Seguidores

sábado, 2 de julho de 2011

JOSÉ BEZERRA QUEBRA O SILÊNCIO E FAZ ESCLARECIMENTOS


 José Bezerra

Assumi a Prefeitura de Janduís,  na condição de Prefeito em exercício por um período de 25 dias.  Antes de ocupar o cargo participei de uma reunião com a Executiva Municipal do PT e pedi opinião aos companheiros sobre o que pensavam sobre fazer algumas mudanças no secretariado e todos foram unanimes em concordar que sim,  apesar da decisão caber a mim. Assumi por força da Lei, pois há aproximadamente 02 anos me afastei do bloco político do
Prefeito licenciado Salomão Gurgel, por discordar das práticas
autoritárias, anti-democráticas e de 
desvios da legalidade do governo por ele comandado.
            Exercendo as prerrogativas legais e políticas que o cargo me dá,  afastei um secretário, atendendo inclusive, aos anseios da população e remanejei outros dois. Ao tomar conhecimento do fato, o prefeito licenciado, na tentativa clara de desestabilizar a administração municipal, sem nenhuma preocupação com o andamento de projetos, programas e ações e sem qualquer compromisso com a população que o elegeu, mandou que os demais se demitissem, caso contrário não voltariam para o seu governo.

            Considerando a Prefeitura de Janduís sua propriedade particular, o Dr.
Salomão  conhecedor da propaganda nazista cuja essência é a máxima: a mentira repetida muitas vezes vira verdade, começou uma
campanha pessoal contra mim, em que o cinismo, a manipulação, a
mentira e a leviandade são as marcas principais.

            Durante os 25 dias que permanecerei a  frente da Prefeitura, prestarei contas de meus atos ao povo, a quem se destina a ação do poder local, à câmara de vereadores, tribunais de contas e instituições da justiça, se caso necessário. 
            No decorrer de minha existência construi um patrimônio moral, ético,
político e ideológico suficientemente sólido  para suportar tempestades
e não se abalar com sopros raquíticos de quem perdeu o bonde da História. E sinceramente, não sei a quem o Dr. Salomão pretende assustar com as agressões histéricas disseminadas pelo seu "lixo eletrônico", como dizia meu saudoso amigo Rui Pereira, “Porque a mim, não me faz nem piscar”. Quem tem a minha história de vida perdeu o direito de ter medo faz muito tempo. O mais interessante é que assumi a Prefeitura na condição de Prefeito, rompido com o dito cujo,  e não queriam que eu exercesse as prerrogativas do cargo, de administrar o município. Queriam que eu assumisse como vice-prefeito, certamente. Não pedi para assumir, não fiz acordo, não negociei coisa alguma. E mesmo assumindo apenas 25 dias, quem tem postura, compromisso  e lado, toma atitude em um dia, um minuto, um segundo, principalmente quando se considera o interesse público.

            O Dr. Salomão tem desencadeado uma verdadeira operação para acabar com o partido dos trabalhadores no município de Janduís, como o fez com todos os partidos por onde passou, e  não foram poucos! Não respeita amigos nem companheiros. Mente, agride, manipula informações e persegue pelo crime de opinião e critica aos desmandos praticados pelo seu governo. Tenta acabar um partido que é o principal responsável pelas obras realizadas pelo seu autoritário governo.
  Já faz tempo que o grupo ligado ao prefeito licenciado, seguindo sua orientação, pediu afastamento do PT. O próprio Salomão teve sua saída anunciada. Alem disso,  exonerou todos os secretários filiados ao PT que participaram do início de sua gestão. Um dos seus últimos atos antes de se licenciar foi demitir o secretário de Agricultura, Emanoel Bezerra, o último secretário petista que ainda participava de sua gestão. E nenhum deles,saiu por prática de corrupção.

 O prefeito licenciado e membros de sua equipe respondem a processos na justiça, acusados  de crimes contra a administração pública local, tendo
inclusive, decisões judiciais de bloqueio de seus bens.  Há algum tempo atrás o
prefeito licenciado de Janduís começou uma campanha contra juízes e
promotores, querendo desqualificar o trabalho destes, por apurarem as acusações de crimes cometidos pelo seu governo, contra a administração publica local,o que motivou uma nota de repúdio da associação de magistrados e da associação do Ministério Público do RN, publicada no dia 02 de junho de 2010, no blog do jornalista Márcio Costa.

            
O prefeito licenciado de Janduís também estendeu as suas agressões
aos companheiros que estarão comigo nesses breves 25 dias, chamando-os de desqualificados,
 assim como fez com os jovens janduienses que manifestaram publicamente suas opiniões, afirmando que estes “nada sabem o  que seja democracia, ditadura, etc, desconhecendo, também, a História de Lutas e Conquistas do nosso bravo povo de Janduís!”  Se qualificação para o Dr. Salomão é  ser esperto, autoritário e desonesto, com certeza meus companheiros não possuem esses predicados nefastos à administração pública. E se democracia para ele é tentar desqualificar e inibir as opiniões de jovens informados e formadores de opiniões que divergem das suas, a nós não interessa. O que ele chama de democracia, na verdade é fascismo.

            Em dois dias formei uma equipe composta de 07 mulheres e 03 homens, pessoas simples, honestas, de formação democrática, em sua maioria com formação superior, alguns já com experiência na administração pública e todos querendo servir bem ao povo de Janduís.

            Quanto ao seu ao seu apoio que resolve tudo, há controvérsia. Quando em 1982, médico pobre  e ilustre desconhecido para a comunidade, foi eleito prefeito de Janduís pela primeira vez, muita gente afirmava que ele só foi eleito porque teve o apoio do Dr. Cácio Medeiros e de Zito Saldanha, os dois mais importantes fazendeiros da região. Em 2004, eleito pela segunda vez, foi a vez do ex-prefeito Chico Tampa e integrantes do seu grupo falarem  que o elegeram com o seu apoio. Ou seja, a mesma lógica caciquista, o cidadão não é dono de seu voto, e sim os caciques da política é que mandam na vontade do povo. Ou seja, o povo não é agente do seu destino. Isso é "teoria política avançada”. Como nunca tive vocação para cacique e me considero apenas um militante das  causas populares, que circunstancialmente fui eleito para cargos públicos, compreendo que fazer política é passar dos sonhos às coisas, do abstrato ao concreto. A política é o trabalho efetivo do pensamento social, a política é a vida, como dizia o grande pensador socialista Carlos Mariátegui. E todo cidadão se quiser ser construtor do seu destino tem que fazer política.

            Não podemos deixar de observar que o mundo inteiro está sendo varrido por uma imensa onda democrática e de mobilizações populares e muitas "autoridades" estão correndo do poder que pensavam ser eterno. O município de Janduís que já foi referência de Administração Pública democrática-popular, hoje se encontra governado por um fantoche de ditador que quer impor um pensamento único, o dele, impedindo a livre manifestação de pensamento, de opinião e de critica e agindo como se a prefeitura fosse sua propriedade. Nos seus delírios de grandeza pensa que fez o mundo em um único dia e não descansou. Fez o homem, depois a mulher. Elegeu Obama presidente dos Estados Unidos, Lula e Dilma presidentes do Brasil e continua... Mas, nós, mortais, cidadãos comuns lúcidos,  que temos compromisso com a causa pública, causa popular, com as liberdades democráticas, com a ética, com as transformações socias, políticas e ideológicas, vamos despertá-lo do seu delírio. Quem viver, verá.
            E concluindo, nada me dá mais satisfação do que, próximo de completar 60 anos de existência, permanecer fiel aos meus idéias de mocidade.

Abraços,

José Bezerra

BLOG DO ENOCK DOUGLAS

Um comentário:

  1. A populaçao de janduis anseia melhores dias,ninguem aguenta mais esse regime militar na qual Salomao impôs a esse povo q tao mansamente aprendeu a confiar.Mas a máscara caiu,revelando-se em uma pessoa contradritória,ate mesmo aos princípios etícos e religiosos ,uma vez que entega a pasta da educaçao a uma pessoa que naõ honra nem as calças que veste.

    ResponderExcluir