Seguidores

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Liderança é Motivação.


Por Vangevaldo

A necessidade de motivação.            Observando os bebês, poderemos verificar as necessidades de encorajamento que o ser humano precisa e necessita para crescer e se motivar. Os primeiros passos de uma criança são acompanhados de perto pelos pais, incentivado os primeiros passos, mesmo quando há quedas, ela não desiste, persiste, devido ao incentivo dos país e para as crianças aquilo que estão fazendo esta deixando tanto mãe e pai felizes, e é este momento que ela deseja ardentemente alegrar ainda mais seus incentivadores, continua tentar os primeiros passos.

             Todos nós precisamos de algum tipo de encorajamento, em algum momento de nossa vida, de nossa carreira ou na vida acadêmica. Não há pessoas por mais entusiasmadas que sejam que nunca sentiram o peso do trabalho, o cansaço da caminhada, as pressões das cobranças por resultados, a hora da provação ou das horas de aperfeiçoamento profissional. Mesmo porque, esta fase é um preparativo para algo maior ”Não é fácil aceitar, mas é o sofrimento que nos transforma, nos faz crescer” (Carmem Seib).
             Mesmo o líder mais determinado, mais habilidoso, com maior garra, com melhor empenho ou o mais preparado, já necessitou de um tipo de encorajamento de alguma forma.
Se isso é verdade em relação à pessoa do líder, imagine este fato observando os liderados?
              Certa vez, ouvi uma frase tão profunda de um palestrante que fiquei perplexo, disse: Que os colaboradores são como bexigas com gás hélio, não adianta o quanto você encha, sempre vão precisar de uma nova carga! Imagine uma pessoa sempre necessitada de algo a mais, para poder desenvolver seu trabalho.

Todo líder precisa ser um encorajador por excelência dos seus liderados. Precisamos encorajar as pessoas por quê?

1- Há momentos que o desânimo toma conta, há dias em que tudo parece sombrio, há dias em que o desejo é não levantar da cama e se aventurar pelas ruas, trânsito, escritório, pessoas, etc. Não é todo dia que estamos ou acordamos totalmente dispostos.  Sendo assim Motive !

2- Dê o que eles querem, para poder dar o que eles precisam. Essa intricada frase mexeu comigo. Nem sempre o que as pessoas querem é o que elas precisam, mas infelizmente às vezes precisamos dar para as pessoas o que elas querem primeiro, para depois darmos o que realmente elas precisam.

3- Nem todas as dificuldades são iguais, sendo necessário o apoio de seu superior, uma mão amiga, uma palavra de animo. As pessoas enfrentam ciclos diferentes de vida, e muitas delas sem apoio, não conseguem chegar ao pico da montanha, ajude-as!

4- Existem dias de montanhas e dias de vale. Vales e montanhas sempre estarão em nossa caminhada, mas em dias alternados, basta nos prepararmos para as subidas e descidas da vida continuando sempre caminhando. Ajudecada um alcançar sua meta!

5- As pessoas podem ser limitadas e sem visão, desistem diante das primeiras dificuldades. Motivo pelo qual, devem ser encorajadas, não é porque ela não conseguiu que você deve deixá-la, dê uma de bom pastor e vá buscá-la!

6- A vida impõe muitas pressões sobre as pessoas, muitas vezes exaustivas ao ponto de sentir desânimo e apreensão, o líder eficaz além de motivar, faz com que a pessoa alcance um objetivo inesperado.

7- 
Quando um colaborador tem um mal desempenho no trabalho a ser feito, aumenta a sua vontade de desistir, e sair se torna uma opção sempre mais cômoda.

8- Às vezes perdemos o foco e fixamos o olhar apenas nos erros e derrotas aparentes. Um orientador fará com que o colaborador tenha um resultado melhor.

9- Normalmente ouvimos mais palavras de desânimo do que de encorajamento no dia-a-dia. As metas são impossíveis, a concorrência é desleal, isso não é para nós, etc.. O que acaba desmotivando várias pessoas do grupo. Somente um líder pode mudar esta situação, e elevar o moral de sua equipe.

           Mesmo quando é preciso corrigir, cobrar metas, questionar, mudar a estratégia, mudar a rotas e rever procedimentos ou até mesmo punir, o encorajamento precisa estar presente. 
           A palavra de um líder sempre tem um peso maior do que o normal. Sendo assim, a palavra encorajadora de um líder tem conseqüências muito mais profundas, às vezes inesperadas, se não ignoramos esta verdade. Liderar é se esforçar para influenciar de forma consciente um determinado grupo para levá-lo a atingir metas de permanente benefício, que atendam as suas reais necessidades.

Podemos encorajar as pessoas de diversas maneiras, como:
* Chamando os liderados pelo nome.
* Sendo mais acessível a eles.
* Mostrando a eles que nós também somos humanos e temos limitações.
* Reconhecendo o esforço despendido para a realização de uma tarefa.
* Oferecendo espaço para manifestações e contribuições dos liderados.
* Sendo justo e não fazer acepção de pessoas.
* Encorajando direto com palavras positivas de ânimo.
* Seja grato a quem participa das suas conquistas.
* O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar todos motivados.

"O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força da sua humildade e experiência da fragilidade."
(Augusto Cury) 


              Entendo que um bom líder precisa sempre procurar encerrar seus diálogos de forma positiva e encorajadora, pois assim a abordagem inter-pessoal se tornará mais dinâmica e fácil, gerando um clima melhor e mais produtivo de trabalho em equipe.

            O mundo já tem muitas forças geradoras de desânimo, tristeza, crises financeiras, pessimismo, juros altos, medo, e vários outros fatores que enfraquecem à vontade de triunfar, por estes motivos precisamos de líderes que encorajem e sejam encorajados. Que tipo de encorajadores temos sido? Daqueles que diante de um belo dia de sol só enxerga a pequena nuvem escura do horizonte ou somos daqueles que mesmo em meio às tempestades, lembramos que sobre as pesadas nuvens o sol nunca deixa de brilhar?

        Vamos trabalhar por uma atmosfera de encorajamento. Que tal criarmos uma corrente de encorajamento mútuo? Uma caixa de bombons, um presente, uma carta, um telefonema, um email, uma declaração pública, um abraço, um agradecimento, um sorriso sincero, um ouvido atento e sensível, uma palavra, um compartilhar de fardos.

Porém, diga adeus a quem não merece.
         Alimentar relacionamentos profissionais que só trazem sofrimento e masoquismo, atrapalha o desempenho de outro do grupo e também atrapalha o sucesso do líder. Se você tiver um uma pessoa que valha a pena ter um investimento de tempo maior , com preparo e treinamento, dedique-se a ela, mas se caso observe que ela não queira mudar, melhor livrar-se dela.

        É importante saber que todos podem ser encorajadores. O que não deve haver é a ausência desses profissionais... 

Vangevaldo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário