Creches e pré-escolas ainda são precárias
Um raio X da Educação Infantil revela como nossas creches e pré-escolas ainda são precárias.
"Vimos crianças lidando com um pedaço minúsculo de massa de modelar, já desbotada de tanto uso, e esse era o único material disponível. Encontramos também escorregadores e balanços quebrados, problemas graves de adequação do espaço, de infraestrutura..." O relato da professora Maria Malta Campos é desalentador. E essas foram apenas algumas das cenas lamentáveis que ela testemunhou ao coordenar a pesquisa Educação Infantil no Brasil: Análise Qualitativa e Quantitativa.
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"A formação e a carreira dos profissionais desse setor ainda precisam, e muito, de atenção e ações efetivas por parte do poder público."
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"O fato de a qualidade da pré-escola influir positivamente na aprendizagem da leitura e da escrita no início do Ensino Fundamental reforça a relevância de garantir ambientes de nível adequado na Educação Infantil", sentencia o estudo.
Janduís não foi pesquisada, mas está dentro desse lamentável contexto de precariedade. Para trabalhar com crianças, em especial de ensino infantil, é necessário e indispensável materiais concretos e lúdico para que as criancinhas possam interagir e aprender de maneira prazerosa e agradável. Porém não se encontra na escola de ensino infantil um jogo sequer para se trabalhar com as crianças, a atual situação, ou seja, as devidas CONDIÇÕES DÍGNAS DE TRABALHO, para que se preste um SERVIÇO PÚBLICO DECENTE, nem em sonho se tem! Até o ultrapassado mimeógrafo para rodar as atividades encontram-se todos desmantelados a quase quinze dias. Vale lembrar que não é "ESSE TIPO DE ESCOLA QUE SE QUER PARA OS FILHOS JANDUIENSES" onde os mais básicos e elementares materiais que precisa-se para trabalhar não temos,e até uns dos livros, ou seja, 3 caixas de livros infantis do acervo da escola não foram compradas com os recursos da própria escola mas desviados de onde não deveriam! Como desenvolver um bom trabalho nessa modalidade de ensino quando o recurso pedagógico garantido que o professor tem é a sua voz? Como cobrar dos professores qualidade do ensino quando não são disponibilizados os recursos pedagógicos necessários! Os professores de Janduís além de ter seus direitos constantemente violados, sem PISO, sem PLANO, são assediados e humilhados em público pelos gestores, ainda tem que se virar numa sala de ensino infantil como diz o adágio popular: Com a cara e a coragem! Francamente! É muito DESGOVERNO, DESMANTELO, DESCOMPROMISSO, DESQUALIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA, num município tão pequeno.
Janduís, Janduís, uma cidade tão pequena com problemas de um pais!
Um raio X da Educação Infantil revela como nossas creches e pré-escolas ainda são precárias.
"Vimos crianças lidando com um pedaço minúsculo de massa de modelar, já desbotada de tanto uso, e esse era o único material disponível. Encontramos também escorregadores e balanços quebrados, problemas graves de adequação do espaço, de infraestrutura..." O relato da professora Maria Malta Campos é desalentador. E essas foram apenas algumas das cenas lamentáveis que ela testemunhou ao coordenar a pesquisa Educação Infantil no Brasil: Análise Qualitativa e Quantitativa.
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"A formação e a carreira dos profissionais desse setor ainda precisam, e muito, de atenção e ações efetivas por parte do poder público."
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"O fato de a qualidade da pré-escola influir positivamente na aprendizagem da leitura e da escrita no início do Ensino Fundamental reforça a relevância de garantir ambientes de nível adequado na Educação Infantil", sentencia o estudo.
Janduís não foi pesquisada, mas está dentro desse lamentável contexto de precariedade. Para trabalhar com crianças, em especial de ensino infantil, é necessário e indispensável materiais concretos e lúdico para que as criancinhas possam interagir e aprender de maneira prazerosa e agradável. Porém não se encontra na escola de ensino infantil um jogo sequer para se trabalhar com as crianças, a atual situação, ou seja, as devidas CONDIÇÕES DÍGNAS DE TRABALHO, para que se preste um SERVIÇO PÚBLICO DECENTE, nem em sonho se tem! Até o ultrapassado mimeógrafo para rodar as atividades encontram-se todos desmantelados a quase quinze dias. Vale lembrar que não é "ESSE TIPO DE ESCOLA QUE SE QUER PARA OS FILHOS JANDUIENSES" onde os mais básicos e elementares materiais que precisa-se para trabalhar não temos,e até uns dos livros, ou seja, 3 caixas de livros infantis do acervo da escola não foram compradas com os recursos da própria escola mas desviados de onde não deveriam! Como desenvolver um bom trabalho nessa modalidade de ensino quando o recurso pedagógico garantido que o professor tem é a sua voz? Como cobrar dos professores qualidade do ensino quando não são disponibilizados os recursos pedagógicos necessários! Os professores de Janduís além de ter seus direitos constantemente violados, sem PISO, sem PLANO, são assediados e humilhados em público pelos gestores, ainda tem que se virar numa sala de ensino infantil como diz o adágio popular: Com a cara e a coragem! Francamente! É muito DESGOVERNO, DESMANTELO, DESCOMPROMISSO, DESQUALIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA, num município tão pequeno.
Janduís, Janduís, uma cidade tão pequena com problemas de um pais!
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