Seguidores

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A LUTA É CONSTANTE!


Os trabalhadores,  servidores públicos  são quem realmente sustentam os serviços públicos com sua força de trabalho.  Para que a sociedade usufrua os direitos sociais  garantidos no Art. 6º  da Constituição Federal como  a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a  proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, dentre outros, é impossível sem o emprego da força de trabalho do trabalhador, o qual deve ser pago com salários justos que permita-lhe  condições digna de sobrevivência. Porém a realidade vivenciada pela classe trabalhadora é de desrespeito aos direitos trabalhistas garantidos constitucionalmente. Os governantes  de todas as esferas governamentais  precisam ter um "novo olhar"  sobre essa questão,   entender e reconhecer a importância da classe trabalhadora no desenvolvimento em geral,  perceber que sem essa força de trabalho o serviço público para!  Nada funciona e fica um verdadeiro caos.
Os servidores públicos não podem abrir mãos dos direitos que tem, cabe aos governantes mediantes as dificuldades financeiras, abrir diálogo com os trabalhadores através do seu sindicato. É imprescindível que aconteçam as negociações, buscando soluções de maneira que não aconteça violação das leis trabalhistas nem prejuízo financeiro para os trabalhadores. São constantes as percas salariais, o achatamento salarial, o extrapolamento  da carga horária, dos servidores que muitas vezes ao invés de ganhar hora extra, acaba doando muito do seu tempo, exercendo tarefas que não condizem com sua função dentre outros absurdos que comumente acontecem nas instituição públicas, especialmente com os menos esclarecidos acerca dos seus direitos.
A macabra realidade é que muitos trabalhadores, não buscam unirem-se em associações, sindicatos para oficialmente lutar por condições dignas, adequadas para desenvolver seu trabalho. Na maioria das vezes quando associam-se, omitem-se de participar ativamente das atividades desenvolvidas pelo sindicato que faz parte, como se apenas ser sócio, sem participar fosse suficiente! É mero engano! Na luta pelo Trabalho Decente, por um serviço público de qualidade, por condições dignas de trabalho, pelo cumprimento dos Diretos Trabalhistas, todos devem estar unidos no mesmo objetivo, infelizmente, ainda há muito o que avançar para construir essa consciência.

                                                                                  Luciene Costa/Presidente-SINDISERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário