Seguidores

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Postado em 15/01/2013 - 17:03

Prefeita de Janduís pede autorização para contratar garis e médicos

Cézar Alves/Da Redação

A prefeita Lígia de Sousa Félix, do PSDB de Janduis, enviou Projeto Lei a Câmara Municipal solicitando autorização, para contratar emergencialmente médicos, coordenadores de programas sociais e principalmente garis para limpar a cidade. Entretanto, os vereadores não estão querendo aprovar contratação emergencial. Querem processo seletivo.

Lígia disse que a limpeza da cidade era feita por servidores contratados, autorizados pela Câmara Municipal desde 2009. Esta autorização acabou em meados de 2012, desde então o trabalho dos garis passou a ser sem contrato. Veio à campanha política.

O então prefeito Salomão Gurgel, ainda conforme Lígia Félix, não regularizou a situação dos garis e a cidade ficou com o lixo espalhado nas ruas. “A população nos ajudou nestes primeiros dias, pois não existem mecanismos legais para contratar a limpeza”, diz a prefeita.

Sobre os médicos, a prefeita disse que o pedido a Câmara Municipal é para fazer funcionar, em caráter de urgência, os Programas de Saúde da Família e garantir funcionalidade mínima no hospital. “Só encontramos dois copos no hospital”, lamenta Lígia Félix.

Quanto aos coordenadores de programas, a prefeita Lígia Félix explicou que são as pessoas que vão trabalhar nas Cras I e II, assim como nos Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Projovem, que são financiados pelo Governo Federal.

O projeto chegou a Câmara no dia 14, com pedido de convocação Extraordinária dos vereadores para esta quarta-feira, dia 16. “Temos urgência para fazer funcionar os serviços públicos, especialmente a saúde e a limpeza pública”, diz Lígia Félix.

Apesar da urgência e a necessidade de restabelecer os serviços de saúde e limpeza pública, Lígia Félix disse que os vereadores demonstraram que derrubar o projeto no formato que foi enviado a Câmara. “Eles querem que a Prefeitura faça um processo seletivo e estou pedindo para fazer contratação emergencial enquanto preparo a contratação seletiva”.

Dificuldades – A prefeita Lígia Félix diz que encontrou a cidade de Janduis com a limpeza pública e os serviços de saúde parados, assim como os programas sociais sem prestação de contas. Falou que as escolas precisam de reformas urgentes, que no hospital havia somente dois copos. “Devo está decretando estado de emergência administrativa esta semana”, diz.
1Cu

Nenhum comentário:

Postar um comentário