Seguidores

domingo, 15 de junho de 2014

Prefeitura de Natal vai decretar estado de calamidade



A prefeitura de Natal vai decretar estado de calamidade pública ou emergência na capital após dois dias seguidos de chuvas que culminaram em deslizamentos de terra, desmoronamentos e alagamentos na cidade.

Um gabinete de crise foi criado, englobando diversos órgãos municipais, e deverá se reunir amanhã com um diagnóstico sobre as áreas de risco, base para a adoção de medidas.
CedidaPrefeito Carlos Eduardo se reúne no gabinete e determina que todas as secretarias fiquem em alertaPrefeito Carlos Eduardo se reúne no gabinete e determina que todas as secretarias fiquem em alerta

“Não há registro de vítimas até agora. Mas vários locais enfrentam problemas de alagamento pelo excesso de água sobrecarregando o sistema de lagoas do município”, informou a prefeitura, em nota. Ao menos 50 casas e dois edifícios foram evacuados neste sábado (14).

O estado de calamidade ou emergência, disse a prefeitura, será decretado para que tome as medidas necessárias para a recuperação das áreas atingidas.

Morador do Edifício do Aldebarãn, em Areia Preta, o médico otorrinolaringologista Pedro Cavalcanti lamenta que, após o deslizamento de terra ocorrido ontem, os órgãos de Defesa Civil do Município não tenham adotado medidas para impedir o agravamento da situação. Além da retirada de terra e interdição da avenida, ações como processo de escoramento e coberturas por meio de lonas plásticas para evitar que a enxurrada acelerasse o processo de erosão.

“Não sou engenheiro, mas no mínimo, seria necessário lonas nos barrancos para diminuir o problema, uma vez que as chuvas continuaram durante todo o dia de hoje”, disse.
Magnus Nascimento/celularEdifícios são evacuados em Areia Preta, deslizamento de terra causa prejuízosEdifícios são evacuados em Areia Preta, deslizamento de terra causa prejuízos

O médico deixou o apartamento no final da tarde deste sábado, antes do alerta do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para evacuação do prédio. Cavalcanti conta que o lobby e garagem já estavam inundados desde às 16h de hoje, quando uma nova tromba de água arrastou um muro que se chocou contra um poste de iluminação pública e ameaça cair. “O sentimento entre os moradres é de medo. O risco de desabamento existe e a situação é ainda mais grave hoje do que ontem. A maior parte dos moradores deixaram o prédio antes ou agora com a notificação dos Bombeiros”, afirmou.

Chuva
Por preocupação, a Defesa Civil do município e o Corpo de Bombeiros orientaram a evacuação de dois edifícios na praia de Areia Preta que ficam ao lado de uma escadaria que rompeu e cujo terreno cedeu carreando uma grande quantidade de material para a avenida Sílvio Pedroza.
DivulgaçãoImagens de satélite mostram nuvens sobre o litoral leste potiguarImagens de satélite mostram nuvens sobre o litoral leste potiguar

Equipes da prefeitura estão trabalhando no local no atendimento das famílias que tiveram que ser evacuadas.
Também houve deslizamento na rua do Condor em função de um muro de arrimo ter cedido.

“O prefeito Carlos Eduardo determinou estado de alerta na cidade, deixando todas as secretarias com equipes, material e veículos de sobreaviso durante a noite de hoje e enquanto durar essas chuvas”, informa ainda a nota oficial.
Medidas

O prefeito Carlos Eduardo está reunido com membros das diversas secretarias e da procuradoria geral do município, na sede da Prefeitura. Segundo ele, a situação está sendo monitorada por várias equipes. A expectativa é ter, até as 12h de amanhã, um relatório completo sobre as áreas de risco e os problemas decorrentes das chuvas.

As famílias das áreas evacuadas estão sendo encaminhadas para casas de familiares ou para escolas municipais próximas, que vão servir de abrigos. A cidade registra cerca de 78 pontos de alagamento.

Copa
A chuva afeta Natal desde ontem, dia em que México e Camarões se enfrentaram pela Copa do Mundo, no primeiro jogo do Mundial realizado na Arena das Dunas. O México venceu a partida por 1x0.

Além da chuva, problemas no transporte público – incluindo greve dos motoristas de ônibus e oferta insuficiente de táxis - dificultaram a chegada dos torcedores ao estádio.

O próximo jogo na arena será realizado nesta segunda-feira (16). O duelo ocorrerá entre as seleções de Estados Unidos e Gana.

A área afetada pelos deslizamentos de terra é um dos acessos à região hoteleira em que estão hospedadas as seleções do México e dos estados Unidos. Os hotéis estão de 6 km a 10km desse trecho.

SERVIÇO
O telefone da Defesa Civil do Município ficará de plantão durante toda a noite. Os casos de urgência e necessidade de atendimento devem ser relatados no 3232-2525.

A Prefeitura informa ainda que utilizará os serviços do twitter alerts através do perfil @156natal para passar novas informações relevantes para a população.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário