Seguidores

terça-feira, 9 de setembro de 2014

JANDUÍS, O LUGAR DO PODE TUDO




Volta-se a tratar do polêmico “7 de setembro” em Janduís, como foi esclarecido em uma postagem publicada nesse blog, no dia 07/09/2014 intitulada, “Independência e Liberdade já”, na qual mencionou-se que a secretaria de educação do município não tem uma linha de trabalho única para todos as escolas municipais, visto que houve indevida liberação de aulas dois dias na zona rural para os preparativos do “desfile cívico”, enquanto que na cidade tudo foi preparado no contra turno, hoje, 08 de setembro fomos surpreendidos por mais uma VIOLAÇÃO do DIREITO do aluno no que diz respeito a carga a horária letiva. A qual comprova o que se denuncia em relação o desrespeito aos 200 dias letivos preceituados na LDB, as escolas municipais Antônia Eurli de Brito, a Prisco Serafim e a José Tomaz hoje, dia letiv,o estão de portas fechadas para o alunado. O motivo de mais uma liberação não se sabe, tendo em vista que o dia 7 de setembro mesmo sendo um feriado nacional e ter sido num domingo está contido no nosso calendário letivo, isso implica que quem participou das atividades domingo não poderia jamais folgar na segunda-feira, não justifica a liberação da segunda, consequentemente para o alunado da zona rural o 7 de setembro lhes tirou 3 dias de aulas. Mediante os fatos questiona-se:
·         As escolas da zona rural foram destituídas da Secretaria Municipal de Educação-SEMECD?
·         As escolas municipais não têm que seguir uma mesma linha de trabalho?
·         As diretrizes da SEMECD não são as mesmas para todas escolas do município?
·         É legal a retirada de aulas dos alunos 3 dias em função de um 7 de setembro?
·         Onde é que fica a lei de diretrizes e bases que garante o mínimo de 200 dias letivos
 aos alunos?
·         Quem responderá pelas autorizações das liberações indevidas das aulas?
·         Alguém pensou no prejuízo  para os educandos em mais três dias sem aulas sem falar nos tantos outros dias letivos que também foram violados esse ano?
·         Já imaginaram se fosse uma PARADA de três dias realizada pelos profissionais da educação reivindicando o Piso de 2013 e 2014, cumprimento do Plano de Carreira do Magistério e tantos outros direitos nossos que são desrespeitados, o quanto a “administração” municipal estaria bradando nos quatro cantos do município o grande prejuízo na aprendizagem do aluno?
·         Até quando os profissionais da educação, servidores em geral em cada seguimento e  a própria população janduiense calará diante tantos desmandos?

Porquanto, é mister que essas práticas sejam propagadas para que a população seja conhecedora, e os pais saibam o direito que eles têm de denunciar ao Ministério Publico o descaso dessa administração com a educação do nosso município.  Quem tem motivos suficientes, justos para fechar as escolas, deflagrar greve é quem mantem  o ensino, mesmo sendo desrespeitados, desvalorizados de público. É inaceitável que uma administração municipal que não valoriza os profissionais do serviço público em especial os da educação, até porque em Janduís já virou praxe os professores serem tratados como lixo, ainda ter o desplante de bagunçar a carga horária do aluno!
 Apesar da omissão dos que têm o dever de fiscalizar o cumprimento das leis, mas só podem tomar as medidas cabíveis se os principais prejudicado (alunos, pais de alunos menores) representantes do povo formularem denuncias oficiais a quem é de competência  punir os infratores. E já é hora de acordar do sono da indiferença, da omissão, e reagir contra esses tipos de gestores municipais que não têm o mínimo de compromisso a causa pública.

“O POVO NÃO DEVE TEMER O SEU GOVERNO. O GOVERNO É QUE DEVE TEMER O SEU POVO”

Por Luciene Costa
Professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário