Seguidores

sábado, 25 de janeiro de 2014

NOTA DE REPÚDIO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RN



A presente nota de repúdio tem como objetivo expressar minha indignação e revolta para com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte – SEEC e aos mentores do Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEDUC, pela falta de sensibilidade e conhecimento do que seja realmente a Educação.
Sou professor efetivo do Estado do RN, atuo na E.E. João Ferreira de Souza, sou pedagogo especialista e professor dos anos iniciais, ou seja, alfabetização, especificamente no primeiro ano. Hoje recebi a notícia da direção da escola que vou ter que alfabetizar 30 crianças, pois o SIGEDUC só fecha a turma com esse número e não aceita a criação de outra turma de primeiro ano. Ora, Gosto do processo de alfabetização e sinto-me feliz nessa etapa de ensino, entretanto, não posso alfabetizar e letrar 30 crianças ao mesmo tempo, infelizmente não tenho esse poder. Super-heróis só existem nos gibis e nas produções da Marvel. Ah, vale ressaltar que nessa mesma turma há uma criança com necessidades especiais.
Sendo um pouco redundante, É uma vergonha extremamente lamentável o modo com que os governantes tratam a Educação. As escolas para esses indivíduos são meros depósitos de crianças. Querem resultados nos IDEBs da vida, mas suas mentes medíocres não conseguem compreender que quantidade não significa qualidade, quando se refere à Educação.
Lembro-me de Nietzsche, que criticava o modelo de educação alemã vigente na sua época, e transfiro essa crítica para o nosso modelo, o brasileiro. Proponho outros questionamentos relevantes: será que estamos prezando por uma Educação verdadeiramente transformadora ou estamos apenas tentando exportar um modelo pré-existente, baseado apenas na quantidade? Qual a preparação que esses indivíduos têm, ao sair da escola? São questões importantes que servem para nossa reflexão, enquanto escola e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário