PRINCÍPIO 7º dos DIREITOS das crianças
Toda criança tem direito de receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver suas habilidades. E como brincar também é um jeito gostoso de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e se divertir!
Na atual administração municipal de Janduís, no dia 12 de outubro é festa pública para as crianças, elas merecem.
O que não compreende-se é o fato de nenhuma data comemorativa na atual gestão, ser realizada nas escolas municipais, como dia das mães, dia das crianças, etc; isso com certeza torna mais difícil a participação da família na escola. Visto que nestas datas eram momentos propícios de levar as famílias a interagir com a escola, porém, sabe-se que em "administrações de faxadas" onde o real papel de um/a gestor/a competente não é desempenhado, geralmente se utilizam desses artifícios, para tentarem obscurecer a realidade patente a clara como águas cristalinas, tendo em vista que alguns ainda se deixam ludibriar por essas artimanhas.
Mas é preciso lembrar que "as minhas crianças" além de ovos de páscoa, festa no dia 12 de outubro, têm DIREITO a 200 dias letivos, descumpridos escancaradamente pela administração municipal, só na semana passada foram violados 2 dias: dia da padroeira, feriado municipal incluso no calendário letivo, dia 06(segunda-feira), por causa da eleição que aconteceu no domingo, mas as escolas já tinham sido entregues, e são arrumadas cedo, fato que não justifica a liberação. No final do ano será apresentado a sociedade, principalmente aos pais o número de dias letivos tirado dos alunos não pelos professores, que SEM PISO SALARIAL, SEM PCCR, DESRESPEITADOS E DESVALORIZDOS, não ousam tirar um dia de aula dos discentes, mas sim, por quem não tem compromisso com a educação e ainda querem aparecer como promotores do IDEB... parece até piada! Mas sobre isso trataremos posteriormente. Voltando para "as minhas crianças" elas também têm DIREITO de estudar em um ambiente limpo e saudável, e pra quem não sabe, no ensino infantil, já aconteceu de crianças não ficaram dentro da sujeira porque a professora, teve que antes de exercer a docência dar uma de faxineira, isso é fato, sem falar nas polêmicas cotidianas exigindo que professores façam o que não é de sua competência. Se está faltando ASG. de quem é a competência de resolver o problema?
Mas é obvio que não resolve, coisas mas simples, básicas, com trocar lâmpadas em uma sala de aula espera-se mais de 2 meses, e só resolvido graças as eleições, sem falar nos recursos pedagógicos indispensáveis no ensino infantil, para o processo de alfabetização que não temos, é um absurdo, é de pasmar a realidade que fica em off. O que constata-se é que material para se trabalhar em sala de aula tudo é muito difícil, mas para exibição de murais,são as coisas mais belas, comprobatoriamente, tudo de faxada!
Então sugere-se, mas sensibilidade com o dia- a-dia da sala de aula das "minhas crianças" do ensino infantil, se a pirraça é contra os professores, as crianças não podem ser penalizadas, vivenciando situações de aprendizagem onde quase nenhum recurso material concreto lhes é disponibilizado. Não adianta fazer festa na rua, e as "minhas crianças" serem abandonada, no sentido de não ter os recursos pedagógicos necessários para o desenvolvimento cognitivo no cotidiano nas salas de aula. No entanto, para os pais,para sociedade, transparece que tudo está as mil maravilhas, e até é fácil e continuará sendo, gestores/as camuflar a realidade quando não se tem famílias conscientes do dever de cobrar, e também de atuar mais efetivamente na educação dos seus filhos,e mais presentes no ambiente escolar,enquanto não tiver uma sociedade fiscalizadora, questionadora, que realmente saiba e cobre de governantes o que é de competência
das administrações.
Portanto, é sempre bom lembrar: NO DIA QUE O POVO ACORDAR OS GOVERNANTES NÃO CONSEGUIRÃO DORMIR!!!
ACORDA POVÃO!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário