Seguidores

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Reajuste do Piso Nacional dos Professores de 22% em Janeiro de 2012 valoriza a educação no Brasil.


O papel da professora e ministra Ideli Salvatti de convencer a Presidente a manter o acordo foi fundamental, por isso, nosso agradecimento público à ministra.

       Após duas semanas muito tensas, com os governadores e prefeitos pressionando de um lado e de outro, os quase 3 milhões de trabalhadores em educação, felizmente o governo federal atendeu o apelo dos trabalhadores sobre a forma de reajuste do Piso Nacional.
  
      As semanas foram tensas porque o governo federal havia atendido a pressão dos governadores e prefeitos e na última Comissão (Finanças e Tributação - CFT) da Câmara em que o projeto de lei que altera a forma de reajuste do Piso foi apreciado, decidiu que o Piso seria reajustado somente pelo índice do INPC.  Isso representou um “golpe” para os trabalhadores, pois no ano passado foi realizado um acordo entre o MEC, Secretários estaduais e municipais de educação e a CNTE, representando os trabalhadores, que o reajusteseria conforme o aumento do valor custo aluno ano.
       A partir do momento da decisão da CFT a CNTE não desistiu, lutou com todas as suas forças e representação que tem para reverter à decisão. Procurou o Ministro da Educação, a liderança do PT  e os deputados do núcleo de educação do PT na Câmara.
        No momento que se levou aos deputados do núcleo de educação a necessidade de entrar com recurso para que o projeto fosse apreciado em plenário, eles acataram a proposta, iniciaram o processo de coleta de assinaturas e começa-se a pressionar os deputados na sua base para que assinassem o recurso, tendo alcançado o triplo de assinaturas necessárias.

        Com o recurso pronto para ser protocolado, os deputados juntamente com o líder conseguiram abrir o processo de negociação com o governo federal e a CNTE nos dias 13 a 15 de dezembro.  Três pessoas foram fundamentais nesta negociação: o representante do MEC, Carlos Augusto Abicalil que defendia a manutenção do acordo como forma de valorização do piso, a Deputada Fátima Bezerra (do PT), que estava com o recurso com as assinaturas, mas queria que a Presidente mantivesse o acordo e a Ministra da SRI, Ideli Salvatti que também defendia o acordo pois na época ela como líder do governo no Congresso e havia votado favorável ao acordo com anuência do governo federal.

     Foram dias muito tensos para os negociadores do governo e para a CNTE, pois os vinte e sete governadores e mais de cinco mil prefeitos pressionaram de todas as formas o governo federal.   Eles queriam o reajuste somente pelo INPC que deve ser em torno de 6%, enquanto que o reajuste pelo valor do custo aluno será em torno de 22%, uma diferença de 15% a mais nos salários dos professores em 2012. Isso significa que os estados que pagam somente o Piso nacional em janeiro terão que reajustar os salários em 22%.


5 comentários:

  1. SÓ POSSO DIZER MUITO OBRIGADA, DE MINHA PARTE, POIS SOU UMA PEDAGOGA (PROFESSORA)E CREIO SER O MAIS JUSTO O RESULTADO...

    OBRIGADA MESMO A TODOS QUE LUTARAM EM FAVOR DE TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

    DEUS OS ABENÇÕE E REVERTA EM GRAÇAS DIVINAS POR TODA AS SUAS VIDAS.

    OBRIGADA, PRESIDENTA DILMA PELO SEU SIM.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,grande presidenta Dilma,a senhora servi de exemplo para o inconsequente Anastasia.

    ResponderExcluir
  3. mas, afinal , esse valor esta em vigor?

    ResponderExcluir
  4. PEDAGOGA COMENTA:SERÁ QUE OS FUNCIONARIOS DO (MEC)SOBREVIVERIAM COM O SALARIO DE FOME QUE NOS É REPASSADO SOMOS EDUCADORES QUE ALEM DE GOSTAR DA NOSSA PROFISSÃO TEMOS QUE TER INCENTIVO ECONOMICO TAMBEM PORQUE DAR AULA PARA FILHOS DE DEPUTADOS E GOVERNOS QUE RENEGÃO NOSSO SALARIO MAS OS SALARIOS DELES ESTAVÃO EM DISCUÇÃO PARA RECEBER O DOBRO DO QUE ELES JA GANHAM PORQUE NÃO FAZEM POR NOS A MESMA COISA PORQUE A NOSSA PRESIDENTA NÃO NOS RECONHECE

    ResponderExcluir
  5. No meu município, já estamos nos deparando com falta de professores qualificados, e isso é só o começo da profissão em extinção que se tornará a profissão de professor, ou relmente começam a valorizarem a nós professores, ou a profissão de médicos, advogados entre outros que passam inicialmente pela mão de um professor também desparecerá,nossos governantes não entendem que qualquer profissão que existir antes passará pela mão de um professor, esta na hora de pararaem com essa demagogia,com os grandes discursos e as mentiras que a mídia e o Mec vinculam nos meios de comunicação, nossa educação é precaria mas parece que começam a dar sinal de compreenderem a importância da valorização do professor, que é parte importantíssima desta família chamada Educação.

    ResponderExcluir