O Leonardo enviou, por meio do formulário do "Mas, por quê?!", uma pergunta que achei bem interessante. Ele quer saber como reconhecer um pedófilo. A Turminha pediu ajuda da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão - órgão do MPF que defende os direitos das crianças e adolescentes.
Eles responderam que é difícil reconhecer um pedófilo, porque parece uma pessoa comum. Mas deram umas dicas bem legais e também enviaram a cartilha "Navegar com segurança", para a gente saber como se proteger de pedofilia na internet.
Se também tiverem dúvidas sobre os direitos das crianças encaminhem para a Turminha. Nós vamos atrás das respostas.
Como posso saber quem é pedófilo? (Leonardo, 12 anos)
Resposta da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC):
Infelizmente não é fácil reconhecer um pedófilo. Isso porque geralmente é uma pessoa, aparentemente, comum e não possui características físicas que as diferenciem de outras pessoas. O pedófilo, em sua grande maioria homens, é uma pessoa adulta que sente atração sexual por crianças e adolescentes, podendo ou não haver contato físico. Mas, o que os pedófilos possuem em comum são alguns comportamentos, com os quais todas as crianças e adolescentes devem tomar cuidado e desconfiar.
Alguns desses comportamentos são:
§ Gostam de ficar sozinhos com crianças ou adolescentes, sendo muito atenciosos e sedutores.
§ Gostam de fazer “amizade” com criança/adolescente.
§ Sempre procuram agradar sua vítima com presentes, elogios e promessas.
§ Em suas casas possuem vários objetos, jogos, guloseimas para agradar crianças e adolescentes.
§ Procuram fazer carinho nas partes íntimas de crianças e adolescentes.
§ Sempre pedem para guardar segredo e nunca contar nada a ninguém sobre seus comportamentos.
§ Às vezes, ameaçam a criança/adolescente, algo ou alguém de que goste muito, caso não ceda às suas vontades.
§ Pedem para filmar ou tirar fotos de criança/adolescente, com pouca ou nenhuma roupa e pedem para fazer poses sensuais.
O pedófilo pode ser alguém muito próximo de você, como um familiar, um conhecido, um vizinho e também alguém desconhecido que se aproxima de crianças/adolescentes por meio da internet (salas de bate-papo, por exemplo).
Essas são algumas dicas importantes. Caso desconfie de algo ou alguém, conte para um adulto em que confie. Lembre-se que a criança/adolescente é sempre vítima! Se existe um culpado, esse é sempre o pedófilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário