Seguidores

quinta-feira, 18 de julho de 2013

SEM A JUSTA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES NÃO PODE CONTINUAR

No dia 16/07/13 o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís-SINDISERJ reuniu mais uma vez os profissionais da educação na Câmara Municipal  as 15h para discutir meios de solucionar a problemática salarial  vivenciada por essa categoria tão desvalorizada. Esteve presente colaborando nos debates a Vice-Presidente da FETAM-RN, Professora Francisca Luzia, a Vice-Presidente do SINDSPUMC e coordenadora do Pólo Alto Oeste I wesia Nogueira. Os professores do município de Janduís ao longo dos anos vem sofrendo percas salarias constantes. Em 2011 com a "polêmica revisão do PCCS, tiveram congelamento das progressões durante todo ano e quando no final de dezembro deveriam ser implantadas as progressões previstas no plano, pelo fato do então  prefeito da época não ter efetuado o pagamento do mês de dezembro deixando para gestão seguinte, mais uma vez essa progressões  não foram implantadas, não esquecendo que o décimo  terceiro para os servidores municipais de janduís em 2012, só lembrança!
 PISO OU PISA?

O tão propagado PISO dos professores ao invés de ser para valorização dos mesmo na realidade tornou-se em "tormento", "ilusão" ,"decepção"! Baseando na nossa realidade local, desde que foi implantado deixamos de receber nossos salários em dia, passamos a ser o "bode expiatório", " prefeitura  se endividara por estar pagando o piso aos professores" é o que era alegado pela administração,  e mesmo assim em 2012 só começou pagar o reajuste do Piso em julho, sendo o retroativo  de janeiro a junho negociado em 12 parcelas no MP  no final do ano, descumprido pela atual administração . Situação atual dos professores de Janduis:  PCCS congelado, sem reajuste do Piso referente a 2013, administraçao  com intuito de reduzir a carga horária de 40h  para 30h com fracionamento do Piso. VALE LEMBRAR, pelas simulações e cálculos parciais feitos em estudos que realizamos o quanto é prejudicial a REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA para os professores! Ex. se o salário de um professor  X hoje é R$1.900,00  sem o reajuste do Piso e do Plano, com a redução de carga horária, mesmo implementando o reajuste do Piso e do Plano, o salário do professor X será  menor que o que ele recebe hoje.

MORAL DA HISTÓRIA
Com a redução de carga horária, na qual não se tem garantia do cumprimento da jornada legal, ( 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades com os educandos, e 1/3 (um terço) da jornada de trabalho para os trabalhos extraclasse" ), os professores sofrerão redução dos seus salários em relação ao que ganham atualmente, mais achatamento, mais percas, e observem não acontecerá o que se diz popularmente "trocou seis por meia dúzia não"  é perca "REAL EM REAIS" para os professores! No entanto super vantajoso para a administração porque vai "cantar,  pago o Piso, cumpro o PCCS " estou em dia com os professores! Enquanto  a triste  realidade é que cada dia os docentes são mais desvalorizados, desprezados, vendo seu salários a cada  minguar!  Sabemos que a situação financeira do município não é das melhores, mas esperamos sensibilidade por parte da administração, que no processo de negociações  que estamos tenhamos resultados satisfatórios e  justos para categoria, para que os educandos não venham  ser prejudicados!











                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário