Nada se tem contra ornamentação da cidade, seja para Copa futebolística ou quaquer outro evento. O que na verdade é passível de questionamento é o que realmente deveria ser prioridade numa gestão pública de um município pequeno, no qual a população na sua grande maioria são pessoas de baixa renda ou sem nenhuma renda, que sobrevive de Programas do governo Federal.
Pelo que percebe-se, é notável uma grande preocupação da atual administração em “mascarar” o desequilíbrio dessa gestão ou mesmo o DESgoverno em que se encontra o nosso município tentando“enfeitar”, “encobrir” com falsa aparência e festividades a omissão de um trabalho sólido voltado para o bem comum da coletividade. A capa bonita é válida quando no interior tem conteúdo!
Diante de tantas fantasias é mister que se faça alguns questionamentos de como estão caminhando os setores de:
Educação: estruturas físicas dos estabelecimentos de ensino, equipamentos, merenda escolar dentre outas?
O transporte escolar, como está as condições de funcionamento desses transportes e como está sendo transportados o alunado do nosso município?
Como estão as estradas de rodagem por onde trafegam esses transportes escolares oficiais ou contratados?
Como está as ruas da nossa cidade em relação a iluminação, esgotos, matagais, lixo etc;
Quais as políticas públicas voltadas para benefício da tão sofrida e carente população de Janduís?
Em relação aos DIREITOS dos servidores públicos municipais, como está a situação? E também em relação aos alunos, seus direitos são cumpridos?
Na saúde, no setor de habitação, na assistência social, etc. ?
O resultado ou as respostas dessas questões nos leva a refletir o que realmente deveria ser PRIORIDADE em uma administração pública municipal e o que é que temos atualmente!
É preciso e em caráter de urgência que seja feito um trabalho de conscientização dos menos esclarecidos, sobre qual o verdadeiro papel de um administrador que tem compromisso de administrar para o desenvolvimento municipal e contribuir para o crescimento do poder aquisitivo da população. Em contraste aos administradores que não cumprem seu real papel, oportunizam-se e tentam ao invés prestar o trabalho que deveria aos seus munícipes, ludibriar e consolar com práticas fúteis, como se o povo fosse criança, que se acalenta com qualquer "coisitas".
Para ajudar nessa reflexão deixo aqui algumas diretrizes de um bom administrador público para serem contrastada com a nossa realidade.
Diretrizes de Governo
1 - Gestão democrática, inclusiva, transparente, difundindo o conceito de pertencimento
“A cidade é de todos e a gestão deve ser direcionada para que todos se sintam incluídos e contemplados com as políticas públicas, atendendo prioritariamente as pessoas em condições de vulnerabilidade social”;
• Administração participativa (planejamento, orçamento, implementação),criativa, técnica (competente e de qualidade) e altamente conhecedora das políticas públicas, que devem atender prioritariamente as pessoas em condições de vulnerabilidade social;
• Valorização dos Conselhos Municipais, ampliando a participação popular no planejamento, efetivação e avaliação das políticas públicas.
2 - Rigor na aplicação dos recursos públicos e no controle
3 - Valorização do servidor público de carreira
“Humanizar as relações, capacitar, acolher, permitindo o aperfeiçoamento contínuo dos processos de trabalho e o atingimento de um elevado padrão de qualidade dos serviços prestados, tendo como foco principal a atenção e satisfação do usuário (humanização)”;
4 - Integração
• Integração entre as secretarias e departamentos:
“Sentido de teia, rede. Integração de políticas públicas e projetos”
• Ações integradas com as prefeituras próximas e capital, principalmente nas áreas de saúde, meio ambiente, transporte, estradas, arborização;
• Contínua articulação com os governos federal e estadual;
• Integração com as diferentes e diversas entidades, empresas, pessoas;
5 - Planejamento Urbano & Rural – Plano Diretor como instrumento de desenvolvimento
6 - Educação democrática, participativa, libertadora
• Todos têm direito a uma educação de qualidade e a aprender na escola”;
7 - Direito de ir e vir, colher e vender
“Estradas rurais boas e trafegáveis com qualquer clima”
8 - Uma cidade viva
• Uma cidade acolhedora, bonita, arborizada, pavimentada e feliz.
9 - Cultura como parte integrante da cidade e de seu povo e não apenas como evento cultural sazonal, temporário
10 - Desenvolvimento econômico, cultural e social
• Ações para rever a estratégia de desenvolvimento;
• Buscar as vocações, desenvolvimento de pólo industrial, de comércio e serviços;
• Turismo como desenvolvimento – ação empreendedora.
• Oportunidades de turismo em esportes, cultura, lazer, meio rural, etc.
11 - Preparação das lideranças e do secretariado
• Avaliação das Lideranças;
• Treinamento em relação à metodologia de trabalho.
Professora,Cidadã que paga impostos e tem o direito de cobrar os serviços públicos básicos e indispensáveis que se tem direito.
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