Seguidores

terça-feira, 15 de maio de 2012

Seara realizará ‘Dia de Campo’ para combater a seca no RN

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), realizará mutirão com o intuito de resolver a situação dos agricultores que sofrem com a estiagem que afeta 139 cidades no Rio Grande do Norte. A reunião será no dia 18, a partir das 8h, no Sindicato da Lavoura, em Mossoró.

O ‘Dia de Campo' objetiva esclarecer à população assuntos relacionados ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras e Programa Estadual de Regularização Fundiária (PERF).

Segundo o secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, "queremos viabilizar situações que possibilitem o bem estar da população rural, seja com o Crédito Fundiário, Regularização Fundiária, limites territoriais ou educação no meio rural", ressaltou Fernandes.

Ainda de acordo com ele, "teremos o importante apoio de técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), bem como acompanhamento da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Mossoró".

De acordo com o Coordenador do PNCF, Mathews Alencar, "sobre o Crédito Fundiário, estaremos orientando os agricultores inadimplentes acerca de novas resoluções que estabelecem diretrizes para torná-los adimplentes a acessarem não só o PNCF, mas outras políticas públicas que combatem à reforma agrária no Estado", comentou Alencar.

Quanto ao Arca das Letras, Programa de bibliotecas rurais e de formação de agentes de leitura, durante o dia de campo estará fazendo visita a comunidades com arcas implantadas; revitalizando acervo e aplicando questionário para diagnosticar a situação das bibliotecas móveis.

Já a Regularização Fundiária, "além de orientarmos a população sobre a importância da titularização de suas terras, estaremos fazendo entrega de títulos de posse e domínio contribuindo com o Desenvolvimento Rural Sustentável", ponderou Amarildo Costa, Coordenador do PERF.

Ainda durante o dia de campo, técnicos da Seara estarão esclarecendo questões de limites territoriais na região de Mossoró.

A programação será diversificada, abordando também diferentes aspectos estabelecidos durante reunião entre o Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca, instituído pelo Governo do RN.
http://www.nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário