Seguidores

sábado, 11 de fevereiro de 2012

POLITICAGEM NA ABERTURA DA SEMANA PEDAGÓGICA CAUSA REPULSA E INDIGNAÇÃO NOS SERVIDORES

  A abertura da XIX Semana Pedagógica em Janduís que aconteceu no dia 6 de fevereiro do ano em curso (2012) foi mais um evento utilizado  pela  Administração  municipal para fazer politicagem, prática que virou praxe nesse últimos dias  neste município, em qualquer evento realizado que envolva a equipe administrativa. O prefeito na sua falação entre outras, aberrações  quis infiltrar uma “felicidade existente  naquele recinto pela boa gestão municipal”. Porém ele não tem dimensão do que escuta-se nos bastidores, nas ruas ou em qualquer aglomeração de servidores   contrário a sua  opinião, e que não é externado publicamente em suas reuniões  pelo fato de todos saberem e  já  terem presenciado que  neste reinado do CALE A BOCA o povo não tem voz nem vez, é impedido de falar, reinvidicar, criticar quando não comunga com as praticas medíocres da realeza, que continuamente assassina a Constituição no seu  Art. 5º que diz:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;. Em meio aos autoelogios o prefeito mencionou casos de pessoas de outros municípios terem renunciado a cargos que exerciam optando ficar em Janduís querendo transparecer  ser o melhor. Interessante que o prefeito não esclareceu que a concursada a qual ele se referia, para ser convocada para trabalhar aqui, necessitou acionar a justiça e vale salientar que, qualquer pessoa inteligente como ela, optaria ser servidora efetiva em detrimento à cargo comissionado.
   Em sua animosidade e falácias teceu comentários discriminatórios em relação a pessoas de terceira idade desqualificando-as, mencionou a falta dos pré-candidatos as eleições ali no recinto, como se estivesse num evento político partidário, comício ou atividade dessa natureza. E todos ali presentes sabem  perfeitamente a intenção desse discurso politiqueiro, e  de enaltecimento de uma fase da vida  e menospreso de outra, parece até que desconhece o Estatuto do Idoso e o  adágio popular que diz: PANELA VELHA É QUE FAZ COMIDA BOA! Oportunizou-se também para fazer apologia a Previdência Própria, insinuando que para manter o pagamento do PISO,  precisa de implementá-la. Precisa-se esclarecer  os Prós e  Contras deste Sistema Previdenciário, pois não é apenas com uma reunião manipulada pelos que o defendem, como geralmente é o que ocorre,  que deve ser implantado. Porque se fosse  tão eficiente , seguro e  viável como propagam,  não teríamos os  resultados negativos  que podemos constatar em diversos lugares onde foi implantado, inclusive em alguns município do RN.(ver tabela abaixo)
TABELA DOS RPPS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
NOVEMBRO/2011
MUNICÍPIOS
ATIVIDADE
DÉFICIT/SUPERAVIT
ALEXANDRIA
2011
- 42.334.809,76
AREIA BRANCA
2006
-16.645.293,91
CORONEL JOAO PESSOA
2011
- 8.581.533,15
DOUTOR SEVERIANO
2011
- 3.964.154,38
MACAU
2011
-107.743.306,68
NATAL
2011
-7.499.818.844
SÃO GONCALO DO AMARANTE
2011
- 119.001.063,66
DIREÇÃO DA PESQUISA: Dr. Valdecy Alves
PESQUISADORA:                Ilíada Karnak Dantas Alve
Na euforia do seu discurso fez exaltação a sua Administração, colocando o PCCS de Janduís como se fosse o melhor Plano de Carreira do universo, tentando subestimar a inteligência dos docentes ali presentes, fazendo comparações do que é pago em Janduís para uma carga horária de 40 horas, com outros lugares sem fazer esclarecimento sobre o diferencial das jornadas de trabalho,  esquecendo  também toda polêmica, desrespeitos aos direitos, falta de transparência no processo de revisão do Plano. De forma que os próprios professores  não tiveram acesso a Minuta antes da conclusão e apresentação da mesma, ficando restrito apenas ao grupo que participava do estudo. O qual ao que parece, não atingiu  o objetivo almeijado, visto que, participantes do referido estudo na reunião de apresentação   do Plano, alguns expressaram não conhecer bem o Plano. Se os próprios componentes da Comissão de estudo não entendiam,  imagine os que não tiveram acesso! que condições teriam para opinar ou questionar algo numa reunião decesiva acerca do PCCS?  mas é assim que a DEMOCRACIA DA ADMINISTRAÇÃO DE JANDUÍS ACONTECE NA PRÁTICA!   No entanto,  o que o prefeito realmente  deveria ter debatido ou esclarecido  a categoria não o fez:
*         O não pagamento de 1/3 ( um terço) de férias descumprindo o PCCS que preceitua em seu artigo 45 § 4º que deve ser pago no mês correspondente ao gozo de férias;
*        O repasse do  percentual 5% (cinco por cento) ao nível de  graduação  e especialização que  todos esperavam no pagamento também de janeiro.
*        Não fez  referência como e quando pagará o retroativo  da progressão horizontal aos graduados e especialistas que durante todo ano de 2011, por causa da conhecida novela da revisão do PCCS, receberam seus vencimentos equivalentes aos docentes de nível médio sendo prejudicados, tendo irreversíveis percas salarias durante o ano todo.
*      E finalmente, quando os professores  ansiosos esperavam ouvir boas notícias em relação ao reajuste do PISO,  foram decepcionados mediante a declaração do prefeito que deixou bem claro nas entrelinhas  que não pagará o reajuste do PISO, alegando falta de verbas, que os prefeitos e governadores já se mobilizam para buscarem apoio judicial pela inviabilidade do reajuste.


      É vergonhoso os gestores  que afirmam constantemente que as legislações não podem serem descumpridas (quando são disciplinares ou tratam de deveres dos servidores é claro!) e vão em reunião pública, sem nenhum constrangimento, sugerir o descumprimento de uma Lei Federal, aproveitando-se da igenuidade, de um povo humilde, sincero, sem maldade e  que dentre outros motivos, amedontrados pela repressão vivenciada diariamente, acomodam-se perante as violações dos seus direitos. Contudo vale lembrar a frase de Rudolf Von Ihering: O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples ideia, é força viva. 
    " Enquanto algumas maldades existirem, como exigir a qualidade da educação? Até porque gente bem educada aprenderá a discernir o falso e o verdadeiro, a compreender a mídia verdadeira, a mídia falsa, a mídia vendida. Por fim aprenderá a ser mais sujeito da história que objeto. Essa é a intenção da Constituição Federal, que se choca com a intenção dos que detêm o poder político.  
    O ser humano bem educado entenderá bem o que significa a liberdade e como ser livre. Esse fato assusta os detentores do poder, sempre inimigos do conhecimento e da liberdade. Pois só há liberdade quando primeiro há conhecimento, gerador da consciência. E onde há consciência é difícil prosperar a mentira, a demagogia ou os parasitas da democracia".( Valdecy Alves)




Um comentário:

  1. Em forma de protesto e manifestar nossa ins atisfação, nós porfessores que compomos o Sindicato de Upanema, não participremos da Semana Pedagógica realizada pelo município. Estamos cansados de demagogias, de cobranças sem que nos sejam oferecidas boas condições de trabalho e sem que sejamos valorizados. Meu e-mail aretusagurgel@live .com ; me manda o seu Profa. Luciene

    ResponderExcluir