Seguidores

sexta-feira, 1 de abril de 2016

E ASSIM CAMINHA A EDUCAÇÃO DE JANDUÍS

         Hoje cedo alguns pais de alunos da comunidade da Permissão ligaram descontentes para contestar mais uma liberação ontem(31/03) das aulas na E.M.Antônia Eurli no ano de 2016, visto que o ano letivo no município já começou sendo violado como sempre, pela própria administração municipal que nunca teve o mínimo de respeito pelo alunado, a qual viola o calendário letivo logo no primeiro dia de aula, caso concreto em 2016 que não foi com os alunos , apenas com os professores organizando o que deveria ter sido arrumado antes, mas a incompetência como sempre tem predominado na equipe administrativa.
       Motivo da liberação das aulas na Antônia Eurli: FALTA DE MERENDA ESCOLAR! E segundo os denunciantes a merenda não está sendo servida de acordo  com cardápio e que eles não suportam mais tanto descaso na educação dos seus filhos.
Na verdade  hoje a administração acha muito cômodo usar a greve feita em 2015 na rede municipal de ensino como “bode expiatório” para a queda de aluno no município, mas não quer enxergar  a desastrosa realidade de desorganização, falta de planejamento, tanto na parte pedagógica, administrativa nas escolas, como na parte da coordenação de compra da merenda escolar e tantos outro motivos que tem causado a descredibilidade educacional no município.
     E os pais falaram com muita autenticidade, “no ano passado onde nossos filhos estudaram, (no caso os que transferiram para o Santo Antônio, Caraúbas),não tinha essas liberações, lá as coisas funcionavam com normalidade”. Dificuldades financeira? Sempre existiu em todas gestões passadas, mas jamais aconteceu um desequilíbrio administrativo tão catastrófico como o que vivencia-se na atual gestão.  Vale lembrar também a falta de autoridade das direções das escolas municipais, fato real comprovado, em que atitude disciplinar de aluno em escola é desfeita pela municipalidade, desrespeitando totalmente quem está à frente  da gestão escolar, isso é ridículo! Desmoralizante!
       De que adianta os profissionais da educação se esforçarem, dar o melhor de si pela educação, buscarem os alunos, se em contrapartida tem uma administração destruidora,espalhafatosa que desrespeita os direitos de todos, não mantém a  educação nos padrões normais, e que por motivos banais que poderiam ser resolvidos na própria escola, a gestora escolar já impõe a transferência do aluno, ou seja, ao invés de manter o aluno no município o manda embora!
        Conselhos existem, mas infelizmente em Janduís conselhos existem só no papel, não atuam! É  muito difícil o trabalho voluntário, a dificuldade começa na composição dos conselhos, a sociedade não quer participar, muitos que estão na composição desses conselhos acham que exercer seu papel de conselheiro, ou seja, fiscalizar, cobrar denunciar irregularidades é estar contra a gestão municipal. É necessário a conscientização e sensibilização da população que  o controle social só acontece se cada um compreender seu papel e importância nos conselhos de controle social.

       Na quarta- feira 30/03 foi renovado o CAE-Conselho  Municipal de Alimentação  Escolar, qualquer  irregularidade os pais, alunos e a própria população  é só acionar os elementos que o compõe , inclusive eu,conforme decreto abaixo:

Ainda que não sejam respeitadas as reivindicações, mas já dizia Rui Barbosa:
Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!

Por Luciene Costa
Presidenta/SINDISERJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário