Seguidores

terça-feira, 8 de setembro de 2015

JANDUÍS PRECISA PROCLAMAR INDEPENDÊNCIA




                7 de setembro, data comemorativa, a qual é comemorada civicamente  em muitos lugares no nosso países a “Independência do Brasil” mas algumas indagações são cabíveis em relação a tais  comemorações: INDEPENDÊNCIA DE QUEM?  SE NÃO HÁ LIBERDADE, SEGURANÇA,EMPREGO, RESPEITO AS LEIS, EDUCAÇÃO ,SAÚDE  ETC. E SIM CORRUPÇÃO, DESCASO DOS GOVERNANTES, AUMENTOS CONSTANTES, DESIGUALDADES SOCIAIS, MARGINALIDADE ETC.
            A nível local, município de Janduís, a situação piora ainda mais! Vivencia-se uma situação de desgovernabilidade e retrocesso alarmante, onde leis só existem no papel, sejam elas em favor de qualquer segmento da população. Me reporta mais particularmente a educação por ser a área que faço parte, porém  são todos os setores  afetados pela  incompetência e descompromisso  da atual gestão municipal, a qual conduziu o desenvolvimento do nosso município a estagnação e ao  caos.
        A população clama, mesmo sem ser da forma como deveria, unida,  organizada no coletivo reivindicando e  protestando nas ruas, mas de maneira isolada. Mas uma vez pais, professores  procuram o SINDISERJ, para denunciar atos improbos,  da gestora municipal, a qual  sem nenhum senso de responsabilidade viola, descumpre levianamente a carga horária letiva dos alunos. A qual além de ter dificultado o pagamento dos dias de greve como fora acordado, imprudentemente liberou aulas de uma semana, aumentando o recesso, ou seja,em Janduís já foi elaborado três calendários para o ano de 2015, e o que está “prevalecendo”, os próprios professores já perderam a conta dos dias letivos que  foram violados por liberações indevidas da administração municipal.
                    Só para ter uma idéia do tamanho do DESMANTELO e  DESRESPEITO à carga horária letiva, tem escola que repetiu o mesmo erro,aulas foram liberadas para organização do desfile do 7 de setembro, a Prefeita achando pouco ainda liberou o dia 8 de setembro  nas escolas municipais.  São esses tipos de atitudes que tornam um governante bom? Francamente, se tem alguém pensando assim eu só lamento, que pessoas que deveriam fazer diferença na sociedade pelo seu nível de politização, tenha regredido dessa forma.
             As pessoas que têm um mínimo de consciência e defendem uma administração ou um governo sério, com responsabilidade jamais compactua com esses tipos de  atos infringidores  seja de quem quer que for. E o pior é que as pessoas convivem com tudo isso como se fosse normal,  enquanto sabe-se que os alunos, pais, população, representantes do povo, qualquer um cidadão/ã tem direito de reclamar, protestar, denunciar, mesmo sabendo que infelizmente  muitas vezes as denúncias feita no MP, não surtem os efeitos que deveriam, mas sabemos que se aqui não tem solução existe outras instâncias superiores que podem ajudar, mas é aí que o povo precisa dos seus representantes para abraçar a causa,  engrossar a luta em prol de quem neles confiaram.
         Mediante essa desastrosa situação é preciso dar o grito de liberdade! Chega de tantos abusos de poder!  O povo não pode esquecer que” todo poder emana do povo e para o povo” o governante  é eleito para trabalhar  dentro dos princípios constitucionais,  cumprindo as leis,  tem o dever de trabalhar  servindo o povo indistintamente, promovendo o bem estar da população, e quando isso não acontece, o povo tem todo direito de cobrar, xingar, se organizar, protestar  e denunciar todo desmando  e abusos de poder.
Portanto,   não podemos nos acomodarmos diante  das inescrupulosidades  governamentais, o poder está nas mãos do povo, quando esse povo toma atitude e não se omite de ir à luta.
Um grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria.
(Friedrich Engels)


Por Luciene Costa
Presidente/SINDISERJ

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

JANDUÍS DOS CONTRASTES



            É intrigante  e revoltante para a população de Janduís em especial  os mais carentes e  que dependem  da péssima qualidade do serviço público do nosso município. Pois com é bem conhecido de todos janduienses que infelizmente  vivencia-se nessa atual administração municipal  um terrível contraste,  onde o que deveria ser prioridade, ou seja,   zelar pelo bem da coletividade, mantendo  as instituições  públicas  bem equipadas com materiais necessários para  bom atendimento da população, não acontece,  entretanto, recursos para promover festas são abundantes, como é de conhecimento de todos, Janduís é a cidade de eventos e festas promovidas pela equipe da administração municipal!Comprova-se os descasos  em cada roda de conversa,  que isso é fato em todos os setores da administração.
                     Na saúde ouve-se constantemente as reclamações   dos equipamentos de fazer exames  quebrados e as pessoas que não podem pagar  um exame particular  se for caso urgente morre,  outras reclamam de assistência que tinham antes que atualmente foram eliminadas. Em relação a educação não é diferente, inclusive aconteceu um episódio recentemente, no qual os alunos foram recebidos numa  escola em péssima condições de higiene. E segundo o que comenta-se que ao ser questionada a equipe responsável pela referida escola sobre o  motivo das áreas da escola estarem todas sujas, inclusive de fezes de pássaros, a justificativa dada é que por motivo da festa de aniversário da Prefeita, os/as responsáveis  por este serviço haviam chegados atrasados.  Mas  outra versão foi colocada por quem seria responsável pela  limpeza das áreas sujas, que não tinha  material de limpeza para fazer a  higiene do que estava sujo. E agora quem realmente está com a verdade?  Como é que pode logo após um dia de tantas festividades  em louvor da Prefeita, os alunos  que  têm direito a um ambiente limpo, agradável, com  recursos  e materiais  que favoreçam  sua aprendizagem  são recepcionados com as dependências principais da  escola suja? E os pais que vão deixar seus filhos calaram diante de tamanha aberração?  Mas uma vez repito, não foram essas as mudanças sonhadas pelos janduienses!
                        É sempre os mesmos erros, os  mesmos absurdos, cada dia piora a macabra situação de negligência, de incompetência, onde servidores municipais, alunos,  e a própria polulação  têm seus direitos constantemente violados. E por falar em violação,  o SINDISERJ foi informado que mais uma  vez na Permissão os alunos estão sendo prejudicados com liberações indevidas para organização do dia 7 de setembro, isso é vergonhoso! Em Janduís a carga horária letiva do aluno jamais fora cumprida! Uma greve  que se tem para pagar,  temos  buscado de todas as formas repor os dias de paralisação, acionando até mesmo o Ministério Público, nenhuma  solução é apresentada,porque  numa administração desastrosa  nesse nível não estão nem um pouco preocupados que  alunos sejam prejudicados.
      QUE OS CEGOS VEJAM E OS SURDO OUÇAM!

Por Luciene Costa
Presidente/SINDISERJ 

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

SINDISERJ É REPRESENTADO NO 13º CECUT


            O Sindicato dos Servidores Municipais de Janduís-SINDISERJ, está representado no 13º CECUT através do Secretário Geral Emiliano de Assis, o qual foi escolhido como delegado Titular em Assembleia Geral do referido sindicato.  O congresso estadual da Central Única dos Trabalhadores-CUT, está sendo realizado nos dias 02 e 03 de setembro de 2015 em  Mar Dunas em Nísia Floresta.


                                                               Emiliano de Assis

Por Luciene Costa
Presidente/SINDISERJ

EDITAL DE CONVOCAÇÃO




Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis- SINDISERJ.
Rua Adrião Fernandes , 220 – Centro – Janduis/RN
CEP 59.690.000 CNPJ 07.932.438/0001-57

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

         A Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis, com sede à Rua Adrião Fernandes, 220 – Centro, no uso das atribuições CONVOCA: todos/as profissionais da rede municipal de ensino, para reunir-se em Assembleia Geral, na sede do referido sindicato, no dia  04 de setembro de 2015, às 10h30min em primeira convocação com a presença de todos  e às 11h em segunda convocação com  a presença mínima de 20% (vinte por cento)  para discutir sobre a seguinte pauta:
·       Acolhida;
·       Informes;
·       Alteraçao de endereço na Receita Federal;
·       Reposição de greve.

Maria Luciene da Costa

Presidente/SINDISERJ


terça-feira, 18 de agosto de 2015

Prefeita de Janduís deixa o sindicato sem o Imposto Sindical


            O Imposto Sindical ou Contribuição Sindical é a contribuição anual equivalente a um dia de trabalho, que todo trabalhador, filiado ou não, dá por ano ao sindicato de sua categoria. O desconto é feito na folha de pagamento.  Tal contribuição deve ser distribuída, na forma da lei, aos sindicatos, federações,confederações e à "Conta Especial Emprego e Salário", administrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. [1] [3] O objetivo da cobrança é o custeio das atividades sindicais e os valores destinados à "Conta Especial Emprego e Salário" integram os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador.[1] A contribuição sindical está prevista nos artigos 578 a 610 da CLT [1] . Essa contribuição é a única que o trabalhador não sindicalizado é obrigado a pagar.
          A contribuição sindical foi instituída pela Constituição de 1937, conferindo aos sindicatos o poder de impor contribuições e exercer funções delegadas do Poder público. Em 1940, através de decreto-lei, essa contribuição foi denominada de imposto sindical e estabeleceu, entre outros, a época do recolhimento pelas empresas e indicou o percentual a ser distribuído pelos sindicatos às entidades de grau superior. A Constituição de 1988 preservou a contribuição sindical compulsória, mantendo assim a principal fonte de recursos dos sindicatos.[2]
        Atualmente, os recursos da contribuição sindical são distribuídos da seguinte forma: 60% para os sindicatos, 15% para as federações, 5% para as confederações, 10% para as centrais sindicais e 10% para a "Conta Especial Emprego e Salário", conforme o art. 589 da CLT.[3] 
          Desde a fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Municiais de Janduís-SINDISERJ, que a supracitada Contribuição sindical sempre foi recolhida  dos trabalhadores na esfera municipal pela Prefeitura  e repassada à Federação dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte –FETAM-RN, a qual faz a devida distribuição nos percentuais conforme o artigo 589 da CLT.
       Porém, esse ano além da administração municipal ter recolhido o Imposto Sindical atrasado, inexplicavelmente, não repassou como era de costume para a FETAM-RN, deixando assim, o SINDISERJ, sindicato de pequeno porte, sem sua fonte maior de arrecadação financeira, que é o Imposto Sindical. Fica a indagação, visto que a Prefeita não justificou  sua decisão.,
·         Qual o objetivo de tal atitude?
·         É para mostrar a tão propagada mudança que faria na sua gestão?
·         São essas as mudanças que a gestora municipal de Janduís  tem para beneficiar a classe trabalhadora?
·         Perseguindo, prejudicando a instituição representativa de classe e consequentemente  os/as servidores/as?
·         Além de não pagar o Piso dos professores, os quais não receberam reajuste em 2013,2014 e em 2015 não sabem o que ganham, pela instabilidade da briga judicial que se encontra, congelar o Plano de Carreira durante toda sua gestão, ou seja, violar impiedosamente os direitos trabalhistas, ainda tentar inviabilizar o trabalho do sindicato em prol dos trabalhadores/as janduienses?
·         Ou foi essa a maneira propícia para agradecer a FETAM-RN, a qual também foi prejudicada, e que tanto tem contribuído aqui em estudos do PCCR, no Plano Municipal de Educação, com orientações a “competente  equipe administrativa”?
        Apesar de tantas atrocidades, insensibilidades, absurdos e atitudes medíocres, vindas da atual administração, não nos surpreende, pois quando pensa-se que já se viu de tudo, sempre somos surpreendidos por algo pior.Contudo, não nos intimidaremos, nem  jamais deixaremos de lutar contra esses tipos de governos massacradores da classe trabalhadora, usurpadores da força de trabalho do ser humano, que não valorizam quem realmente mantém o serviço público funcionado, mesmo sem lhes serem proporcionadas as condições básicas para prestar um serviço público de qualidade, que não tem consciência do seu real papel de governar  dentro dos princípios constitucionais e nem compromisso o bem estar da coletividade.

DEIXO AQUI O MEU REPÚDIO A MAIS UMA ATITUDE DESRESPEITADORA, MEDÍOCRE, INSENSATA DA PREFEITA DE JANDUÍS QUE PRATICA MAIS UM ATENTADO CONTRA O SINDISERJ, E OBVIAMENTE, CONTRA A CLASSE TRABALHADORA, EM ESPECIAL OS SERVIDORES MUNICIPAIS!!!



Por Luciene Costa/
Presidente/SINDISERJ


Comunicação é a arte de ser entendido.

          Quero pedir desculpas aos leitores desse blog, pelo pequeno  período que passou sem ser atualizado por motivo de ocupação na parte burocrática do sindicato. Pois sabemos da importância de manter os/as nossos/as queridos/as leitores/as bem informados/as.
       Agradeço a compreensão.

Luciene Costa
Presidente/SINDISERJ

segunda-feira, 13 de julho de 2015

CONVOCAÇÃO




Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís - SINDISERJ. Rua Adrião Fernandes, 220 – Centro – Janduís/RN
CEP 59.690.970 - CNPJ 07.932.438/0001-57
                                                          CONVOCAÇÃO
                       A Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís - SINDISERJ, no uso de suas atribuições estatutárias, vem convocar todos os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal do SINDISERJ, para participar de uma reunião que irá ser realizada no dia 15 de julho de 2015 quarta-feira, às 08:h na sede do referido sindicato, para tratar de assuntos administrativos.
                       Contamos com a  participação de todos.

Maria Luciene da Costa
Presidente/SINDISERJ

sexta-feira, 10 de julho de 2015

EDITAL DE CONVOCAÇÃO



         
 
  Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis no 
         Estado do Rio Grande do Norte - SINDISERJ.
           Rua AdriãoFernandes , 220 – Centro – Janduis/RN 
         CEP 59.690.000 CNPJ 07.932.438/0001-57


                         EDITAL DE CONVOCAÇÃO


         A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduis, com sede à Rua Adrião Fernandes, 220 – Centro, no uso das atribuições CONVOCA: todos/as profissionais da rede municipal de ensino, para reunir-se em Assembleia Geral Extraordinária, na sede do sindicato, no dia 11 de julho de 2015, às 14h em primeira convocação com a presença de todos  e às 14h30min em segunda convocação com  a presença mínima de 20% (vinte por cento)  parra deliberarem sobre a seguinte pauta:
·        Acolhida;
·  Escolha de delegado para o 13º CECUT/RN.



                                         Janduis (RN), 09 de fevereiro de 2015





  

Maria Luciene da Costa
Presidente/SINDISERJ