Seguidores

terça-feira, 23 de agosto de 2011

9 problemas de saúde que não devemos ignorar


1 Perder o canto externo das sobrancelhas
POR QUE SE INCOMODAR? “Sobrancelhas ralas podem ajudar a diagnosticar casos mais avançados de hipotireoidismo”, diz Paulo Lacativa, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia da regional Rio de Janeiro. Ter essa pista extra facilita o diagnóstico, quando analisada em conjunto com outros sintomas, que podem variar de acordo com a idade do paciente. “Nas pessoas mais novas, além do inchaço no pescoço (bócio), costumam surgir sintomas como sonolência, frio, prisão de ventre, pele ressecada e cabelo quebradiço. Já nos mais velhos, a depressão é o sintoma mais comum”, explica o especialista. O hipotireoidismo resulta de uma glândula tireoide hipoativa, que faz com que o corpo funcione mais devagar, e aumenta os riscos de cardiopatias, glaucoma e demência.
E DAÍ? Um exame de sangue revela se os níveis do hormônio estimulante da tireoide (TSH) ou do hormônio tiroxina estão baixos demais. Se estiverem, é preciso passar a vida toda tomando comprimidos de tiroxina.
2 Estômago inchado
POR QUE SE INCOMODAR? O câncer de ovário tem sintomas imprecisos que os médicos e as mulheres podem não perceber. Mas, segundo Luiz Mathias, chefe da Ginecologia do Instituto Nacional do Câncer (INCA), “o sintoma com mais alto risco de câncer de ovário é o aumento persistente do tamanho do abdome”. Outros sintomas incluem dificuldade de comer e sensação de estar cheia ou estufada, além de dor pélvica, nos casos mais avançados. A sobrevida chega a quase 100% se o diagnóstico for precoce, mas diminui exponencialmente se a paciente esperar muito para ir ao médico.
Sandra Clarke, que vive na Alemanha com o marido, que serve no Exército britânico, recebeu o diagnóstico de câncer no ovário aos 21 anos. Percebeu que engordara um pouco e que a calça jeans parecia apertada, mas não deu muita atenção. O que a fez procurar o médico foi uma dor aguda no abdome, que ela achava que devia tratar antes de viajar nas férias de verão. “Deve ter sido a decisão mais sábia da minha vida”, diz. “O médico me disse que eu tinha um tumor e que precisava me internar o mais rapidamente possível.”
Sandra extraiu o ovário direito e a tuba uterina, e passou por uma exaustiva quimioterapia. Mas, se tivesse demorado mais tempo, teria sido necessária uma histerectomia total. Sandra, agora com 33 anos, soube que ainda pode ter filhos.
E DAÍ? O ginecologista fará um exame interno à procura de cistos e pode, então, recomendar exames de ultrassom e de sangue.
3 Dentes desalinhados
POR QUE SE INCOMODAR? Dentes mal alinhados são difíceis de limpar, o que contribui para a periodontite. Além de amolecer os dentes e causar mau hálito, a periodontite está ligada a problemas bem graves. “Ela é vinculada a problemas gerais de saúde, como doenças cardiovasculares e diabete”, diz Ricardo Fischer, diretor do Instituto de Odontologia da PUC e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Periodontologia. Pesquisas também sugerem que mulheres com periodontite podem ter bebês prematuros e abaixo do peso.
E DAÍ? Marque consultas com um ortodontista e um periodontista. “Pode-se fazer tratamento ortodôntico e periodontal em pacientes de qualquer idade”, diz Fischer. Não descarte, portanto, a possibilidade de usar aparelho nos dentes porque é adulto – embora os dentes demorem um pouco mais para se alinhar. E trate o sangramento das gengivas.
4 Pé chato
POR QUE SE INCOMODAR? O pé chato (ou planovalgo, como chamam os médicos) é uma fonte tradicional de piadas. Mas o pé sem curvatura pode gerar quadros dolorosos nos próprios pés, decorrentes do mau posicionamento dos joelhos, desnível dos quadris e da bacia, e alteração compensatória da coluna.
E DAÍ? “A maioria desses problemas pode ser corrigida com exercícios de fortalecimento e uso de palmilha, um dispositivo ortopédico utilizado dentro do sapato para corrigir a postura”, diz Marcelo Monteiro de Barros, médico da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Também é possível usar sapatilhas e botas ortopédicas (órteses) para sustentar o arco do pé. Peça ao ortopedista que indique o melhor tratamento e faça com que este se encaixe em sua rotina. Deixar de calçar sapatos com salto alto e perder um pouco de peso também ajudam.
5 Ronco
POR QUE SE INCOMODAR? Segundo o Instituto do Sono, em São Paulo, pessoas que roncam têm chances maiores de ter pressão alta, cardiopatias, AVC, diabete tipo 2 e colesterol alto do que pessoas que só roncam de vez em quando. Ainda assim, elas esperam, em média, 18 anos para procurar tratamento. Não tratado, o ronco pode se transformar em apneia do sono, que provoca parada respiratória momentânea, fazendo a pessoa despertar seguidas vezes. Quem tem esse problema se sente constantemente cansado. De acordo com estudos recentes, acredita-se que este seja um dos motivos de grande parte dos acidentes de trânsito.
E DAÍ? A apneia do sono pode ser controlada com diversos tratamentos, incluindo um aparelho conhecido pela sigla CPAP (continuous positive airway pressure), que sopra ar pelo nariz para impedir que a garganta se feche. Mas emagrecer, parar de fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas são as melhores soluções de longo prazo.
6 Secreçãovaginal
POR QUE SE INCOMODAR? Secreção vaginal é normal, certo? Não quando muda de cor (ficando esverdeada, amarelada ou sanguinolenta) e vem acompanhada de dores, coceira e mau cheiro. “A mudança na secreção pode indicar diversos problemas de saúde, inclusive uma infecção pélvica”, diz o ginecologista Hugo Miyahira, vice-presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro. Se ignorado, o corrimento pode causar lesões e resultar em doença inflamatória pélvica, uma das principais causas de infertilidade, gravidez tubária – que pode ser fatal – e dores abdominais crônicas.
E DAÍ? Procure o ginecologista. Um tratamento antibiótico imediato reduzirá o risco de complicações em longo prazo.
7 Manchasamarelas aoredor dos olhos
POR QUE SE INCOMODAR? Aquelas placas chatas, cerosas, que também aparecem nas pálpebras, são chamadas de xantelasma. São inofensivas, mas facilmente confundidas com xantomas, placas de gordura que indicam colesterol muito alto. “O xantoma não é um sintoma comum, mas quando surge é diretamente ligado ao colesterol em taxas perigosas, geralmente de origem genética”, diz Egon Daxbacher, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Apesar de haver poucos sintomas óbvios, o colesterol alto pode congestionar as artérias e é fator de risco de AVC e infarto. Outro sinal é um anel branco ou cinza, visível e opaco, em torno da íris.
E DAÍ? Procure o médico e peça um exame de sangue. Se o colesterol estiver alto, pode ser que ele lhe peça mudanças no estilo de vida ou receite estatinas. “É possível tratar xantelasmas e xantomas com cirurgia para a retirada da placa, ou cauterização com bisturi dentro da lesão”, diz Daxbacher. “Peça encaminhamento a um dermatologista ou cirurgião especializado.”
8 Indigestão
POR QUE SE INCOMODAR? “Manifestações novas de indigestão – ou dispepsia – em pessoas com mais de 50 anos, principalmente quando ligadas a perda de peso, sempre fazem os meus alarmes dispararem”, diz José Augusto Messias, presidente da Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro. Em algumas ocasiões, é sinal precoce de câncer de estômago, o que requer tratamento emergencial, com a remoção da parte atingida.
E DAÍ? Se o tratamento da indigestão não funcionar após seis semanas, é hora de explorar ainda mais, diz Messias. “A endoscopia detecta cânceres gástricos ainda no início e pode salvar vidas.”
9 Perda temporária de visão
POR QUE SE INCOMODAR? Hugh Thrift, de Gloucestershire, na Inglaterra, foi consultar seu médico com queixa de “joelho bambo”. Só mencionou os episódios oftalmológicos porque o médico perguntou se havia outras coisas que o incomodavam. De vez em quando, o engenheiro de 57 anos tinha a sensação de que descia uma cortina sobre um olho, restando apenas uma pequena abertura na parte inferior para ele enxergar. Porém, passados alguns segundos, a visão voltava ao normal.
Era amaurose fugaz, espécie de ataque isquêmico transitório ou miniderrame em que o fluxo de sangue para a retina é obstruído por uma minúscula gota de colesterol da artéria carótida congestionada. De fato, a carótida direita de Hugh estava com 75% de entupimento e ele teve de fazer uma endarterectomia da carótida para remover a placa. Cinco anos depois, ele toma aspirina e uma dose baixa de estatina para evitar um AVC.
E DAÍ? Consulte o oftalmologista para descartar um problema oftálmico. O médico poderá, então, pedir um ultrassom das carótidas.
- www.selecoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário