Seguidores

terça-feira, 7 de julho de 2015

PREFEITA DE JANDUÍS IMPEDE REPOSIÇÃO DE GREVE E VIOLA CALENDÁRIO LETIVO



        
        Em Janduís, pequeno município do RN,  os servidores  municipais, em especial os professores,  categoria que mais tem sido  desvalorizada na atual administração, têm vivenciado as maiores aberrações e situações de descasos e desrespeitos. Na verdade não é apenas na área da educação que os desmandos acontecem, sabe-se nos bastidores que são em todos os setores dessa administração que nada caminha bem.
         Apesar da desesperada tentativa dos que fazem parte da administração municipal de maquiar a triste realidade de desgovernabilidade que se encontra o nosso município, é palpável e visível o despreparo, a incompetência e as consequências de tudo isso.
         .Um dos grandes problemas conhecido por  toda população janduiense é a CENTRALIZAÇÃO DE PODER na gestora municipal, a qual não tem  CONFIANÇA na  sua equipe, nem dá AUTONOMIA  ao secretariado para solucionar problemas em suas respectivas pastas.
           Reportando a educação, mais uma vez a Prefeita comprova com suas atitudes ANTIDEMOCRÁTICAS, DITADORAS, DESRESPEITADORA E VIOLADORA, que os princípios de uma administração pública pautada na Constituição Federal, na sua gestão, jamais serão cumpridos.
            Como é do conhecimento de todos os professores  da rede municipal fizeram greve por um período de dois meses,( março e abril /2015), reivindicado cumprimento do Piso, que desde o início de sua gestão em 2013 deixou vergonhosamente de ser reajustado, Plano de Carreira, que também a mesma descumpre totalmente desde o início de sua gestão, dentre outras várias justas reivindicações.
              Os professores, mesmo diante uma terrível situação de desvalorização, assumiram o compromisso de repor os dias de paralisação para não prejudicar o alunado na sua carga horária letiva. Então logo após o encerramento da greve o SINDISERJ encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Educação solicitando uma reunião para elaboração do calendário de reposição da greve, para que os docentes pudessem logo começar pagar aulas, o qual foi elaborado e distribuído nas escolas municipais, no qual na semana de recesso, os professores grevistas pagariam aula e não teriam recesso.
               O período de recesso, de acordo com o “terceiro calendário”  elaborado para 2015 no município de Janduís, é de 06 à 10/07/15,  no entanto, dia 03 de julho chegou nas escolas municipais inexplicavelmente um ofício( ver abaixo) desfazendo   tudo que tinha sido acordado com  os professores, sindicato e a Secretária de Educação, ou seja, a PREFEITA DE JANDUÍS MAIS UMA VEZ IMPÕE SEUS CAPRICHOS, SUAS PIRRAÇAS, PARA PROVAR QUE  QUEM MANDA É ELA, IMPEDIU A REPOSIÇÃO DE AULAS DA GREVE NO RECESSO, determinou que não haveria funcionamento nas escolas municipais, no período do recesso escolar e ainda desrespeitando o calendário letivo acrescentou mais uma semana de recesso, aumentando ainda mais  o débito de dias letivos à ser pago.
                A nossa grande preocupação, fundamenta-se na falta de compromisso e responsabilidade por parte da administração  municipal em cumprir a carga horária letiva de 200 dias letivos como preceitua a Lei de Diretrizes e Bases-LDB, visto que já é praxe liberações indevidas de aulas pela administração violando o direito dos alunos em relação aos 200 dia letivos. Considerando também que muitos pais de alunos questionaram  com os professores, ligações para o sindicato essa mudança repentina  pois já sabiam do pagamento de dias da greve no recesso. Isso é absurdo! Em Janduís professores têm compromisso com a educação mesmo recebendo o piso de 2012, ainda!!! Querem repor os dias de paralisação de uma justa greve e a gestora  cria impecilho!!! Que essas atitudes inescrupulosas fiquem bem gravadas na memória da população de Janduís!!!

             Deixo aqui o meu REPÚDIO a tamanha  ABERRAÇÃO,  e conclamo aos colegas professores, pais, alunos e população em geral, Janduís precisa reagir e combater esse tipo governo, seja nas ruas, na justiça onde for preciso!!!  Não compreendo como um povo altivo e forte como o de Janduís tem  suportado tantos desmandos, injustiças VIOLAÇÕES DOS DIREITOS BÁSICOS E SOCIAIS ACOMODADOS! DEMOCRACIA JÁ!





SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE JANDUÍS

- SINDISERJ -

RUA: ADRIÃO FERNANDES – BAIRRO:CENTRO – JANDUÍS/RN

CEP: 59690-000  Fone :((84) 9922-9535






Ofício nº 018/2015

Janduís/RN, 15 de maio de 2015.



Ilma. Sra.

Sebastiana Adjasilva Pinheiro Gurgel

Sec. Municipal de Educação, Cultura e Desporto





                         Senhora Secretária,

                           O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís-SINDISERJ, através de sua Presidenta Profª Maria Luciene da Costa, vem por meio deste  diante o compromisso assumido pela categoria de professores de não prejudicar o alunado na sua carga horária letiva, solicitar uma reunião com a presença de um professor de cada instituição de ensino,sindicato e a Senhora Secretária para elaboração do calendário de reposição dos dias de paralisação da greve.

Atenciosamente,





Maria Luciene da Costa

Presidente/SINDISERJ


Por Luciene Costa
Presidente/SINDISERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário