Seguidores

quinta-feira, 12 de maio de 2016

CARDÁPIO SÓ NO PAPEL!!!

          Conselho de Alimentação  Escolar- CAE, ´´é renovado em Janduís, e como representante dos Professores , eu Maria Luciene da Costa, sou titular.  O ideal seria que os componentes do CAE, passasse nas escolas municipais, nas salas de aulas para que os alunos conhecessem também os componentes do referido conselho e sua finalidade. Porém não houve articulação para isso, apesar da orientação da nutricionista para que as escolas fossem visitadas pelos conselheiros antes da reunião prevista. Mas mesmo individualmente fui as escolas da zona urbana,  ver como está sendo armazenada a merenda,  conversar com alunos e professores,e o que comprova-se é que o CARDÁPIO da escola é fictício, ou seja , não é cumprido, inclusive no dia da visita a merenda não condizia com o que estava prescrito para aquele dia.  Segundo informações, a merenda muitas vezes é improvisada de última hora chegando a ser servida  com quase uma hora de atraso.
     Outro fato estranho é que sempre nas escolas municipais de Janduís usava-se o leite de gado na merenda escolar, e o que constatei nas geladeira foram leite de pacotes do programa do leite do Governo Federal, e ao questionar sobre o leite justificaram que é porque sobra leite do programa e é distribuído nas escolas. Mas será que sobra realmente? Ou estão violando o direito de quem deve receber o leite ou diminuindo a quantidade indevidamente para mandar para as escolas, hospital etc.  Até porque já se ouviu tantas reclamações ou comentários em bastidores  da má distribuição desse leite! Quais os critérios usados? Afinal aqui em Janduís quem faz esse acompanhamento da distribuição desse leite? Existe fiscalização?   Onde estão os que têm o dever de fiscalizar os atos do Executivo?
            Sei que é muito difícil o trabalho voluntário, e por essa razão a maioria dos conselhos existem apenas no papel, os conselheiros não atuam como devem, mas é preciso que tenha sensibilização de todos que fazem parte dos diversos conselhos de controle social para desempenharem suas funções, pois só quem perde com essa omissão é a própria população, pois os que estão no poder se oportunizam da falta de fiscalização  para  fazer  da forma que melhor lhes favoreça desrespeitando e violando o direito da população.




Luciene Costa
Membro/CAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário