Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PARADA NACIONAL: PREFEITO DE JANDUÍS AMEAÇA PROFESORES




Como gostaríamos de noticiar neste blog algo positivo, fatos, acontecimentos relacionados ao movimento Sindical, onde existisse de fato o exercício da liberdade de expressão e de organização social num processo democrático, onde o diálogo, a discussão predominassem na resolução e na batalha para cumprir o que na verdade já está garantido constitucionalmente.

Infelizmente, não é esta a realidade vivenciada nesta tão pequena e pacata cidade do Rio Grande do Norte, composta por menos 6.000 habitantes. Constituída em sua maioria por pessoas simples, humildes, de coração generoso, passivas e carentes de políticos sérios, de caráter, que cumpram verdadeiramente seu papel dentro dos princípios da impessoalidade e utilize o poder para promover o bem da coletividade.

Vivemos num país onde o sistema de governabilidade é constituído por três poderes: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. O Legislativo com função de fazer as Leis, o Executivo deve executá-las e o Judiciário fiscalizar o cumprimento da Leis. O que podemos constatar na maioria das gestões, são governantes descomprometidos com a causa pública. De outro lado Parlamentares legislando contra o povo, em todas as esferas governamentais, a nível municipal muitos tornam-se verdadeiros defensores do poder Executivo, sem posição nem convicções próprias votando projetos contra a sociedade para qual deviam está trabalhando a favor. O Judiciário caminhando a passos de tartaruga como diz o adágio popular.

Que o povo esteja de olhos e ouvidos bem abertos para acompanhar e saber quem realmente está, seja no Senado, na Assembleia Legislativa ou nas Câmaras Municipais votando contra a sociedade, tirando direitos construídos ao longo da História, com muita bravura, a custa até mesmo de vidas. Até porque sabe-se que nenhum governante quer respeitar os direitos dos trabalhadores, tudo que se tem conquistado é através de acirradas batalhas. Porém esses mesmo salafrários, violadores das Leis estarão nas casas na época de campanha Política como cordeiros, oportunizado-se da falta de acompanhamento sistematizado da sociedade de suas vidas políticas, do “trabalho” de cada um deles, com “cara de salvadores da pátria” mas são lobos devoradores!

O poder Executivo no geral não faz diferença, e aqui na pacata “cidade do nunca”, tornou-se destaque na inversão do seu papel. Enquanto tem a função de executar as Leis pela quais garantem uma vida digna, descumpre-as, desrespeita a Constituição Federal no que diz respeito aos DIREITOS TRABALHISTAS. A Constituição de 1988 dispõe em seu art. 9º: "É assegurado o direito de greve, no entanto aqui em Janduís esse direito é questionado.

Sempre que os servidores municipais de Janduís, os educadores, que no momento são quem enfrentam o “coronelista” realizam qualquer ato reinvindicatório em pról dos seus tão massacrados direitos, são ameaçados, coagidos, chantageados pela Administração municipal. Na PARADA NACIONAL de 11 de maio de 2011, a Secretaria de Educação autorizou colocar faltas em todos que aderiram a Parada e esclareceu que em uma reunião com o DITADOR, ficara decidido que seria descontado nos vencimentos e os educadores não teriam chance de pagar este dia letivo ao aluno.

            Perguntas que não querem calar:

·   Qual é afinal o principal objetivo no processo educacional da municipalidade  de Janduís?
·  O que é mais produtivo, justo e coerente, os educadores pagar o dia da PARADA, compromisso por estes assumido com alunos e pais?

·   Ou o Senhor Prefeito descontar nos vencimentos dos educadores, tirando-lhes  a oportunidade de pagar o dia letivo prejudicando os educandos?
·  Porque só em Janduís é proibido os servidores usufruir de um direito garantido na Constituição Federal?
·  Será que as escolas municipais de Janduís  estão bem equipadas,  quando  passa-se pelo ridículo perante os alunos, ao sentar e a cadeira cair  esfacelando-se com o professor?
  Tendo na sala de aula  birôs que não pode-se tocar que desmoronam-se?
·    Quando antes de iniciar a aula os alunos fazem uma maratona em busca de carteiras em outras salas  porque não tem suficiente para turma?
·    Será que os alunos estão satisfeitos com a quantidade e qualidade da merenda escolar servida nas escolas municipais?
·    Diante tudo isto a Administração municipal acha que no município de Janduís não se tem motivos para fazer uma PARADA?
·   Se o Senhor Prefeito exige tanta legalidade dos grevistas , porque não cumpre as Leis Trabalhistas nem o PCCS?

             É necessário esclarecer que já é de praxe o aluno ter seus direitos também desrespeitados aqui neste município, apesar dos bonitos discursos  da Administração na mídia. Vale lembrar que em Janduís, a equipe administrativa comete delitos que se tornam prática comum e somente a outra parte é punida,  descontando nos vencimentos, e  mandando pra casa os alunos deixando-os  sem aula até dois dias consecutivos. 

            Sabe-se que o educador tem o DIREITO garantido de gozar licença prêmio, e a Administração o DEVER de providenciar um  professor substituto para a turma não ter prejuízo, pórem alunos já ficaram sem aula em determinada disciplina  até que seu professor terminasse a licença prêmio.

           O SINDISERJ, não tem levantado a bandeira de luta apenas pelos direitos trabalhistas dos servidores, mas  busca defender condições dignas de trabalho, apoio necessário aos educadores para desenvolver um bom trabalho docente, e preservar também que o alunado seja respeitado nos seus direitos, que os pais venham ser esclarecidos da autonomia que têm de intervir, fiscalizar se o serviço público  decente  e de qualidade está sendo prestado ao estudante e a sociedade.

           Vejam o absurdo das práticas da atual Administração, os educadores PARAM, porque é um direito garantido, e vale salientar que a paralisação foi a nível nacional! a nossa realidade não é diferente dos demais  municípios, percebemos o mesmo PISO PIRATA de 1.187,00, aqui temos  PCCS EMPERRADO, porque tem que ser o que a Administração quer e  a todo custo  persiste que suas  aberrantes e violadoras propostas sejam aprovadas! Terço de férias atrasado,  dentre outras  injustiças praticadas contra os servidores e o sindicato!

           Temos demais motivos para protestar os estapafúrdios cometidos contra a educação e os servidores e aderir as paralisações prática comum nacionalmente! Porquê o que há de diferente  deste município  em relação aos  demais, que realmente tem-se comprovado não só pela sociedade janduiense  é a DITADURA que tentam implantar aqui, mas o povo desta cidade não se curvará aos caprichos de governos com tais práticas! Estes tipos de políticos estejam alertas, como diz Elba Ramalho “o povo não é besta”!
CHEGA DE VIOLAÇÕES E DESRESPEITOS!
ABAIXO A DITADURA!
ABAIXO O CORONELISMO!

4 comentários:

  1. Sou Professor do Municipio de Janduis e fico indignado, com atitudes autoritárias como essa tomada pela municipalidade. Veja na pessoa do Sr. Prefeito, uma pessa totalmente diferente da que nas reuniões profere um discurso amoraso, humanista e de respeiro aos direitos democraticos. Só tenho a lamentar....

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, parece que a realidade da Educação de Janduís está bem diferente dos discursos enfeitados da administração municipal.
    Precisamos divulgar amplamente esse tipo de prática autoritária e desrespeitosa contra os professores, pois Janduís não é uma ilha. Quem quiser se enganar, não será por falta de informação.
    Com solidariedade,

    Sírlia Lira

    ResponderExcluir
  3. atitudes como essa so vem comprovar o que digo em todos os quatro cantos que ando;janduis vive em uma verdadeira DITADURA MILITAR .so um detalhe, o ditador se diz pitista....

    ResponderExcluir
  4. No meio disso tudo acho uma coisa muito interessante... Será q janduis ñ é BRASIL ????? rssrsrsr kkkkkk tudo q vai ter a nivel NACIONAL , janduis ñ pode porq , !! kkkkk : uma parada NACIONAL pára grandes centros como : SP,RJ,RS,DF e outros ..grandes centros .. do pais , mas aqui ñ pode .!!! kkkkkkk , porq detrerminadas pessoas , ñ querem pelo o fato de ñ gostar de alguém por questões pesssoais .. e se acham q o poder vai ser eterno .. se liga poder eterno só o de DEUSSSS .. !!!!



    Obs.. ahhhh ñ sabia q janduis eram tão importante na ECONOMIA do PAIS ... kkkkk srsrsr porq !! parar SP RJ DF RS e outras mais e janduis ñ pára ... !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk q coisa em !!!!!!

    ResponderExcluir