 130,4 bilhões, em que R$ 119,7 bilhões contribuições de Estados, Distrito Federal e Municípios e R$ 10,7 bilhões de complementação da União.

A divulgação do cálculo atendeu a decisão judicial e a necessidade de revisão das estimativas de Receita do Fundeb por conta do comportamento da arrecadação no exercício. Motivado pela retificação das matrículas de São Luís Gonzaga do Maranhão (MA) e Balneário Barra do Sul (SC). Com a estimativa, ainda conforme pondera a equipe técnica da Confederação, o Rio Grande do Norte perdeu a complementação nos meses de novembro e dezembro. Também não receberá os 15% repassados no início do ano subsequente ao do exercício para completar os repasses de complementação anual.

Entenda
Anteriormente, os valores do Fundeb para 2015 haviam sido estimados na Portaria Interministerial 17/2014. A previsão inicial indicava receita total de R$ 132,1 bilhões, e deles R$ 121,2 bilhões seriam referentes à soma das contribuições de Estados, Distrito Federal e Municípios. O restante, R$ 10,9 bilhões, da complementação da União.

Pela Portaria Interministerial 17/2014, o valor mínimo nacional por aluno/ano seria de R$ 2.576,36. Com base na publicação, o valor aluno/ano do Rio Grande do Norte seria inferior ao mínimo nacional. Porém, a nova estimativa de receita do Fundeb para 2015 definiu o valor mínimo por aluno em R$ 2.545,31, nos anos iniciais do Ensino Fundamental urbano. A partir do novo ato normativo, o valor do Estado por aluno subiu para R$ 2.606,86.

Contemplados
A CNM volta a esclarecer que apenas os Municípios que ficam com valor inferior o mínimo tem direito a complementação. Agora, os nove Estados que devem receber a verba da União, são: AL, AM, BA, CE, MA, PA, PB, PE, PI
 http://www.tonnywashington.com/

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Janduis amarga uma das piores transparências do estado, aponta MPF

Entre os dias 08/09/2015 e 09/10/2015, em atuação coordenada em todo o Brasil, o Ministério Público Federal fez a avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros.O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

Com população de 5.436, o município de Janduís, na região oeste do Estado, amargou uma das piores transparências do Rio Grande do Norte. Recebeu apenas 0,20 na escala que chegaria a 10.

O governo estadual teve nota 7,80 deixando o RN em 8º lugar no ranking do MPF.

Na região oeste potiguar, o vizinho município de Campo Grande se destacou pela transparência pública, ocupando o 31º lugar, inclusive ficando a frente de municípios de grande porte, como por exemplo, Mossoró, que ocupou 52º.

Somente este ano o governo federal enviou para o município de Janduís a quantia de R$9.943.478,09 em recursos.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

LIXO É CARTÃO POSTAL EM JANDUÍS

     Não é esse tipo de notícia que gostaríamos de publicitar sobre nossa pequena e querida
 cidade  de Janduís-RN, situada   no Oeste Potiguar, atualmente administrada pela Prefeita Ligia Félix, que vem deixando o marco  do DESCASO E DE IMENSURÁVEL DESGOVERNABILIDADE em todos setores da sua DESASTROSA ADMINISTRAÇÃO, a qual está a cada dia deixando a população mais preocupada e  indignada com a triste situação vivenciada na cidade de Janduís. Enfatiza-se aqui a problemática e perigosa situação do LIXO, que toma conta de toda cidade! Não sabe-se oficialmente os motivos que leva a atual administração deixar a população, e a cidade em TOTAL ABANDONO!. Nos bastidores sabe-se que os transportes que retiram o lixo não estão em condições de funcionar, outro fato comentado também é que os garis já faz três meses que não recebem pagamento! O que temos mesmo certeza  e que está visível a qualquer cidadão/ã que circular pelas ruas de Janduís, é que  estão CHEIAS DE LIXO! Os canteiros na nossa cidade que outrora embelezavam as ruas, hoje lamentavelmente são depósitos de lixo!

     Além da FALTA DE RESPEITO, DE COMPROMISSO, DE RESPONSABILIDADE  DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL com a população, precisa-se advertir também para O PERIGO DE CONTAMINAÇÃO E  DE CONTRAÇÃO DE DOENÇAS QUE A POPULAÇÃO ESTÁ EXPOSTA!. E para lembrar da probabilidade de doenças retirei esse trecho do  texto:


                             Perigos do acúmulo de lixo nas cidades


..."O lixo também pode gerar chorume e contaminar a água e o solo. Ainda pode servir de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças. As mais comuns são a leptospirose, peste bubônica e tifo murino, causadas pelos ratos, além de febre tifóide e cólera causadas por baratas, malária, febre amarela, dengue, leishmaniose e elefantíase, transmitidas por moscas, mosquitos e pernilongos", explica Marçal Rizzo, professor assistente na Universidade Federal do Mato Grosso e doutorando em Geografia na área de Dinâmica e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP) - Campus de Presidente Prudente/SP”...
        O POVO DE JANDUÍS NÃO MERECE TAMANHA NEGLIGÊNCIA! CHEGA DE FALSOS DISCURSOS!  A MÁSCARA JÁ CAIU! CHEGA DE INCOMPETÊNCIA!  PAGAMOS NOSSOS IMPOSTOS! QUEREMOS A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS E INDISPENSÁVEIS COMO O SERVIÇO DE LIMPEZA PÚBLICA! EM JANDUÍS JAMAIS SE VIU TANTOS ABSURDOS! QUEM DUVIDA, CONFIRA AS RECENTES FOTOS E VEJA A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA JANDUÍS!!!

 


































































Por Luciene Costa, cidadã, que paga altos impostos e exige a prestação de serviço público que é de direito.