Seguidores

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Prefeita de Janduís deixa o sindicato sem o Imposto Sindical


            O Imposto Sindical ou Contribuição Sindical é a contribuição anual equivalente a um dia de trabalho, que todo trabalhador, filiado ou não, dá por ano ao sindicato de sua categoria. O desconto é feito na folha de pagamento.  Tal contribuição deve ser distribuída, na forma da lei, aos sindicatos, federações,confederações e à "Conta Especial Emprego e Salário", administrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. [1] [3] O objetivo da cobrança é o custeio das atividades sindicais e os valores destinados à "Conta Especial Emprego e Salário" integram os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador.[1] A contribuição sindical está prevista nos artigos 578 a 610 da CLT [1] . Essa contribuição é a única que o trabalhador não sindicalizado é obrigado a pagar.
          A contribuição sindical foi instituída pela Constituição de 1937, conferindo aos sindicatos o poder de impor contribuições e exercer funções delegadas do Poder público. Em 1940, através de decreto-lei, essa contribuição foi denominada de imposto sindical e estabeleceu, entre outros, a época do recolhimento pelas empresas e indicou o percentual a ser distribuído pelos sindicatos às entidades de grau superior. A Constituição de 1988 preservou a contribuição sindical compulsória, mantendo assim a principal fonte de recursos dos sindicatos.[2]
        Atualmente, os recursos da contribuição sindical são distribuídos da seguinte forma: 60% para os sindicatos, 15% para as federações, 5% para as confederações, 10% para as centrais sindicais e 10% para a "Conta Especial Emprego e Salário", conforme o art. 589 da CLT.[3] 
          Desde a fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Municiais de Janduís-SINDISERJ, que a supracitada Contribuição sindical sempre foi recolhida  dos trabalhadores na esfera municipal pela Prefeitura  e repassada à Federação dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte –FETAM-RN, a qual faz a devida distribuição nos percentuais conforme o artigo 589 da CLT.
       Porém, esse ano além da administração municipal ter recolhido o Imposto Sindical atrasado, inexplicavelmente, não repassou como era de costume para a FETAM-RN, deixando assim, o SINDISERJ, sindicato de pequeno porte, sem sua fonte maior de arrecadação financeira, que é o Imposto Sindical. Fica a indagação, visto que a Prefeita não justificou  sua decisão.,
·         Qual o objetivo de tal atitude?
·         É para mostrar a tão propagada mudança que faria na sua gestão?
·         São essas as mudanças que a gestora municipal de Janduís  tem para beneficiar a classe trabalhadora?
·         Perseguindo, prejudicando a instituição representativa de classe e consequentemente  os/as servidores/as?
·         Além de não pagar o Piso dos professores, os quais não receberam reajuste em 2013,2014 e em 2015 não sabem o que ganham, pela instabilidade da briga judicial que se encontra, congelar o Plano de Carreira durante toda sua gestão, ou seja, violar impiedosamente os direitos trabalhistas, ainda tentar inviabilizar o trabalho do sindicato em prol dos trabalhadores/as janduienses?
·         Ou foi essa a maneira propícia para agradecer a FETAM-RN, a qual também foi prejudicada, e que tanto tem contribuído aqui em estudos do PCCR, no Plano Municipal de Educação, com orientações a “competente  equipe administrativa”?
        Apesar de tantas atrocidades, insensibilidades, absurdos e atitudes medíocres, vindas da atual administração, não nos surpreende, pois quando pensa-se que já se viu de tudo, sempre somos surpreendidos por algo pior.Contudo, não nos intimidaremos, nem  jamais deixaremos de lutar contra esses tipos de governos massacradores da classe trabalhadora, usurpadores da força de trabalho do ser humano, que não valorizam quem realmente mantém o serviço público funcionado, mesmo sem lhes serem proporcionadas as condições básicas para prestar um serviço público de qualidade, que não tem consciência do seu real papel de governar  dentro dos princípios constitucionais e nem compromisso o bem estar da coletividade.

DEIXO AQUI O MEU REPÚDIO A MAIS UMA ATITUDE DESRESPEITADORA, MEDÍOCRE, INSENSATA DA PREFEITA DE JANDUÍS QUE PRATICA MAIS UM ATENTADO CONTRA O SINDISERJ, E OBVIAMENTE, CONTRA A CLASSE TRABALHADORA, EM ESPECIAL OS SERVIDORES MUNICIPAIS!!!



Por Luciene Costa/
Presidente/SINDISERJ


Comunicação é a arte de ser entendido.

          Quero pedir desculpas aos leitores desse blog, pelo pequeno  período que passou sem ser atualizado por motivo de ocupação na parte burocrática do sindicato. Pois sabemos da importância de manter os/as nossos/as queridos/as leitores/as bem informados/as.
       Agradeço a compreensão.

Luciene Costa
Presidente/SINDISERJ

segunda-feira, 13 de julho de 2015

CONVOCAÇÃO




Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís - SINDISERJ. Rua Adrião Fernandes, 220 – Centro – Janduís/RN
CEP 59.690.970 - CNPJ 07.932.438/0001-57
                                                          CONVOCAÇÃO
                       A Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís - SINDISERJ, no uso de suas atribuições estatutárias, vem convocar todos os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal do SINDISERJ, para participar de uma reunião que irá ser realizada no dia 15 de julho de 2015 quarta-feira, às 08:h na sede do referido sindicato, para tratar de assuntos administrativos.
                       Contamos com a  participação de todos.

Maria Luciene da Costa
Presidente/SINDISERJ

sexta-feira, 10 de julho de 2015

EDITAL DE CONVOCAÇÃO



         
 
  Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis no 
         Estado do Rio Grande do Norte - SINDISERJ.
           Rua AdriãoFernandes , 220 – Centro – Janduis/RN 
         CEP 59.690.000 CNPJ 07.932.438/0001-57


                         EDITAL DE CONVOCAÇÃO


         A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis, com sede à Rua Adrião Fernandes, 220 – Centro, no uso das atribuições CONVOCA: todos/as profissionais da rede municipal de ensino, para reunir-se em Assembleia Geral Extraordinária, na sede do sindicato, no dia 11 de julho de 2015, às 14h em primeira convocação com a presença de todos  e às 14h30min em segunda convocação com  a presença mínima de 20% (vinte por cento)  parra deliberarem sobre a seguinte pauta:
·        Acolhida;
·  Escolha de delegado para o 13º CECUT/RN.



                                         Janduis (RN), 09 de fevereiro de 2015





  

Maria Luciene da Costa
Presidente/SINDISERJ


terça-feira, 7 de julho de 2015

PREFEITA DE JANDUÍS IMPEDE REPOSIÇÃO DE GREVE E VIOLA CALENDÁRIO LETIVO



        
        Em Janduís, pequeno município do RN,  os servidores  municipais, em especial os professores,  categoria que mais tem sido  desvalorizada na atual administração, têm vivenciado as maiores aberrações e situações de descasos e desrespeitos. Na verdade não é apenas na área da educação que os desmandos acontecem, sabe-se nos bastidores que são em todos os setores dessa administração que nada caminha bem.
         Apesar da desesperada tentativa dos que fazem parte da administração municipal de maquiar a triste realidade de desgovernabilidade que se encontra o nosso município, é palpável e visível o despreparo, a incompetência e as consequências de tudo isso.
         .Um dos grandes problemas conhecido por  toda população janduiense é a CENTRALIZAÇÃO DE PODER na gestora municipal, a qual não tem  CONFIANÇA na  sua equipe, nem dá AUTONOMIA  ao secretariado para solucionar problemas em suas respectivas pastas.
           Reportando a educação, mais uma vez a Prefeita comprova com suas atitudes ANTIDEMOCRÁTICAS, DITADORAS, DESRESPEITADORA E VIOLADORA, que os princípios de uma administração pública pautada na Constituição Federal, na sua gestão, jamais serão cumpridos.
            Como é do conhecimento de todos os professores  da rede municipal fizeram greve por um período de dois meses,( março e abril /2015), reivindicado cumprimento do Piso, que desde o início de sua gestão em 2013 deixou vergonhosamente de ser reajustado, Plano de Carreira, que também a mesma descumpre totalmente desde o início de sua gestão, dentre outras várias justas reivindicações.
              Os professores, mesmo diante uma terrível situação de desvalorização, assumiram o compromisso de repor os dias de paralisação para não prejudicar o alunado na sua carga horária letiva. Então logo após o encerramento da greve o SINDISERJ encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Educação solicitando uma reunião para elaboração do calendário de reposição da greve, para que os docentes pudessem logo começar pagar aulas, o qual foi elaborado e distribuído nas escolas municipais, no qual na semana de recesso, os professores grevistas pagariam aula e não teriam recesso.
               O período de recesso, de acordo com o “terceiro calendário”  elaborado para 2015 no município de Janduís, é de 06 à 10/07/15,  no entanto, dia 03 de julho chegou nas escolas municipais inexplicavelmente um ofício( ver abaixo) desfazendo   tudo que tinha sido acordado com  os professores, sindicato e a Secretária de Educação, ou seja, a PREFEITA DE JANDUÍS MAIS UMA VEZ IMPÕE SEUS CAPRICHOS, SUAS PIRRAÇAS, PARA PROVAR QUE  QUEM MANDA É ELA, IMPEDIU A REPOSIÇÃO DE AULAS DA GREVE NO RECESSO, determinou que não haveria funcionamento nas escolas municipais, no período do recesso escolar e ainda desrespeitando o calendário letivo acrescentou mais uma semana de recesso, aumentando ainda mais  o débito de dias letivos à ser pago.
                A nossa grande preocupação, fundamenta-se na falta de compromisso e responsabilidade por parte da administração  municipal em cumprir a carga horária letiva de 200 dias letivos como preceitua a Lei de Diretrizes e Bases-LDB, visto que já é praxe liberações indevidas de aulas pela administração violando o direito dos alunos em relação aos 200 dia letivos. Considerando também que muitos pais de alunos questionaram  com os professores, ligações para o sindicato essa mudança repentina  pois já sabiam do pagamento de dias da greve no recesso. Isso é absurdo! Em Janduís professores têm compromisso com a educação mesmo recebendo o piso de 2012, ainda!!! Querem repor os dias de paralisação de uma justa greve e a gestora  cria impecilho!!! Que essas atitudes inescrupulosas fiquem bem gravadas na memória da população de Janduís!!!

             Deixo aqui o meu REPÚDIO a tamanha  ABERRAÇÃO,  e conclamo aos colegas professores, pais, alunos e população em geral, Janduís precisa reagir e combater esse tipo governo, seja nas ruas, na justiça onde for preciso!!!  Não compreendo como um povo altivo e forte como o de Janduís tem  suportado tantos desmandos, injustiças VIOLAÇÕES DOS DIREITOS BÁSICOS E SOCIAIS ACOMODADOS! DEMOCRACIA JÁ!





SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE JANDUÍS

- SINDISERJ -

RUA: ADRIÃO FERNANDES – BAIRRO:CENTRO – JANDUÍS/RN

CEP: 59690-000  Fone :((84) 9922-9535






Ofício nº 018/2015

Janduís/RN, 15 de maio de 2015.



Ilma. Sra.

Sebastiana Adjasilva Pinheiro Gurgel

Sec. Municipal de Educação, Cultura e Desporto





                         Senhora Secretária,

                           O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís-SINDISERJ, através de sua Presidenta Profª Maria Luciene da Costa, vem por meio deste  diante o compromisso assumido pela categoria de professores de não prejudicar o alunado na sua carga horária letiva, solicitar uma reunião com a presença de um professor de cada instituição de ensino,sindicato e a Senhora Secretária para elaboração do calendário de reposição dos dias de paralisação da greve.

Atenciosamente,





Maria Luciene da Costa

Presidente/SINDISERJ


Por Luciene Costa
Presidente/SINDISERJ